Provas internacionais de ciclismo

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
5,963
7,974
Tanto a Cipressa como o Poggio são subidas fáceis de ultrapassar. Curtas e com pouca pendente. São suficientes para descarregar sprinters puros como Milan, Philipsen ou Merlier mas punchers nem por isso.
Este ano viu-se o Pogačar a dar tudo e o MVdP não quebrou.

Para o Pogačar vencer a MSR há 2+1 hipóteses:
- mudar a subida do Poggio pela vertente mais inclinada;
- apanhar um ano em que os principais favoritos (MVdP, Padersen) não estejam a 100%;
- A hipótese +1 é o Pogačar virar sprinter que me parece a menos viável.

Quanto ao Roubaix é mais a questão do peso. É uma corrida de muita tracção. Precisam de ter aquela roda sempre bem colada ao chão e pesos leves ali não têm grandes hipóteses.
O Pogačar não é propriamente um farrapo humano como o Vingegaard mas também não tem o peso ideal para esta prova.

Eu não tenho dúvidas que ele vá estar na luta. Não sei é como a poderá ganhar porque para isso precisa de os descarregar algures pelo caminho. Terá de ser nos paralelos e aí o factor peso tem uma preponderância enorme.
Por isso é que digo que se ele trabalhar o físico exclusivamente para o PR, ganhando uns kgs, é muito provável que vença o monumento.
Estás a colocar tudo no mesmo saco. Há sprinters e sprinters, há punchers e punchers. O pihlipsen já aguentou essa subida e ganhou. O MVP já atacou na subida e deixou todos para trás. Se a corrida for mt atacada um ataque forte do Pogacar pode ser suficiente. Não é fácil, mas é possível.
Paris Roubaix estou a de acordo contigo.

Hendrix

Superior
31 Março 2025
60
133
Estás a colocar tudo no mesmo saco. Há sprinters e sprinters, há punchers e punchers. O pihlipsen já aguentou essa subida e ganhou. O MVP já atacou na subida e deixou todos para trás. Se a corrida for mt atacada um ataque forte do Pogacar pode ser suficiente. Não é fácil, mas é possível.
Paris Roubaix estou a de acordo contigo.
O Pogačar fez isso este ano. Atacou de tal forma que só o Poel o acompanhou.
É como estava a dizer antes. Esses ataques fortes são suficientes para largar os sprinters. Os punchers já é complicado porque falta dureza.
Se não fosse o Mvdp, o Pog tinha ganho a MSR este ano. E com alguma facilidade.
Tendo aquele monstro como rival é complicado.

nmp

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2015
7,382
6,094
Motor ele tem. A questão é saber onde pode fazer a diferença para descarregar o Mvdp, Padersen e esses turbo diesel todos.
No PR não há muros. A guerra é nos paralelos e na sorte em não ter problemas mecânicos.

Talvez seja difícil vencer já este ano até porque a PR é para gajos pesados e os 65kg do Pogačar são sempre um handicap. Mas já não digo nada...
Também concordo!! Além das características da corrida não se adequarem às dele (com Poga vale o que vale :) ), é preciso ter a "estrelinha" para não cair nem ter stresses com a bike!
Mas com ele já não digo nada! ;):rolleyes::D

• Like
Reações: Hendrix

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,257
7,749
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Previsões para Domingo?

Poga? MVdP? Ou o WvA? O gajo está em forma. Tanto ele como o Pedersen.
Contra o que gostaria, acho que Poga vai mesmo ter o descaramento animal de ir a ganhar no "piso de outros". Que mesmo sendo ele, se acontecer, fará corar vários ali.
Nem tanto nas clássicas (mas também), mais nas voltas, as equipas dos que lhe estarão mais próximo como Remco, Vinge, que também querem ganhar, se não conseguirem trabalhar "esperto" para trazer uma explosão/transformação física rápida, vão andar no desespero e no suplício a alimentar o épico de Poga. Já o é mas cheira ainda mais a domínio avassalador. Um absurdo.

Eles precisarão bem mais das suas equipas do que Poga. Muita tática, melhores mecânicas, mas Poga destroi isso tudo. E estando cada vez mais experiente, pode reduzir ainda mais riscos de queda, má alimentação, etc.

Hendrix

Superior
31 Março 2025
60
133
Contra o que gostaria, acho que Poga vai mesmo ter o descaramento animal de ir a ganhar no "piso de outros". Que mesmo sendo ele, se acontecer, fará corar vários ali.
Nem tanto nas clássicas (mas também), mais nas voltas, as equipas dos que lhe estarão mais próximo como Remco, Vinge, que também querem ganhar, se não conseguirem trabalhar "esperto" para trazer uma explosão/transformação física rápida, vão andar no desespero e no suplício a alimentar o épico de Poga. Já o é mas cheira ainda mais a domínio avassalador. Um absurdo.

Eles precisarão bem mais das suas equipas do que Poga. Muita tática, melhores mecânicas, mas Poga destroi isso tudo. E estando cada vez mais experiente, pode reduzir ainda mais riscos de queda, má alimentação, etc.
Ponho o Pogačar como um dos favoritos para o PR por tudo o que ele demonstra conseguir mas não acho que seja o principal favorito. Se não chover tem mais hipóteses. Se o piso estiver molhado vai ser complicado acompanhar aqueles pesos pesados.
Mas é o Pogačar. Não há propriamente impossíveis para ele.

Quanto aos GTs, o único que se pode bater com ele é o Vingegaard. Roglic, Remco ou o O'Connor não têm vida para o semelhante.
E não me parece que o factor equipa possa condicionar a corrida do Pogačar. Ele é demasiado anárquico para estar nas mãos duma equipa adversária à espera que eles tomem as decisões.

O gajo é único. Nunca pensei que fosse ver um ciclista deste calibre.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,257
7,749
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Ponho o Pogačar como um dos favoritos para o PR por tudo o que ele demonstra conseguir mas não acho que seja o principal favorito. Se não chover tem mais hipóteses. Se o piso estiver molhado vai ser complicado acompanhar aqueles pesos pesados.
Mas é o Pogačar. Não há propriamente impossíveis para ele.

Quanto aos GTs, o único que se pode bater com ele é o Vingegaard. Roglic, Remco ou o O'Connor não têm vida para o semelhante.
E não me parece que o factor equipa possa condicionar a corrida do Pogačar. Ele é demasiado anárquico para estar nas mãos duma equipa adversária à espera que eles tomem as decisões.

O gajo é único. Nunca pensei que fosse ver um ciclista deste calibre.
Sim, mas ele à chuva dá show também.
Também nunca pensei ver um tipo a ganhar em todos os "terrenos" desta forma brutal.

Sim, verdadeiramente só Vinge. Acho mesmo isso. O resto é para lutar pelo 3º lugar.
Mas Vinge, que também é incrível, teria que vir "outro" para o próximo Tour. Mas isso não se conseguirá assim fácil...ou trará custos...
Mas não há volta a dar se quiser ganhar. Podem vir com estratégias e táticas de equipas, aerodinamismo, leveza da mecânica, etc. As diferenças serão residuais aí. As pernas de motor daquele animal derretem isso tudo.

Vinge, mesmo que conte com uma super equipa não o vejo a ter hipótese contra este Poga. Teriam que o conseguir asfixiar "todos os dias" e Vinge aguentar sempre a 200%. Muito muito difícil. Isto tudo claro, sem lesões, sem mazelas, sem quedas de nenhum deles.

Este surreal animal de Poga é impressionante mas ao mesmo tempo desfaz algum interesse porque já se sabe o que vai acontecer. Será, quase sempre, quando ele quiser. De épico a mais épico. "Contra" ele próprio.
Deve ser tão mas tão frustrante para aqueles outros todos profissionais. E é por isso que explosões/transformações físicas apesar de perigosas poderão ser "tentadoras".

Hendrix

Superior
31 Março 2025
60
133
Sim, mas ele à chuva dá show também.
Também nunca pensei ver um tipo a ganhar em todos os "terrenos" desta forma brutal.

Sim, verdadeiramente só Vinge. Acho mesmo isso. O resto é para lutar pelo 3º lugar.
Mas Vinge, que também é incrível, teria que vir "outro" para o próximo Tour. Mas isso não se conseguirá assim fácil...ou trará custos...
Mas não há volta a dar se quiser ganhar. Podem vir com estratégias e táticas de equipas, aerodinamismo, leveza da mecânica, etc. As diferenças serão residuais aí. As pernas de motor daquele animal derretem isso tudo.

Vinge, mesmo que conte com uma super equipa não o vejo a ter hipótese contra este Poga. Teriam que o conseguir asfixiar "todos os dias" e Vinge aguentar sempre a 200%. Muito muito difícil. Isto tudo claro, sem lesões, sem mazelas, sem quedas de nenhum deles.

Este surreal animal de Poga é impressionante mas ao mesmo tempo desfaz algum interesse porque já se sabe o que vai acontecer. Será, quase sempre, quando ele quiser. De épico a mais épico. "Contra" ele próprio.
Deve ser tão mas tão frustrante para aqueles outros todos profissionais. E é por isso que explosões/transformações físicas apesar de perigosas poderão ser "tentadoras".
O PR é uma prova de tracção. Daí o peso do ciclista ter uma enorme preponderância.
Com piso molhado é preciso mais tracção o que implica mais peso.
O Pogačar é extraordinário em qualquer cenário mas neste caso em concreto as odds não estão do seu lado.

Hendrix

Superior
31 Março 2025
60
133
Aposto em Pedersen. Está em excelente forma. Se o levam para a linha de meta ele é o mais rápido.
Eu acho que o Mvdp continua a ser o principal favorito mas o Pedersen está numa forma extraordinária. Ele e o WvA. Fez uma Flandres fantástica.
Ter em conta o Stuyven, Ganna, Kung. São sempre gajos muito fortes. Sem azares podem estar na luta.

• Like
Reações: dragao86

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,262
25,762
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Lida.

Vamos ver se vai para a vitória. Vai sozinho
Lidar com o que?
Nunca vi a UAE a fazer pelo João o que fez hoje e o menino deixa sair os 2 rivais pela geral e só nao fica arredado da luta pelo pais basco porque a cofidis fez um trabalho heróico

• Like
Reações: RR11

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,475
2,586
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Lidar com o que?
Nunca vi a UAE a fazer pelo João o que fez hoje e o menino deixa sair os 2 rivais pela geral e só nao fica arredado da luta pelo pais basco porque a cofidis fez um trabalho heróico
Achei que ia para a vitória, vacilou. Mesmo assim se tivesse ficado com o Aranburu assumia a liderança.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,262
25,762
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Achei que ia para a vitória, vacilou. Mesmo assim se tivesse ficado com o Aranburu assumia a liderança.
Certo.
Mas depois do trabalho que a equipa fez,nao podes deixar 1/3 do grupo em que estas atacar num plano, onde vao os 2 rivais diretos pela geral, como se nada se passasse.
O João ali so tem de seguir o ataque deles e acabou a ideia ali.
Por estas e por outras é que nunca vai ganhar uma grande volta,está sempre mais perto de erros básicos do que os atletas que o rodeiam

• Like
Reações: Emanuel85

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,257
7,749
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
O PR é uma prova de tracção. Daí o peso do ciclista ter uma enorme preponderância.
Com piso molhado é preciso mais tracção o que implica mais peso.
O Pogačar é extraordinário em qualquer cenário mas neste caso em concreto as odds não estão do seu lado.
Sim, claro.
Mas veremos em que verdadeiro estado lá chega o MVdP.

De qualquer forma, Poga não vai lá em vão, isso é certinho. Não terá tantas opções para tirar vantagens tão óbvias, como noutras clássicas, mas vai querer chocalhar e atacar para fugir de vários. Não vai querer fazer só pódio se deixar para um sprint final a 3/4.

• Like
Reações: Hendrix