Nem poderia ser diferente nesta fase. Muitos jogadores estão a ser obrigados a sair da sua zona de conforto para evoluírem, e o Samu é um exemplo disso. Hoje, já recua para segurar a bola e tabelar com os colegas, algo que antes mal conseguia fazer. Se ele quer jogar nas melhores ligas, precisa de se tornar um jogador mais completo, e não apenas ficar na área à espera que a bola lhe caia em cima.Eu não posso avaliar o Martin Anselmi porque, como disse, ele não fez pré-época, não formou um plantel que fosse ao encontro das suas ideias e ainda leva um mês de trabalho.
Contudo, parece-me claro que os jogadores não estão confortáveis com este modelo de jogo (vid. declarações do Samu).
A equipa, mesmo com semanas limpas de treinos, ainda não tem quaisquer princípios de saída de bola pois o Porto, contrariamente ao que se diz, não parte de uma linha de 3 mas de 5 pois os laterais estão quase alinhados com os centrais na construção e os dois trincos em paralelo, estáticos e à frente dos centrais, sendo muito dados à marcação, o que obriga, muitas vezes, a ter de sair
com a bola colocada na frente sem critério onde estão poucos jogadores e muito afastados entre si, sendo presas fáceis para os adversários.
Não é por acaso que somos praticamente inoperantes ofensivamente.
Custa-me ver tão pouca qualidade de jogo e, mesmo admitindo que o treinador precisa de tempo, não acredito que ele se reveja na forma como a equipa procede à construção de jogo.
É indiscutível que não temos plantel para este modelo de jogo e que renderíamos mais, mesmo com estes jogadores, num outro sistema.
Mesmo com as limitações de plantel que são conhecidas temos obrigação de vencer 90% dos jogos na nossa Liga.
Haja competência.
Não me peçam é para reproduzir declarações públicas que não correspondem ao que penso pois isso nunca o farei e nem percebo, sinceramente, o positivo disso pois toda a gente vê o que eu vejo e de nada adianta procurar pintar a realidade com tons azuis quando todos vêem que são cinzentos.
O que trará pacificação (e não união pois essa nunca existirá e é normal que não exista pois unidade não é unanimismo) não são declarações deslocadas mas os resultados, as vitórias e as conquistas e isso só se alcançará com competência, arrojo e qualidade.
Além disso, a falta de oportunidades do Samu não é um problema recente. Desde o início da época que ele aproveita quase todas as oportunidades que tem para marcar. Isso mostra que o problema vai além do modelo de jogo atual.
As dificuldades na construção de jogo são evidentes, mas isso faz parte do processo de adaptação. Dizer que os jogadores não estão confortáveis com o modelo não significa que ele não possa vir a funcionar. É preciso tempo e trabalho.
Última edição: