Nao acho isso verdade, tu estás a confundir por onde ele bascula em equilíbrios, com a posiçao dele, e mesmo nesses equilibrios nunca seria um medio interior. A equipa se tiver estável em organização defensiva ele está posicionado na linha do varela, agora quando ha desequilíbrio é o que o anselmi ate ja falou um ocupa o lado da bola e o outro o centro do terreno, e o oposto acontece se a bola estiver do lado oposto.
Entao é sim um duplo pivot e nao um esquema com medios interiores, ate porque se assim fosse ias ter sobreposições no ataque, por exemplo fabio a descair na direita, joao mario pela direita e o eustaquio a descair pela direita? É que o medio interior ocupa o centro em organizaçao defensiva e dá largura em organizaçao defensiva ou vice versa, isso nao acontece com o eustaquio, nem com o varela do outro lado. Eles sao um duplo pivot que tanto estao em linha na horizontal (mais em Org. defensiva) e mais na vertical (org ofensiva), eles sao todo o mecanismo compensatório quer na defesa quer no ataque onde os dois tem de entender onde o outro está e quem deve ocupar a posiçao de 8 quando o jogo foi para uma ala e por o Mora ou o fabio estarem abertos a dar largura fica esse espaço vazio que tem de ser ocupado por um deles.
Acho que o varela fica muito perdido nesse papel porque nao tem características de jogador ofensivo e tarda na recuperaçao. Varias vezes ja vi o fabio e o PP chegarem à nossa area antes desses 2 jogadores que sao o pivot e isso mostra que aquela posiçao nao está a ser bem feita pelos 2, ainda que na minha opiniao eustaquio possa sim ocupar 1 dos 2 jogadores do pivot, nao acho que o varela consiga porque nao é rapido, agil, e como ja disse nao tem a parte ofensiva para "ir à vez" para posiçoes adiantadas. É inclusive por isso que acho que a equipa tem o sector defensivo muito distante do ataque e falta de jogo ligado nas transiçoes, com a roma solucionou na segunda parte a pedir ao PP para ocupar as costas da linha media da roma, e coincidentemente PP faz uma primeira parte do pior que ja vimos para numa segunda parte ser o factor chave que nos impulsionou para o ataque. Acho que uma dupla perez eustaquio funcionaria por serem "parecidos", menos 6 mais 8 se me faço entender. Isto do ponto de vista do 6 e do 8 do "antigamente" porque hoje em dia o 6 é um 8
@bluevertigo