André Villas-Boas - Presidente

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,278
218
Porto
(...)
Podem ter milhões dos Felixes desta vida, podem ter a melhor Academia deste Universo e do outro: mas há uma coisa que não têm nem NUNCA terão: o sentir e a garra das gentes do NORTE que são muito nossas e não se adquirem em lado nenhum...
Saibamos ser dignos da glória que nos legaram: e mesmo na adversidade JUNTOS VENCEREMOS !!!!! Não permitam que ninguém nos retire esse SENTIR !!! VIVA O FUTEBOLCLUBE DO PORTO !!!
[/QUOTE]

A garra das gentes do Norte expressa-se com jogadores desse calibre em campo. Temos um plantel recheado de 'meninos' sem o estofo e a personalidade necessários. É no carácter do grupo de jogadores que se vislumbra o sucesso mais à frente.

Por isso defendo irmos buscar os valores antigos que foram o começo de tudo, da nossa caminhada até à hegemonia. Plantéis com gente humilde, gente de trabalho e sacrifício. Plantéis de jogadores de outrora, que iam para o treino de boleia no carro dos colegas e a partilhar gasolina. Gente das origens, de estofo de couro, que metiam a bitola do compromisso bem lá em cima e que não deixavam que nenhum jogador no grupo desse menos do que os 100% exigidos. Jogadores como João Pinto, André, Jorge Costa, Paulinho Santos, Jaime Pacheco, entre outros. A exigência TEM que ser recuperada. Jogadores de trabalho e de barba rija têm que formar o coração e a alma da equipa. Vai demorar anos a montar, vai demorar anos até cimentar de novo a nossa identidade, aquilo que outrora chamámos de MÍSTICA.

Por isso defendi num post anterior a vinda de alguém que recebeu esses ensinamentos e que vive por esse código:

"Tragam quem sabe da poda, tragam quem sabe montar um GRUPO, criar uma mentalidade, trabalhar com seriedade e humildade. Quem sempre desejou ter uma oportunidade aqui. Tragam o Jaime Pacheco para a reconstrução de valores e carácter de uma equipa. Compromisso, arreganho e mística. Nós não somos nem nunca fomos de génese um Porto Hollywood. Fomos um Porto feito de sacrifício e trabalho. Foi com muito sangue, coragem e suor que chegámos à glória. Tragam por favor o Jaime. Dêem-lhe uma oportunidade de formar o seu grupo de homens."

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,689
9,541
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
falharam? nem jogam, como se pode avaliar que falharam?
Falei chinês ? os jogadores que tentamos contratar o Hayden Hackney, Luis Guilherme, Peer Koopmeiners, Raphael Onyedika, Cesare Casadei, Pablo Torre alguns por motivos diferentes os negócios falharam (caíram), o Hackney queriam mais do que 12 milhões, Koopmeiners não o queriam perder em Janeiro, Casadei preferiu voltar a Itália, Pablo Torre o treinador não o deixou sair, o Luís Guilherme foi por problemas burocráticos.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
9,065
9,842
É complicado. Tem um feitio fodido e não sei até que ponto é o adequado para o projeto.

Para mim os dois grandes nomes seriam aqueles que já nos foram associados no passado: Valverde ou Gasperini. Duas raposas, dois nomes que impõe respeito. Qualquer um deles teria de vir com vontade e devidamente identificados com o projeto. Há fatores que podem tornar isto impossível que é o facto do Bilbao ir conseguir a qualificação para a Champions. Já é complicado tirar o Valverde do Bilbao por si só, assim ainda mais. E o Gasperini terá mercado lá por Itália.

Nomes complicados mas que seriam garantias de um Porto organizado pelo menos. No limite o próprio Sarri ainda há pouco tempo veio dizer que irá treinar "para ara onde me chamarem e eu sentir emoção e uma forte motivação". Não tenho dúvidas que seria um nome possível de seduzir. E novamente, garantia de que teríamos um Porto organizado em campo. Hell, no limite até o Xavi é garantia de organização mínima dentro de campo apesar de não ser nada demais.

Para mim a mudar tem de ser para um nome desses. Treinadores portugueses há poucos que me agradam por diferentes motivos.
Duvido muito que Anselmi saia antes do Mundial de cluubes ...
Para mim há muitas razões para uma aposta em treinadores inexperientes e ambiciosos ... Isto na minha perspectiva ...
Um Gasperini ou um Sarri exigem argumentos que não temos neste momento ...

vitorsmirand

vitorsmirand

Lugar Anual
23 Maio 2019
2,801
4,086
Vou fazer aqui uma reflexão extensa sobre o que penso neste momento atual, admito que a maioria não vai ler mas fica registada.

Vou puxar o fio atrás para os últimos dois mandatos do anterior Presidente, aqueles que foram definidores nesta primeira época do primeiro mandato do novo Presidente.

De 2016 a 2024, o FC Porto venceu três campeonatos. Viu o Benfica ser tetra campeão pela primeira vez na sua história e perdeu claramente grande parte da influência que tinha no futebol português. Durante este período, vemos decisões técnicas, financeiras e estruturais do clube serem tomadas sem qualquer tipo de rigor e muitas vezes sem qualquer interesse para um futuro do clube que se quer sempre sustentável. Assistimos à delapidação da qualidade dos plantéis, centenas de transferências de jogadores sem qualquer nexo, um crescendo de influência junto da direção de atores perfeitamente duvidosos e uma incompetência generalizada da administração no seu todo.

Vou resumir esse período em alguns momentos que considero chave:

1. Vendas de Luís Díaz e Vitinha
2. Antecipação da totalidade do contrato de direitos televisivos
3. Antecipação de uma tranche do pagamento pela venda do Otávio
4. Alienação de uma % da Porto Comercial a uma empresa americana durante um largo período de tempo

Tudo isto resulta de uma gritante falta de sustentabilidade financeira do clube e uma ainda mais gritante necessidade de pagamento de dívidas a fornecedores, salários e custos operacionais decorrentes do enorme clube que somos. Todos estes movimentos, entre muitos outros, resultam também em perdas significativas de capital a entrar nos cofres do clube decorrentes dos custos associados à antecipação de todas estas receitas.

Não fossem as excelentes campanhas de SC ao leme do plantel com repetidas qualificações para a fase de grupos da Liga dos Campeões - que garantia cerca de 50 a 60 milhões por época - e não sei onde estariamos neste momento, muito honestamente.

Em Janeiro de 2024 a situação é dramática.

Eis que surge André Villas Boas e anuncia a sua candidatura a 7 Janeiro. Tem a coragem de se candidatar à presidência do clube que ama mesmo perante toda a conjuntura que referi anteriormente.

Preparou-se, reuniu a sua equipa e apresentou o seu projeto. A lufada de ar fresco e a luz ao fundo do túnel foi tal que foi o candidato mais votado em todas as secções de voto num universo de mais de 20 mil sócios - a eleição mais concorrida da história. A família Portista uniu-se em torno deste Presidente.

Um ano volvido, a situação financeira aparentemente está controlada e a caminhar para a sustentabilidade do projeto no curto e médio prazo. Houve uma clara melhoria na relação com os sócios, há um projeto para as modalidades e o CAR eventualmente poderá avançar a breve prazo juntamente com mais um pavilhão no centro da cidade.

No fundo, tudo o que rodeia o futebol profissional está no bom caminho.

Mas o futebol profissional enfiou-se num buraco. A equipa B está a lutar pela manutenção - algo que também aconteceu num passado recente.

A equipa principal está como todos nós sabemos. No 4º lugar do campeonato, faltando 6 jornadas para o final, com um plantel fraco e um segundo treinador da época que começa a criar sérias dúvidas. As humilhações aos pés do Benfica ficarão para a história e o futebol praticado é de levar as mãos à cabeça de desespero.

As culpas aqui dividem-se: é evidente que a conjuntura em que o Presidente assume o clube marca indelevelmente esta primeira época mas há toda uma vertente não técnica e inegociável que claramente não está a entrar no balneário. A cultura, a identidade e os valores do Futebol Clube do Porto não estão minimamente enraizados nesta equipa técnica e neste grupo de jogadores. Os discursos podem ser os mais polidos mas as atitudes não acompanham. E é nesse aspeto a grande falha a apontar ao Presidente e restante estrutura do futebol. Nem vou falar do mercado de Verão e Inverno pois compreendo ambos perfeitamente. Prefiro antes perguntar se o Zubizarreta, Jorge Costa e Henrique Monteiro serão os homens ideiais para acompanhar o Presidente nesta missão e se serão capazes de incutir o que falta a um conjunto de novos jogadores que invariavelmente irão entrar no clube no próximo mercado de verão, se serão capazes de limpar os podres daquele balneário e projetar um plantel que signifique um resto de mandato ganhador. Há também a questão da comunicação para o exterior que deveria ter sido mais séria e menos política - prometer títulos não foi o ideal.

Posto isto, reforço que não estou minimamente arrependido do meu voto nas últimas eleições e votaria de novo no dia de hoje. Acredito neste Presidente.

Deixo uma pergunta final: bem sei que o futebol mexe com todas as nossas emoções e a racionalidade passa para segundo plano mas não deveria este Presidente ser bastante mais apoiado, com mais paciência e compreensão nesta primeira época profundamente difícil?

Imaginem onde estariamos ao dia de hoje caso AVB não se tinha candidatado a estas eleições.

Ps: na próxima época cá estaremos todos para um novo balanço deste mandato mas, para já, compete-nos apoiar e acreditar.

Última edição:

Tiaguinho

Superior
29 Agosto 2016
60
40
Aconteça o que acontecer, eu estarei sempre (pelo menos ate agora não me desiludiu em nada, pelo contrario) ao lado de AVB. Foi a melhor coisa que nos aconteceu desde ha muito tempo!
Depois de anos a levar com Pinto da Costa, rodeado de ladroes e a roubar o Porto a vista de toda a gente. Vergonha também como homem, casado 5 vezes com Putas. Certo que ganhamos muitos títulos com ele mas a que custo? Eu fico sem palavras quando oiço alguém a defender PdC...
O que dizer de Madureira e SD, igualmente a roubar o Porto, a denegrir a imagem do FCP por onde passavam. Um cambada de arruaceiros, marginais e azeiteiros que tinham enorme poder dentro do FCP.
Fernando Gomes, Kholler, Luis Gonçalves, Caldeira tudo ladroes, incompetentes, marginais! O Marques, um agressor de mulheres e esta tudo dito! O que dizer de Vítor Baía que antes de ser administrador andava pelas televisões a dizer mal o PdC, que andavam a roubar o Porto mas quando o puseram la dentro, roubou como os outros!
Meus amigos, tudo isso está para acabar graças a AVB mas há um caminho longo pela frente! Todos os dias se continua a falar das trafulhices de PdC e família, todos os dias se fala da vergonhosa assembleia, de operações pretoriano e outras… Parece que não mas o AVB tem lutado contra tudo e todos e mais internamente que externamente! Lutamos contra "grandes portistas" como os Conceição que quando ca estavam passavam mais tempo na bancada do que a treinar a equipa por serem arruaceiros! Desculpem os amantes de Conceição mas o que ele fazia não era portismo, era ser arruaceiro!
Falando do âmbito desportivo que e o que mais nos interessa a todos, tem sido pobre mas não considero AVB responsável por isso. A única responsabilidade que ele tem e ter dito que tínhamos equipa para ser campeão mas o que queriam que ele dissesse? A verdade? Que tínhamos equipa para lutar com Braga e mal? Se ele tivesse dito que tínhamos um grupo de jogadores medíocres, vocês diriam que ele estava maluco!
No meio da mediocridade, tenho visto alguns bons sinais: contra as papoilas na primeira parte tivemos muito azar (ou azelhice pela tal falta de qualidade). Na primeira parte, tivemos quase 70% de posse de bola, o boifica defendia com 11 jogadores a meio do seu meio campo defensivo...
Quero acreditar que AVB esta a preparar a próxima época com todo o afinco porque ele quer ganhar tanto ou mais do que nos! Quero acreditar que esta época vai ser esquecida rapidamente e que bons tempos se avizinham! SOMOS PORTO!

FC Porto 79

Bancada central
16 Abril 2012
2,009
3,677
Conquistas
19
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Lucho González
  • Bobby Robson
Que revejam os golo sofridos e como os sofreram e depois que argumentem "a forma" à lá conice ... falam da não terem tido falta de empenho ? fdsss uns cones de treino seriam mais assertivos no posicionamento fixo lol !!!!

Esta época está "demasiado longa faz tempo " ....

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,030
2,357
André, há uma coisa que tens de fazer a tua análise. É este o treinador certo? Nós não sabemos. Alguns têm a certeza que não, outros acham que sim, outros como eu estão na dúvida. O que todos queremos aqui é que o Porto volte a ter sucesso. Se este for o treinador com quem vais arrancar a próxima época vamos estar contigo a apoiar essa decisão. Mas tens de garantir que não tens dúvida alguma de que é um homem capaz de nos pôr a jogar à bola quando tiver um plantel com mais qualidade. Essa análise é tua e só tua e vais ter de saber viver com as consequências caso se revele uma decisão errada. Se tens a mínima dúvida de que ele é ou não o homem certo, então não podes arrancar a nova época com ele. Custe os milhões que custar.

FCP82

Bancada central
25 Novembro 2013
2,040
1,686

O castigo nao foi o correto, mas esta gente achar que nao houve falta de empenho e mentalidade certa, devia dar despedimento por justa causa na hora, jogadores e treinador.

Metam os sub 19 a jogar, ao menos teriam mais empenho.

Cambada de divas e conas moles, sem mentalidade forte.
Isto é consequência de quem pensa que castigos desta natureza vao surtir efeitos positivos. O futebol mudou muito.
E é obvio que um treinador que lidera um grupo, nao ficará contente por ver o Presidente, castigar os seus altetas. O papel do Presidente nao é no balneário, mas sim, em gerir o clube. No balneário o lider é simplesmente o treinador (ponto).
É para isso que ele é pago, é por isso que ele é sempre o responsável pela derrotas e vitórias, é por isso que ele é o que dá a cara e ouve o que nao quer quando tem de ouvir dos socios e simpatizantes.
É ele que tem de lidar com as frustração e emoções individuais e colectivas do grupo.

E não, nao é pago somente para treinar como muitos pensam. Um treinador é muito mais do que isso.

Acabava o jogo, iriam todos para casa, e no dia de treino agendado, conversavam no balneário. Se o Presidente quiser intervir negativamente, entao mais vale dispensar o treinador, porque está a transmitir um sinal que nao confia no proprio.

Última edição:
  • Like
Reações: NELSON COSTA

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,626
5,917
Conquistas
1
  • Junho/18

O castigo nao foi o correto, mas esta gente achar que nao houve falta de empenho e mentalidade certa, devia dar despedimento por justa causa na hora, jogadores e treinador.

Ironicamente, eu acho que até não houve assim tanta falta de empenho e mentalidade, no entanto eu percebo que AVB sentiu a necessidade de fazer passar essa ideia, porque de certa forma quis proteger os activos do plantel dado que a alternativa era assumir a considerável diferença de qualidade entre as equipas, o que desvalorizava os jogadores quando ele daqui a uns 2/3 meses vai precisar de negociar muito deles com vista a formatar um melhor plantel.

• Like
Reações: arichard

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,734
3,323
41
Almada

o grande problema é que sempre que fala com o plantel....eles ficam piores, a ser verdade que no intervalo foi ao balneário....o inicio de 2a parte miserável devia ser parte da reflexão

• Like
Reações: matias

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,939
21,567
É complicado. Tem um feitio fodido e não sei até que ponto é o adequado para o projeto.

Para mim os dois grandes nomes seriam aqueles que já nos foram associados no passado: Valverde ou Gasperini. Duas raposas, dois nomes que impõe respeito. Qualquer um deles teria de vir com vontade e devidamente identificados com o projeto. Há fatores que podem tornar isto impossível que é o facto do Bilbao ir conseguir a qualificação para a Champions. Já é complicado tirar o Valverde do Bilbao por si só, assim ainda mais. E o Gasperini terá mercado lá por Itália.

Nomes complicados mas que seriam garantias de um Porto organizado pelo menos. No limite o próprio Sarri ainda há pouco tempo veio dizer que irá treinar "para ara onde me chamarem e eu sentir emoção e uma forte motivação". Não tenho dúvidas que seria um nome possível de seduzir. E novamente, garantia de que teríamos um Porto organizado em campo. Hell, no limite até o Xavi é garantia de organização mínima dentro de campo apesar de não ser nada demais.

Para mim a mudar tem de ser para um nome desses. Treinadores portugueses há poucos que me agradam por diferentes motivos.
A questão é: o Valverde e o Gasperini aceitariam vir para aqui com as condições que o clube teria para lhes apresentar, seja no início da época quando contratamos o VB seja quando veio o Anselmi (em que as condições eram ainda piores do que no inicio)?

A resposta é fácil: nao!

Tens o Gasperini há quase 10 anos na Atalanta num projecto onde ele é a base. Um projecto que tem levado a Atalanta aos lugares cimeiros da Liga Italiana e que já lhe deu uma conquista da Liga Europa. É um treinador que tem mercado e um salário bastante generoso de certeza. Vai deixar o projecto que tem e os convites que de certeza não lhe faltam para vir para a liga portuguesa (muito mais fraca do que a italiana) e para um clube que nao lhe pode dar as garantias de um plantel construído à medida das ideias e dos objectivos dele? Não vai acontecer...

Tens o Valverde que passou pelo Barcelona e agora está há 3 anos no Bilbao, com uma equipa excelente e com condições para ele trabalhar da forma que quer. Um treinador que acabou a época passada em 5 e neste momento esta em 4 de uma das melhores ligas do mundo e num clube estável desportiva e financeiramente. Nem sei quanto ganhará um treinador do Bilbao neste momento, mas duvido que seja sequer um valor próximo do que podemos pagar. Mais uma vez, será que um treinador que está num projecto sólido como o do Bilbao vai abandonar para vir para um clube nas condições que nós estamos? Não vai acontecer.

Acho que, nas condições em que o nosso clube está, é irreal pensar neste tipo de treinadores.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,626
5,917
Conquistas
1
  • Junho/18
o grande problema é que sempre que fala com o plantel....eles ficam piores, a ser verdade que no intervalo foi ao balneário....o inicio de 2a parte miserável devia ser parte da reflexão
Isso já foi negado, não houve qualquer conversa ao intervalo.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,151
202,471
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

Se reclamam que este precisa de jogadores, que se tem de adaptar e se reclamam do sistema pedir Gasperini não faz qualquer sentido

Ou querem o Gasperini para pedir para ele jogar em 433???

• Like
Reações: riskolas

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,030
2,357
A questão é: o Valverde e o Gasperini aceitariam vir para aqui com as condições que o clube teria para lhes apresentar, seja no início da época quando contratamos o VB seja quando veio o Anselmi (em que as condições eram ainda piores do que no inicio)?

A resposta é fácil: nao!

Tens o Gasperini há quase 10 anos na Atalanta num projecto onde ele é a base. Um projecto que tem levado a Atalanta aos lugares cimeiros da Liga Italiana e que já lhe deu uma conquista da Liga Europa. É um treinador que tem mercado e um salário bastante generoso de certeza. Vai deixar o projecto que tem e os convites que de certeza não lhe faltam para vir para a liga portuguesa (muito mais fraca do que a italiana) e para um clube que nao lhe pode dar as garantias de um plantel construído à medida das ideias e dos objectivos dele? Não vai acontecer...

Tens o Valverde que passou pelo Barcelona e agora está há 3 anos no Bilbao, com uma equipa excelente e com condições para ele trabalhar da forma que quer. Um treinador que acabou a época passada em 5 e neste momento esta em 4 de uma das melhores ligas do mundo e num clube estável desportiva e financeiramente. Nem sei quanto ganhará um treinador do Bilbao neste momento, mas duvido que seja sequer um valor próximo do que podemos pagar. Mais uma vez, será que um treinador que está num projecto sólido como o do Bilbao vai abandonar para vir para um clube nas condições que nós estamos? Não vai acontecer.

Acho que, nas condições em que o nosso clube está, é irreal pensar neste tipo de treinadores.
Depende. Há treinadores que gostam do desafio de entrar num clube em baixo para o colocar no topo. Olha o Klopp quando foi para o Liverpool e se calhar tinha hipóteses "melhores". Olha o Guardiola quando saiu do Bayern para se ir meter no City. Contextos diferentes eu sei mas o quero dizer é que há malucos capazes de aceitar desafios destes principalmente pelo desafio, pela história do clube. Mas lá está, eu próprio escrevi que acho bem complicado. Mas um Sarri ou um Xavi talvez não seja e parece-me honestamente que seria um upgrade gigante ao que temos tido apesar de não agradar a todos.

RuiFilipe10

💙🔵⚪️
28 Abril 2015
15,953
15,544
29
Defendo a continuidade do Anselmi
No entanto se o treinador e o plantel se viraram contra o presidente porque os arrasou por falta de empenho e ainda tem a lata de dizer que não tiveram falta de empenho então pode ir embora ele e muitos dos jogadores

• Like
Reações: Dias_21 e Regod

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,030
2,357
Se reclamam que este precisa de jogadores, que se tem de adaptar e se reclamam do sistema pedir Gasperini não faz qualquer sentido

Ou querem o Gasperini para pedir para ele jogar em 433???
Eu não reclamo disso porque acho que é necessária uma revolução. Acho é que a revolução se deve fazer tendo como base um treinador que não ofereça dúvidas que vai ser capaz de fazer uma equipa organizada em campo. Que não sei se é o Anselmi, eu não digo que não seja e acho que quem tem de ter a certeza disso é o AVB.

A diferença pode estar no seguinte: fazer uma revolução e deixar o Anselmi a liderá-la vai dar frutos? Não sabemos. Fazê-la tendo ao leme uma raposa velha como o Gasperini/Valverde/etc seria muito mais seguro.

Mas é o que já escrevi, eu estou com o Anselmi se o presidente decidir que é ele quem vai liderar esta revolução que se necessita.

• Like
Reações: mayhem