Avaliação do PM:
Boa: 47%
Má: 46%
(antes 52% vs 38%)
Avaliação do PNS:
Boa: 35%
Má: 57% (!!!!!!!)
Avaliação do PM:
Espero que não nos tirem o entretenimento pré-eleitoral e mandem tudo abaixo na terçaOu seja, segundo essas sondagens, no pior cenário a AD melhora ligeiramente o resultado de 2024. No melhor, aproxima-se de uma maioria absoluta.
O Chega no melhor cenário não iguala 2024. No pior, consegue uns míseros 10%.
A IL com um bom resultado.
BE e LIVRE na irrelevância. PAN com um resultado ligeiramente melhor. PCP não tão mal como se pensava.
Com estas sondagens, o Montenegro vai deitar claramente abaixo. Acho que o PNS e o Ventosga têm algum arrependimento de declararem a quente a rejeição da moção de confiança.Espero que não nos tirem o entretenimento pré-eleitoral e mandem tudo abaixo na terça
Por acaso, tendo em conta que o PS teve uma maioria absoluta com 41% em 2022, 33.5% da AD + 6.7% da IL é um número muito próximo. E esse nem é o melhor cenário para ambos os partidos, tão só a média.Será interessante uma sondagem daqui a 1 semana após o chumbo da moção confiança.
Perceber quem cresce e cai entre ps e psd, de forma a entender a percepção das pessoas sobre o chumbo da moção confiança.
Acho que podem vir a existir condições para uma maioria AD e IL.
41.37%, 120 deputados.Por acaso, tendo em conta que o PS teve uma maioria absoluta com 41% em 2022, 33.5% da AD + 6.7% da IL é um número muito próximo. E esse nem é o melhor cenário para ambos os partidos, tão só a média.
Sem duvida. Se funcionar, é uma jogada de mestre. Até digo mais, seria uma jogada de animal político, de fazer inveja a tantas jogadas que o antónio costa fez no passado.Agora penso para mim mesmo: poderá o Montenegro estar a jogar Xadrez 4D, e esta queda do governo que está a promover servir não só para evitar uma CPI neste período mediático, mas também para alcançar estabilidade governativa?
O Livre é só uma birra do Tavares que divide a extrema esquerda caviar que andava a volta dos 500 mil votos, esses dois juntos conseguiram 480 mil votos, a diferença é que em vez de ter 15 deputados tem 8. E agora assim cairiam para uns 6 quando esses votos juntos daria uns 10.Ou seja, segundo essas sondagens, no pior cenário a AD melhora ligeiramente o resultado de 2024. No melhor, aproxima-se de uma maioria absoluta.
O Chega no melhor cenário não iguala 2024. No pior, consegue uns míseros 10%.
A IL com um bom resultado.
BE e LIVRE na irrelevância. PAN com um resultado ligeiramente melhor. PCP não tão mal como se pensava.
Sinceramente, estou farto de animais políticos, mas o teu diagnóstico é correto. Durão, Sócrates, Costa, Montenegro - se calhar é por isso que algumas pessoas (metade da população, versus o ódio da outra metade) também gostam do Passos.Sem duvida. Se funcionar, é uma jogada de mestre. Até digo mais, seria uma jogada de animal político, de fazer inveja a tantas jogadas que o antónio costa fez no passado.
Nao sou fã dessas politiquices, mas se for para haver uma maioria estável daqui a 2 meses, mais vale passar por isto a bem do país.
Esta situação de governo minoritário não dá estabilidade ao país.
Agora claro que se daqui a 2 meses tudo se mantiver igual...é mau.
Não dava, rondaria os 100 deputados.41.37%, 120 deputados.
AD + IL = 40.2%, em média. Chegaria aos 116?
Será que o facto de o Rui Rocha votar a favor da moção de confiança é sinal de um possível acordo de governo futuro entre AD e IL?
Agora penso para mim mesmo: poderá o Montenegro estar a jogar Xadrez 4D, e esta queda do governo que está a promover servir não só para evitar uma CPI neste período mediático, mas também para alcançar estabilidade governativa?
Eu sinceramente acho que o Montenegro tem uma visão futurista para o país ao contrário do Costa, mas tendo em conta a minoria política que teve neste primeiro ano de governação, creio que a prioridade dele foi ter uma "visão apenas do imediato" fazendo as pazes com os reformados, com funcionários públicos como polícias e médicos, irs jovem para agradar aos jovens.....para tentar ganhar num futuro próximo com maioria as eleições.Sinceramente, estou farto de animais políticos, mas o teu diagnóstico é correto. Durão, Sócrates, Costa, Montenegro - se calhar é por isso que algumas pessoas (metade da população, versus o ódio da outra metade) também gostam do Passos.
Enfim, pelo menos o Montenegro parece-me melhor governante que o AC, embora claramente não seja a solução que este país precisa. Revela uma mínima visão de futuro e de ambição, enquanto o Costa gostava muito de "gerir o dia-a-dia e depois logo se vê".
A solução AD + IL é, a meu ver, a melhor solução para esta instabilidade. Governos em coligação ou acordos de governo constituem sempre um fator positivo, porquanto permitem a fiscalização mútua entre os partidos.
Tens de ter em consideração que os votos da IL são em zonas urbanas com muitos deputados em disputa - Lisboa, Porto, Braga principalmente.Não dava, rondaria os 100 deputados.
Dependeria muito dos resultados nos grandes círculos.Não dava, rondaria os 100 deputados.
Com 35+8 acredito que pudesse, com os 33,5+6,5 acho que não dava.Tens de ter em consideração que os votos da IL são em zonas urbanas com muitos deputados em disputa - Lisboa, Porto, Braga principalmente.
Nas legislativas de 2024, AD + IL tiveram 33.78%, com 88 deputados. Fazendo uma conversão básica - e errónea, pois a % por si não diz nada acerca da distribuição dos deputados -, temos a AD e a IL com 40.2% em média, o que daria à volta de 105 deputados.
A questão fundamental prende-se com a hipótese desse aumento de % da IL se dever essencialmente a um aumento generalizado em todo o território português, ou antes a um aumento nos maiores círculos, roubando votos ao Chega.
Creio que um roubo de votos (e deputados) ao Chega, coincidente com um aumento da IL nos maiores círculos, aliado a um aumento generalizado em todos os círculos da AD, poderia levar a um número perto dos 115.
Concordo que em princípio não chegaria aí, mas também estamos a falar de valores em média. A AD com 35% (sondagens antes da crise política) e a IL com 8% chegaria muito perto dos 115, com uma conversão simples.