Surreal essa entrada no autocarro, coitada da gente civilizada que necessita do transporte. Nos anos 90 andei largos anos à boleia da STCP, apanhei muitas vezes com sardinhas em lata, mas nunca, nunca mesmo, vi esta falta de civismo. Havia uma fila que todos respeitavam, e quando aparecia a tentativa de furar por algum xico esperto, era logo posto no lugar. Com entrada minimamente ordeira, claro.
Relativamente à imigração desmedida, teve origem em algum lado. Imaginem um país onde quem não quer trabalhar, trabalha na mesma porque a alternativa é não comer e ser sem abrigo ou roubar e acabar em Custóias. Imaginem que não existem subsidio dependentes, quais parasitas integrados na sociedade. Se calhar os trabalhos que ninguém quer fazer, acabavam feitos. Ainda que contra a vontade de quem os fizesse, mas lá teria de ser. Era escusado vir alguém de fora para o fazer. Ora, isto multiplicado por milhares de trabalhos, dá igualmente milhares de imigrantes a entrar... esses novos cidadãos precisam de transporte, casa, comida, aumentam a necessidade de gente para trabalhar em serviços básicos que ninguém quer, etc. Venham mais imigrantes que os que vieram não chegam. É uma bola de neve, ou há mão firme nisto e se acaba de uma vez com a política do coitadinho, ou isto vai piorar.
Cada dia que passa olho para as minhas filhas e sinto um aperto bem forte. Não sei como será daqui por 10 - 15 anos, altura expetável de ganharem asas e voar, mas tenho muito receio do que está para vir.