Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
E os russos com esta guerra e a treta de não permitirem a entrada da Ucrânia na NATO porque não os querem à porta de casa acabaram por ter 1300 km novos de fronteira com um país da NATO, a Finlândia. Finlândia essa que está a dois passos da segunda maior área metropolitana russa

Tá engraçado
Verdade. Mas todos sabemos o que é que aconteceria à Finlândia se por loucura decidisse aceitar uma base nuclear da NATO no seu território.
E quem diz a Finlândia diz a Polónia ou a Roménia, quanto mais a Ucrânia.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,743
39,378
Tenho vista para o Dragão.
Iriam para o século XIX, mas só depois de Londres, Paris, berlim, etc. Afinal, a Rússia tem mais de 1700 misseis nucleares prontinhos a disparar (a velocidade hipersónica) contra os 400 de UK e França. Isto é uma discussão sem sentido, são cenários irreais.
Mas outra coisa que não faz sentido é acreditar que a Rússia avançou para esta guerra para agora aceitar que 80% do território da Ucrânia ficasse sob o controlo da NATO. Esquece, não vai acontecer.
"São cenários irreais"
Obrigado por provares o meu ponto inicial

Ok, que não fique a Ucrânia, mas ficou a Finlândia. A mesma que fica ao lado da segunda maior área metropolitana de toda a Rússia. Os russos estão-se bem a cagar para a nato, querem é um local que lhes permita ter portos operacionais o ano todo para a sua frota. As terras ricas são um extra delicioso

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
O que aconteceria? Mais "cenários irreais"?
Aí os cenários irreais passariam a tornar-se reais.
Eu só digo que são irreais porque não acredito que haja malucos suficientes para provocar uma guerra nuclear.
Mas se calhar estou enganado e o que há mais é malucos.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,743
39,378
Aí os cenários irreais passariam a tornar-se reais.
Eu só digo que são irreais porque não acredito que haja malucos suficientes para provocar uma guerra nuclear.
Mas se calhar estou enganado e o que há mais é malucos.
Mas reais como? A Rússia iria fazer o quê? Assegurar que seria obliterada do mapa depois de enviar primeiro umas quantas bombas?

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,748
4,648
"São cenários irreais"
Obrigado por provares o meu ponto inicial

Ok, que não fique a Ucrânia, mas ficou a Finlândia. A mesma que fica ao lado da segunda maior área metropolitana de toda a Rússia. Os russos estão-se bem a cagar para a nato, querem é um local que lhes permita ter portos operacionais o ano todo para a sua frota. As terras ricas são um extra delicioso
Os portos operacionais 365 dias por ano já tinham conseguido com a anexação da Crimeia. Se fosse só por isso, não precisavam de invadir o país em 2022.
Mas reais como? A Rússia iria fazer o quê? Assegurar que seria obliterada do mapa depois de enviar primeiro umas quantas bombas?
Quase 1700 mísseis nucleares prontos a disparar (mais que os EUA) e tecnologia hipersónica diz-te que a Rússia ia ser obliterada depois de lançar umas quantas bombas? Tás no gozo, só pode.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,743
39,378
Os portos operacionais 365 dias por ano já tinham conseguido com a anexação da Crimeia. Se fosse só poisso, não precisavam de invadir o país em 2022.

Quase 1700 mísseis nucleares prontos a disparar (mais que os EUA) diz-te que a Rússia ia ser obliterada depois de lançar umas quantas bombas. Tás no gozo, só pode.
E era dessa anexação que falava, querem garantir essa bocado de Ucrânia para todo o sempre. A invasão foi para marcar ainda mais esse ponto e tentar no processo mandar abaixo o governo ucraniano e meter lá um novo fantoche como tinham antes. A merda dos "três dias" é que não correu bem

Para obliterar a Rússia basta apontar a duas áreas metropolitanas que distam 700 km uma da outra. Não, não estou no gozo. E esses 1700 mísseis nucleares prontos a disparar vão continuar assim até ao ano 8283737373

Essa conversa parece a mesma daquele general cabeça de colhão que passa a vida na tv a sacar bicos ao génio dos russos

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
15,806
17,784
A Europa vai ter que investir na sua defesa … O problema é que isto será feito em detrimento do estado social mas não existe outra alternativa..
Não ficará surpreendido que voltasse o serviço militar obrigatório.

• Like
Reações: PDuarte

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,707
11,612
Esse é o grande problema de todos os zelenskianos do mundo: deitam muita indignação cá pra fora, mas não são capazes de explicar como é que a Ucrânia poderia vencer esta guerra sem o envolvimento directo da NATO (algo que por via das armas nucleares, fora o pormenor de a UKR não pertencer à NATO, era impossível). Então, se não podia vencer a guerra, a UKR devia ter feito o possível para a evitar. Até as crianças sabem que quando o mar bate na rocha, quem se fode é o berbigão.
Moral da história e lição de estratégia para o futuro:
1) não te metas em guerras que tens zero possibilidades de vencer,
2) se estás condenado a ser protectorado de uma potência, antes aquela com quem tens fortes relações históricas e culturais, do que com a inimiga dessa, situada a dez mil quilómetros de distância.
Resumindo, se algum dia Espanha decidir invadir Portugal, devemos aceitar isso pacificamente porque nao temos dimennsao para lutar contra eles.

Falta de dignidade em todo o seu esplendor neste conentario.

Última edição:
  • Like
Reações: PDuarte e Armona

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,863
6,699
Verdade. Mas todos sabemos o que é que aconteceria à Finlândia se por loucura decidisse aceitar uma base nuclear da NATO no seu território.
E quem diz a Finlândia diz a Polónia ou a Roménia, quanto mais a Ucrânia.
Como aconteceu na II Guerra...ou seja nada.
A Rússia saiu da Finlândia com meia dúzia de m2 a mais

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
15,806
17,784
Esse é o grande problema de todos os zelenskianos do mundo: deitam muita indignação cá pra fora, mas não são capazes de explicar como é que a Ucrânia poderia vencer esta guerra sem o envolvimento directo da NATO (algo que por via das armas nucleares, fora o pormenor de a UKR não pertencer à NATO, era impossível). Então, se não podia vencer a guerra, a UKR devia ter feito o possível para a evitar. Até as crianças sabem que quando o mar bate na rocha, quem se fode é o berbigão.
Moral da história e lição de estratégia para o futuro:
1) não te metas em guerras que tens zero possibilidades de vencer,
2) se estás condenado a ser protectorado de uma potência, antes aquela com quem tens fortes relações históricas e culturais, do que com a inimiga dessa, situada a dez mil quilómetros de distância.
Para aqueles que acham que só nos Estados Unidos existem cérebros Trumpistas aqui está um exemplar lusitano.:. Se os espanhóis ou os marroquinos entrassem por aqui dentro serias dos primeiros a render-se e a recebé-los com flores…

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,625
30,390
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Já vivi o suficiente para ver cumprida a profecia de ter os maga cheganos e os propagandistas russos do mesmo lado da barricada. Algo que no início da guerra não aconteceu mas temos agora este alinhamento cósmico que de facto é assustador. Quando vemos alguém afirmar que a economia russa cresce 4 %, faz-me pensar que Portugal devia fazer o mesmo e inventar que crescia uns 200% ao ano.. pena que cá ainda se viva em democracia e com essa porcaria da liberdade de imprensa porque podíamos bem ser a economia líder no panorama mundial..

• Like
Reações: Dragon Lonis

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
39,099
19,200
Acho que uma coisa é óbvia e ninguém o pode negar: o que aconteceu na Casa Branca foi patético e não pode acontecer em alta diplomacia. Podemos estar a discutir quem tem razão ou não tem mas todos ficaram mal na fotografia. Foi deveras patético.
Foi uma armadilha montada pela trupe da Trump e não percebo como é que a diplomacia ucraniana não percebeu/previu e foi em frente com aquela sessão - uma tentativa de extorsão em direto.

Em suma: tudo foi mau. Trump é um homem de negócios e já todos deviam perceber que vai estar "nas tintas" para a diplomacia. E agora ninguém vai falar nos próximos dias dos "lay-off" na administração pública pelo DOGE, na inflação ou no preço em alta de bens essenciais.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,725
76,366
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Para aqueles que acham que só nos Estados Unidos existem cérebros Trumpistas aqui está um exemplar lusitano.:. Se os espanhóis ou os marroquinos entrassem por aqui dentro serias dos primeiros a render-se e a recebé-los com flores…
Em alguma coisa tínhamos de estar no mesmo lado.

• Like
Reações: Edgar Siska