Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,680
4,607
Tenho para mim que as ditaduras não são de esquerda ou de direita.
Percebo, mas não sei se concordo inteiramente.
Eu diria que uma ditadura de esquerda é aquela que, além de anti-liberal, pretende falar em nome e do povo ou do Volk (e nisto os regimes nazi, soviético ou salazarista têm semelhanças óbvias).
Já as ditaduras de direita são por natureza liberais e apoiam-se sobretudo no exército (exemplos: Pinochet ou o Videla da Argentina).
O que ambas têm em comum é o nacionalismo (mas isso todos os regimes são) e o uso arbitrário da violência.

Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,568
30,297
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Finalmente saiu a cartilha do 4chan ou do qanon.. estava tudo a ficar preocupado.. chegamos é a conclusão que sempre foram chavistas e maduristas e só agora descobriram.. curioso. Afinal o ataque à liberdade de imprensa é normal e aceitável se o encantador de burros lhes disser que afinal é.. deprimente foi o papel de andarem a fingir que se preocupavam com a Ucrânia. Bastou o palhaço mor regressar que os defensores dos princípios da liberdade os enfiaram onde sempre os tiveram..

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,680
4,607
o gajo é completamente maluco...
Se estar sentado à mesma mesa com Hitler ou Mussolini em termos de megalomania e culto da personalidade é ser maluco, Trump é 100% maluco.
Mas em política há muitas formas de ser "maluco", e se calhar as mais perigosas são aquelas que primam pela absoluta discrição.
De resto, a megalomania em si é quase inevitavel quando se acumula imenso poder (seja material ou espiritual), e se calhar Cristo e Maomé, Alexandre, Cecil Rhodes ou Estaline foram todos megalómanos.
O problema de Trump não é ser maluco nem megalómano, é ser um "idiota útil" que ainda por cima combina dois defeitos que juntos costumam ser fatais: a ignorância e a arrogância.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,616
7,331
Bragança
Exceptuando a questão da Ucrânia, em que não concordo com a abordagem, que é que vos está a afligir no Governo de Trump ???
O fazer o que outros presidentes americanos fizeram sem ninguém lhe apontar o dedo ?
Os outros Presidentes não demitiram Staff de vários Departamentos e nomearam pessoas da sua confiança ?
Os outros presidentes não deportaram ? Não começaram guerras ? Não instigaram guerras ? Golpes de estado ?
Queriam que o Trump governasse para a UE ? Não entendo all that fuzz
Ele vai governar para quem o elegeu, com as promessas que lhes fez.
Ou o problema agora já é a democracia ????
Quando tens bananas na UE temos de nos sujeitar a quem tem mais poder.... somos o alvo de bullying da China, da Russia, dos Arabes, dos sul americanos...baixamos sempre a cuequinha.... e só vos preocupa o trump.

• Like
Reações: Hulk27

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,522
12,772
Esmoriz
Exceptuando a questão da Ucrânia, em que não concordo com a abordagem, que é que vos está a afligir no Governo de Trump ???
O fazer o que outros presidentes americanos fizeram sem ninguém lhe apontar o dedo ?
Os outros Presidentes não demitiram Staff de vários Departamentos e nomearam pessoas da sua confiança ?
Os outros presidentes não deportaram ? Não começaram guerras ? Não instigaram guerras ? Golpes de estado ?
Queriam que o Trump governasse para a UE ? Não entendo all that fuzz
Ele vai governar para quem o elegeu, com as promessas que lhes fez.
Ou o problema agora já é a democracia ????
Quando tens bananas na UE temos de nos sujeitar a quem tem mais poder.... somos o alvo de bullying da China, da Russia, dos Arabes, dos sul americanos...baixamos sempre a cuequinha.... e só vos preocupa o trump.
Um país que sempre foi um dos nossos maiores aliados de repente despreza os aliados europeus, trata-os como adversários, ao mesmo tempo que se aproxima de democracias liberais como a Rússia. E o pessoal fica chateado com isso. lol Que estupidez não é? snowflakes do crl.

A questão do staff é basicamente o nível das pessoas que foram nomeadas, um tipo anti-vax e teórico do conspiracionismo para a saúde, uma suposta aliada russa para a segurança, um podcaster para o FBI, um multi-milionário com problemas de ego que decide quem fica e quem sai e que departamentos são financiados, como se o estado fosse uma empresa privada, um vice-presidente que não aceita os resultados de 2020 mas resolve vir à europa dar lições de democracia, um tipo que vai para a EPA e que não se podia estar mais a cagar para o ambiente etc etc.

Quanto à europa, a não ser que se passe para um governo federal (coisa que ai jesus, ninguém quer "vou agora ser governado por franceses e alemães") não estou a ver maneira de ser um polo único e forte.

Os outros pontos também era facilmente rebatíveis ( transformar Gaza num resort?) mas agora não tenho tempo para mais.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,846
6,684
Um país que sempre foi um dos nossos maiores aliados de repente despreza os aliados europeus, trata-os como adversários, ao mesmo tempo que se aproxima de democracias liberais como a Rússia. E o pessoal fica chateado com isso. lol Que estupidez não é? snowflakes do crl.

A questão do staff é basicamente o nível das pessoas que foram nomeadas, um tipo anti-vax e teórico do conspiracionismo para a saúde, uma suposta aliada russa para a segurança, um podcaster para o FBI, um multi-milionário com problemas de ego que decide quem fica e quem sai e que departamentos são financiados, como se o estado fosse uma empresa privada, um vice-presidente que não aceita os resultados de 2020 mas resolve vir à europa dar lições de democracia, um tipo que vai para a EPA e que não se podia estar mais a cagar para o ambiente etc etc.

Quanto à europa, a não ser que se passe para um governo federal (coisa que ai jesus, ninguém quer "vou agora ser governado por franceses e alemães") não estou a ver maneira de ser um polo único e forte.

Os outros pontos também era facilmente rebatíveis ( transformar Gaza num resort?) mas agora não tenho tempo para mais.
Mas a Rússia é uma democracia?
Já li aqui malta alinhada com o teu pensamento dizer que não...

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,538
2,732

Desculpa mas os americanos sempre defenderam os proprios interesses com ou sem Trump... Essa tua visão de supostas grande alianças é digna de um adolescente de 14 anos. Parece aquela treta do " couple franco-allemand " em França. Como dizia o Charles de Gaulle : " Os paises não têm amigos, paises têm interesses ". O problema de muitos paises europeus é de justamente terem deixado de defender os proprios interesses e infelizmente mesmo com o Trump vamos continuar nesse caminho.

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,522
12,772
Esmoriz
Desculpa mas os americanos sempre defenderam os proprios interesses com ou sem Trump... Essa tua visão de supostas grande alianças é digna de um adolescente de 14 anos. Parece aquela treta do " couple franco-allemand " em França. Como dizia o Charles de Gaulle : " Os paises não têm amigos, paises têm interesses ". O problema de muitos paises europeus é de justamente terem deixado de defender os proprios interesses e infelizmente mesmo com o Trump vamos continuar nesse caminho.
São precisos governos da AfD e da RN (e do reform uk, btw) para os europeus se deixarem de comportar como lacaios, acho que foi essa a mensagem do JD, se bem percebi as entrelinhas.

Quanto aos aliados e aos interesses, acho que apenas constataste o óbvio.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,846
6,684
São precisos governos da AfD e da RN (e do reform uk, btw) para os europeus se deixarem de comportar como lacaios, acho que foi essa a mensagem do JD, se bem percebi as entrelinhas.

A extrema direita só tem aproveitado as negligências e as omissões de décadas dos governos moderados.
A responsabilidade da onda emergente da extrema direita( e esquerda também) é dos governos moderados que, repito, por omissão ou negligência, deram munições ao ressurgimento de retóricas autoritárias.
Ser moderado deveria ser a cola ou o elástico que agarra os extremos.
E falharam claramente nisso

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,538
2,732

A vossa mania com o RN quando nem em França ja é visto como um verdadeiro partido de oposição por pessoas que acompanham realmente a politica.