Alan Varela

Alan Varela 22

Alan Varela

5.47

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.47 Performance da Época
Jogos
31
Golos
0
Assistências
3
Amarelos
7
Vermelhos
0

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,217
11,197
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Sim... de personalidade.
Mas a nível de qualidade/preço, o Palito foi o melhor lateral esquerdo que tivemos nos últimos 35 anos (?). O Alex Sandro era melhor (mas com menos golo)... mas custou um balurdio na altura! O dobro ou mais do que o Palito tinha custado dois anos antes.

O Fucile era um excelente suplente (tal como o Eustáquio e um Zé Pedro são bons suplentes) , enquanto andou com a cabeça cá... o pessoal lembra-o como melhor do que realmente era, porque foi um achado do Jesualdo que veio por 200mil euros... arranjássemos nós mais como ele! Ajudou bastante a disfarçar as debilidades dos laterais esquerdos que iam sendo contratados...
O Fucile era burro como um penedo. Fazia faltas desnecessárias em locais perigosos, apanhava constantemente cartões por motivos profundamente estúpidos...e não defendia muito melhor que um Joao Mário. Mas era um gajo raçudo e tinha bom toque de bola.
Como dizes, o pessoal gostava dele porque foi uma enorme surpresa e veio quase de borla, mas não era grande coisa.

Viena

Tribuna
8 Março 2022
3,283
7,371
Conquistas
1
O Fucile era burro como um penedo. Fazia faltas desnecessárias em locais perigosos, apanhava constantemente cartões por motivos profundamente estúpidos...e não defendia muito melhor que um Joao Mário. Mas era um gajo raçudo e tinha bom toque de bola.
Como dizes, o pessoal gostava dele porque foi uma enorme surpresa e veio quase de borla, mas não era grande coisa.
Sempre gostei mais do Sapunaru, mesmo que em termos ofensivos fosse um 0. Mas na lateral esquerda tínhamos uma locomotiva que compensava isso, assim como bons extremos.

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
15,237
21,435
Conquistas
7
37
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Veremos. O Varela o ano passado esteve a um nível que o eustaquio ainda só consegue sonhar. Aliás, ainda não, o nível do eustaquio é isto, espremedissimo.

Pensar que o Ruben Micael e o Souza em 2011 disputavam a 4.ª e 5.ª vaga do miolo. Que dor.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O Ruben Micael se agora jogasse só com o pé esquerdo , ainda assim era melhor que o Eustáquio.

• Like
Reações: BM

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,962
3,383
Conquistas
9
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
Sempre gostei mais do Sapunaru, mesmo que em termos ofensivos fosse um 0. Mas na lateral esquerda tínhamos uma locomotiva que compensava isso, assim como bons extremos.
Às vezes dizes coisas acertadas 😅

Também gostava muito do Sapu.

Há uma dele quando foi afastado da selecção por indisciplina em que diz algo como "eu posso não jogar na selecção mas sou o único que joga no Porto" 😂

Grande Sapunaru. Dragão.

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,962
3,383
Conquistas
9
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
O Fucile depois também tinha aquele sangue quente dos uruguaios que tão bem encaixam no nosso clube. Ajuda.

Eu era puto mas gostava bastante dele 😅

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
18,657
12,294
Mas a comparar com esses, nem o Nico... nem mesmo com Belluschi e Guarin... que só renderam alguns meses no Porto.

Só em 2004 tinhamos médios no banco melhores que o Eustáquio... e um até tinha sido contractado 2/3 anos antes para ser titular: Alenichev e Pedro Mendes.

De resto, e ainda a favor do Eustáquio, o Guarín nunca fez um jogo de jeito no Porto a 6 ou a 8... supostamente as suas posições de origem - nessas posições o Eustáquio é melhor, e num contexto bem pior.
Andou o primeiro ano e meio a fazer merda e a enterrar em todos os jogos que entrava. Depois, na segunda metade de 09/10 o Jesualdo lembrou-se de o colocar como médio mais avançado no triângulo de meio-campo... e começou a carburar alguma coisa. Na época seguinte eclipsa-se até Dezembro... e só começa a aparecer com a lesão do Belluschi. Faz grandes 6 meses e depois acabou. Os primeiros seis meses da época seguinte passou-os a minar o balneário.
Bem melhor que Guarín e Belluschi (apesar daquela meia época magnífica em 10/11) foi o Danilo Pereira, Vitinha, Uribe, ou Sérgio Oliveira! Mas todos esses, excepto o Sérgio Oliveira, eram jogadores titulares e contratados para serem titulares.

Se o Guarín e o Belluschi já foram uma bela merda num meio-campo com Fernando e Raúl Meireles... o que seria se tivessem de partilhar o meio-campo com Varela/Nico (se fosse o Varela da época transacta e o Nico de 2024, já seria bem bom), Varela/um inexperiênte Mora, Varela/Fábio Vieira...

Num meio-campo com Uribe e Otávio, o Eustáquio também conseguiu render a bom nível. Mesmo assim, nesse meio-campo faltava alguém para marcar o ritmo.

De resto, o Eustáquio foi contratado em 2022, já com 24/25 anos, vindo de um Paços, por perto de 5M€ e com um salário normal... não foi contratado para ser titular, ou com perspectivas de desenvolver e ser um titularíssimo.
A meu ver, tem superado as espectativas! E enquanto o pessoal aponta ao Eustáquio, os gajos que custaram milhões e recebem milhões por ano passam pelos pingos da chuva. O problema é ter um Varela que, em vez de melhorar, piora. Ter um gajo inútil e caro como o Grujic. Ou mesmo ir buscar um Nico (com um ano de atraso) para ser o nosso 8, e nem nos seus melhores jogos fazer esquecer o Vitinha. E, nem sendo o melhor o jogador da equipa, nos fazer parar de dizer/pensar/escrever "precisamos de um 8 box-to-box de grande nível".
O Vitinha foi o nosso melhor médio centro, tamos a falar de um titular do PSG e não comparem Nico a um Guarin...Nico é jogador do City, o que foi o Guarin? Uma coisa é dizer o que jogou melhor aqui e outra é o melhor a nível geral. E o Nico é melhor que a maioria desses.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,415
19,973
O Vitinha foi o nosso melhor médio centro, tamos a falar de um titular do PSG e não comparem Nico a um Guarin...Nico é jogador do City, o que foi o Guarin? Uma coisa é dizer o que jogou melhor aqui e outra é o melhor a nível geral. E o Nico é melhor que a maioria desses.
Não acho o Nico melhor que Fernando, Costinha e Assunção (e mesmo Pedro Mendes) como trinco, nem o acho melhor que Maniche, Lucho, Moutinho e Vitinha como 8.
O Deco apesar de não ser um 8, era muito mais dinâmico que o Nico a jogar nessa posição... e depois em criatividade era uma diferença enorme!!

O Alenichev era um médio completamente diferente do Nico. Nem dá bem para comparar.

O Nico até poderá ter muito sucesso no shitty com o guardabola, mas no Porto, ficou sempre aquém do que precisávamos. E isto apesar de se ter tornado no jogador mais influente deste plantel e de se ter tornado um jogador à Porto. Mas em qualquer posição que jogasse, mais à frente, 8, ou 6, havia sempre discussão por aqui sobre a posição onde eventualmente renderia mais. E a 8 tanto não convenceu, que nos últimos 3 mercados andamos sempre a suspirar por um 8 box-to-box titular.
Eu fico com a sensação que os adeptos sempre tiveram muita paciência com ele, por causa da origem. Tipo Oliver... aliás, o argumento "é jogador do shitty" confirma isso. O Guarín também foi jogador do Inter um par de anos após ter ganho a Champions... mas, eu nunca fui fã dele e do Belluschi - ou melhor, não os coloco em lugar de destaque na nossa história: muito irregulares e só renderam num contexto específico, mas aquela equipa de 10/11 precisava mais dos dois do que de um Nico... até porque já tinha o Moutinho.

Mas o Nico acabou por ser um caso de sucesso, e ainda para mais com a venda. Num plantel melhor, poderia ter brilhado mais... mas também nunca foi aquele jogador com capacidade de "solidificar" o 11 - não teve um impacto de um Lucho, ou Moutinho, que conseguiram elevar equipas que vinham de épocas menos boas. E apesar da equipa se ressentir sem ele, a diferença não era tão grande como em 02-04 jogar com ou sem Deco - apesar do 11 ser bom e consistente, sem Deco, a qualidade do futebol da equipa descia uns bons degraus.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
18,657
12,294
Não acho o Nico melhor que Fernando, Costinha e Assunção (e mesmo Pedro Mendes) como trinco, nem o acho melhor que Maniche, Lucho, Moutinho e Vitinha como 8.
O Deco apesar de não ser um 8, era muito mais dinâmico que o Nico a jogar nessa posição... e depois em criatividade era uma diferença enorme!!

O Alenichev era um médio completamente diferente do Nico. Nem dá bem para comparar.

O Nico até poderá ter muito sucesso no shitty com o guardabola, mas no Porto, ficou sempre aquém do que precisávamos. E isto apesar de se ter tornado no jogador mais influente deste plantel e de se ter tornado um jogador à Porto. Mas em qualquer posição que jogasse, mais à frente, 8, ou 6, havia sempre discussão por aqui sobre a posição onde eventualmente renderia mais. E a 8 tanto não convenceu, que nos últimos 3 mercados andamos sempre a suspirar por um 8 box-to-box titular.
Eu fico com a sensação que os adeptos sempre tiveram muita paciência com ele, por causa da origem. Tipo Oliver... aliás, o argumento "é jogador do shitty" confirma isso. O Guarín também foi jogador do Inter um par de anos após ter ganho a Champions... mas, eu nunca fui fã dele e do Belluschi - ou melhor, não os coloco em lugar de destaque na nossa história: muito irregulares e só renderam num contexto específico, mas aquela equipa de 10/11 precisava mais dos dois do que de um Nico... até porque já tinha o Moutinho.

Mas o Nico acabou por ser um caso de sucesso, e ainda para mais com a venda. Num plantel melhor, poderia ter brilhado mais... mas também nunca foi aquele jogador com capacidade de "solidificar" o 11 - não teve um impacto de um Lucho, ou Moutinho, que conseguiram elevar equipas que vinham de épocas menos boas. E apesar da equipa se ressentir sem ele, a diferença não era tão grande como em 02-04 jogar com ou sem Deco - apesar do 11 ser bom e consistente, sem Deco, a qualidade do futebol da equipa descia uns bons degraus.
Mas eu não falei. O Telles também era bom aqui, mas subiu de nível e falhou, afinal não era assim tão bom. Quando falamos em qualidade o jogador tem de ser testado ao nível mais alto e acertar, isso distingue um Alex Sandro ou Danilo de um Telles. Um grande jogador para o nosso nível, não quer dizer que seja grande jogador a nível mundial.

• Like
Reações: Moreira

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,415
19,973
Mas eu não falei. O Telles também era bom aqui, mas subiu de nível e falhou, afinal não era assim tão bom. Quando falamos em qualidade o jogador tem de ser testado ao nível mais alto e acertar, isso distingue um Alex Sandro ou Danilo de um Telles. Um grande jogador para o nosso nível, não quer dizer que seja grande jogador a nível mundial.
Dos que referi (de memória), só Costinha flopou.
Depois tens casos de jogadores que vão para equipas que os querem, apesar de não serem jogadores para o sistema: Fernando no shitty e Anderson no naite (apesar de alguns grandes jogos... a cabeça também não ajudou).
Moutinho nunca teve a oportunidade de ir para uma grande equipa - falta de hype, de físico (apesar de raçudo) e principalmente, falta de golo.
Quanto ao Nico... ainda só fez dois/três jogos... e no primeiro comete logo um erro fatal, apesar da falta e azar.
De resto, não esquecer: há 15-20 anos, ninguém estava disposto a pagar milhões por jogadores do campeonato tuga, principalmente sem ganharem nada de relevo internacionalmente: o Deco só desperta o interesse do farselona depois de ganhar troféus internacionais, e mesmo assim, para puxarem dos cordões à bolsa, foi preciso ganhar a Champions.
O Hulk teve de ir para a Rússia, porque tudo desconfiava da qualidade dele, vindo do tugão.
Hoje em dia facilmente dão balúrdios por qualquer puto que desponte e marque uns golitos, apesar de serem claramente inferiores a esses dois. Com isto quero dizer que, alguns dos que referi, nem sequer tiveram oportunidade de ir para uma grande equipa. O Emerson foi para o Middlesbrough, que não era nenhuma equipa de craques... apesar de a dada altura andar por lá o Ravanelli.