Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
Eu não tenho a prepotência de fazer juízos de valor se estão melhores ou piores.
Posso te dizer qual é o sentimento de quase todos os ucranianos.
A esmagadora maioria dos ucranianos odeiam a Rússia e preferem ser destruídos até ao último homem a viver em condições ditadas.
São sentimentos que atravessam gerações.

Os ucranianos se achassem que deviam condescender, já teriam condescendido logo na primeira semana.
Eles tão se positivamente a cagar se levam com 3 ou 4 termo nucleares na cara.
Eles decidiram que Rússia nunca mais e estão dispostos a desaparecer por isso
Admira-me como conheces tão intimamente o sentimento do povo ucraniano. Já lá estiveste? Sabes falar ucraniano? Com que percentagem dos ucranianos é que conversaste sobre isso de gostarem mais de termo-nucleares na cara do que de russos?

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,426
4,343
Os soldados no aeroporto e e as 3 unidades de elite russas pulverizadas em Hostomel eram hologramas concerteza...
Se calhar iam jogar hóquei no gelo
Claro que sim e aquela linha de nao sei quantos kms de material militar em direcção de Kiev foi so pa ver se os motores tavam bons e pa tirar o pó, um passeio de domingo basicamente :)

Isto ha com cada uma hehehe

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,426
4,343
Admira-me como conheces tão intimamente o sentimento do povo ucraniano. Já lá estiveste? Sabes falar ucraniano?
Nao posso falar pelo SUPERMLY mas eu tenho colegas Ucranianos aqui no UK, e sim eles tem uma mentalidade mais próxima da dele que tu tas a tentar dizer, que aliás nao faz lógica nenhuma.

Mas as tantas eu tb não existo e sou um produto da propaganda....

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,305
28,581
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Vou-te explicar isto duma forma simples.
NATO = organização que tem admitidamente a Rússia como seu inimigo.
Ex-países do Pacto de Varsóvia atraídos para a NATO = acto de bullying contra a Rússia.
Não parece muito difícil de compreender, mas se calhar é.
A mim parece-me que a Rússia acha que tem mais importância do que a que tem na realidade.
Nunca ouvi nenhum país da NATO a admitir que a Rússia é o inimigo, nem a ter qualquer medida hostil para com eles.
Parece-me mais plausível a versão de que a Rússia quer o Donbas porque quer controlar o acesso ao Mar Negro.
Se o problema fosse a NATO, teriam retaliado contra a Finlândia. Que pode agora, se quiser, construir uma base militar NATO encostada à fronteira.

• Like
Reações: Diogo Tomás

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,743
39,378
Tenho vista para o Dragão.
Os necas russos queriam em três dias deitar o governo ucraniano abaixo e forçar um novo que fosse fantoche como o anterior. Acabar com a conversa da disputa de terras na Crimeia, nato e UE por uns longos e belos anos e estava feito. Correu mal e deu muito mais trabalho do que previam

• Like
Reações: Dragon Lonis

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,580
169
40
Oliveira de Azeméis
Claro que sim e aquela linha de nao sei quantos kms de material militar em direcção de Kiev foi so pa ver se os motores tavam bons e pa tirar o pó, um passeio de domingo basicamente :)

Isto ha com cada uma hehehe
Era tudo figurantes ucranianos plantados pela CIA.
Em hostomel até destruiram um orgulho ucraniano - o maior avião do mundo- só para a vitimização.

Supostamente a invasão seria para defender 2 novos países auto-proclamados independentes após umas eleições manhosas dias antes. Contra os nazis de Kiev. Mas agora afinal foi por causa do bullying da NATO...

Enviado do meu ANY-NX1 através do Tapatalk

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,547
12,798
Esmoriz
Se trump não tivesse sido eleito, é provável que europeus e americanos continuassem a injectar milhões no conflito e este se prolongasse por mais algum tempo, mas os resultados prácticos seriam os mesmos.
Para todos os efeitos, esta guerra já terminou, mesmo que a Ucrânia se recuse a assinar os termos da paz, na medida em que a Ucrânia não tem força para reconquistar o que perdeu e a Rússia dá-se por satisfeita com o leste do país e a garantia de que nunca haverá tropas da NAto na Ucrâniam (nunca comprei a narrativa de que a Rússia queria ocupar militarmente toda a Ucrânia; iria custar-lhe demasiadas baixas e demasiado dinheiro). Então, o mais provável é haver uma espécie de cessar-fogo e de impasse, em que Ucrânia nunca reconhecerá as conquistas russas no leste a perda da Crimeia, e a Rússia continuará a contyrolar de facto e a administrar esses territórios.
Para que acontecesse algo diferente disto, seria preciso uma escalada do conflito envolvendo tropas da nato no terreno. E isso não vai acontecer.
Acho que ter havido até agora apoio americano e europeu foi a diferença entre a Ucrânia ser um mero apêndice da Rússia ou ainda ter um governo autónomo que pretende que, após a guerra, o país possa ter um modelo político baseado na democracia ocidental. O objectivo da Rússia não era ocupar a totalidade da Ucrânia, era ter uma espécie de Lukashenko no poder.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,547
12,798
Esmoriz
Deixa-te de evasivas. Mostra aí o link para uma declaração russa a dizer que o objectivo era tomar Kiev. Porque se não tens uma declaração de intenções por parte dos russos, tudo o resto são suposições.
Aliás, desculpa que te diga, mas não há maior evasiva do que alegar que os mísseis nucleares da nato foram a razão para a Rússia ter invadido a Ucrânia

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
A mim parece-me que a Rússia acha que tem mais importância do que a que tem na realidade.
Nunca ouvi nenhum país da NATO a admitir que a Rússia é o inimigo, nem a ter qualquer medida hostil para com eles.
Parece-me mais plausível a versão de que a Rússia quer o Donbas porque quer controlar o acesso ao Mar Negro.
Se o problema fosse a NATO, teriam retaliado contra a Finlândia. Que pode agora, se quiser, construir uma base militar NATO encostada à fronteira.
A NATO foi criada como aliança de defesa contra a URSS, que reagiu criando a sua própria aliança chamada Pacto de Varsóvia.
Se o Pacto de Varsóvia foi extinto em 1991 e a NATO não só fez o mesmo como até se expandiu, é porque continua a ver na Rússia um inimigo. Ou se não a NATO é uma aliança de defesa contra quem? A China? Uzbequistão?

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
Acho que ter havido até agora apoio americano e europeu foi a diferença entre a Ucrânia ser um mero apêndice da Rússia ou ainda ter um governo autónomo que pretende que, após a guerra, o país possa ter um modelo político baseado na democracia ocidental. O objectivo da Rússia não era ocupar a totalidade da Ucrânia, era ter uma espécie de Lukashenko no poder.
Claro que o objectivo da Rússia sempre foi ter na Ucrânia um governo pró-russo. Nunca neguei isso. É mais que óbvio.
Que a Ucrânia queira ter um modelo político baseado na democracia ocidental parece-me perfeitamente legítimo. Aliás, até a Rússia também tem um "modelo político baseado na democracia ocidental" (sort of).
Mas nunca me parece que tenha sido esse o problema. O problema para a Rússia sempre foi este: Ucrânia na NATO= linha vermelha, no no, nyet nyet.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,625
30,390
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Temos um comuna doente a repetir alarvidades e a dizer que não come propaganga. Será que isto será suficiente para pelo menos demover os cheganos que tem o mesmo discurso absurdo?? Malta chegana, e amantes do trump, vocês correm o risco de acabarem...

COMUNAS..

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
Aliás, desculpa que te diga, mas não há maior evasiva do que alegar que os mísseis nucleares da nato foram a razão para a Rússia ter invadido a Ucrânia
Não foram a única razão, mas acredito que foram a principal.
Pelo meio, intervém outras como 1) a defesa dos ucranianos russófilos do Dombass, 2) as riquezas do leste da Ucrânia, 3) o orgulho patriótico (para os russos seria uma humilhação que um país com o quem tem laços históricos, linguísticos e culturais profundos se passasse para o lado do inimigo.)

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
Temos um comuna doente a repetir alarvidades e a dizer que não come propaganga. Será que isto será suficiente para pelo menos demover os cheganos que tem o mesmo discurso absurdo?? Malta chegana, e amantes do trump, vocês correm o risco de acabarem...

COMUNAS..
Tu não bates bem da bola, desculpa que te diga. O que é que o Putin tem a ver com o comunismo? Hello?

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
Ai és só amante do putin.. pensei que fosses um apanhado saudosista dos tempos do passado.. afinal és um ditador lover apenas.. desculpa
Se compreender as razões geoestratégicas pelas quais o Putin quer manter a Ucrânia na esfera de influência da Rússia é ser amante do Putin, então tenho de te dar razão, sou de facto amante do Putin.
Mas como também compreendo as razões geoestratégicas pelas quais o Biden ou o Trump gostariam de derrubar o Putin e instalar no governo da Rússia um Ielstin, se calhar também sou amante do Biden e do Trump.