Para quando um centro de Formação no FC Porto?

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
5,745
7,662
Já te respondi relativamente ao Vitalis Park, pavilhões que o clube perdeu ...

Mas tu defendes o CAR? Investir 35M€ numa infraestrutura que daqui a 20 anos estará obsoleta?

Se a Camara de Gaia não quiser renovar a parceria com o Olival ficámos com o CAR a fazer do que?
Temos de salvaguardar a questão do Olival. Devíamos estabelecer uma clausula qlq que nós desse a oportunidade de adquirir as infraestruturas e terrenos do Olival no fim do contrato de arrendamento.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,558
9,282
Temos de salvaguardar a questão do Olival. Devíamos estabelecer uma clausula qlq que nós desse a oportunidade de adquirir as infraestruturas e terrenos do Olival no fim do contrato de arrendamento.
Agora? Depois de estarem assinados todos os contratos?
E queremos o Olival porque e para que?
Parece que é evidente que CAR+Olival não cumpre com os requisitos de um clube do nosso nível ...

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,493
20,233
Vila Nova de Gaia, 1975
Já te respondi relativamente ao Vitalis Park, pavilhões que o clube perdeu ...

Mas tu defendes o CAR? Investir 35M€ numa infraestrutura que daqui a 20 anos estará obsoleta?

Se a Camara de Gaia não quiser renovar a parceria com o Olival ficámos com o CAR a fazer do que?
Faltam, salvo erro, 28 anos de concessão do Olival...

• Like
Reações: arichard

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,849
6,193
Agora? Depois de estarem assinados todos os contratos?
E queremos o Olival porque e para que?
Parece que é evidente que CAR+Olival não cumpre com os requisitos de um clube do nosso nível ...
EU não percebo nada disto, mas não me deixo de questionar. CAR+Olival não cumpre os requisitos de um clube do nosso nível porquê?

O Olival tem 4 relvados + 1 mini estádio.
O CAR vai ter 4 relvados + 1 mini estádio, se não estou enganado, mais um pavilhão e todas as infraestruturas que se entendem necessárias para um centro de rendimento desportivo moderno.

Nas minhas contas, isto dá 10 campos de treino. (mais 2 no Vitalis Park)

Se não me falha a memória os aclamados centros de treinos dos rivais têm 8 campos de treino (entre mini estádios + relvados).

Porque é que, a fazer-se, a nossa solução não cumpre os requisitos que julgam necessários? Só por não estarem em espaços contíguos?

E falam tanto em potencial de crescimento daqui a 30 anos... mas vamos crescer assim tanto a nível da formação? Caramba, a La Masia só tem 8 campos de treino há uma porrada de anos e nem por isso se fala em expandir as instalações, certo?

O ex-presidente também queria ter o maior centro de treino do país e mais não sei o quê, mas há que ter um pouco noção da nossa realidade e sobretudo das nossas necessidades reais, porque mais instalações e mais formação, acarreta mais despesa também.

Última edição:

Cheue

12 Maio 2016
24,679
39,358
Conquistas
7
109
EU não percebo nada disto, mas não me deixo de questionar. CAR+Olival não cumpre os requisitos de um clube do nosso nível porquê?

O CAR vai ter 4 relvados + 1 mini estádio, se não estou enganado, mais um pavilhão e todas as infraestruturas que se entendem necessárias para um centro de rendimento desportivo moderno.

Se não me falha a memória os aclamados centros de treinos dos rivais têm 8 campos de treino (entre mini estádios + relvados).

Porque é que, a fazer-se, a nossa solução não cumpre os requisitos que julgam necessários? Só por não estarem em espaços contíguos?

E falam tanto em potencial de crescimento daqui a 30 anos... mas vamos crescer assim tanto a nível da formação? Caramba, a La Masia só tem 8 campos de treino há uma porrada de anos e nem por isso se fala em expandir as instalações, certo?

O ex-presidente também queria ter o maior centro de treino do país e mais não sei o quê, mas há que ter um pouco noção da nossa realidade e sobretudo das nossas necessidades reais, porque mais instalações e mais formação, acarreta mais despesa também.
para quem só tem o Olival, andamos muito esquisitos...

constrói-se rapidamente o CAR, a equipa principal e B fica com um centro melhor, com mais condições, e propriedade do clube.
e a formação fica com muitíssimo mais espaço no olival e deixa de ter que andar com a casa às costas.

não compliquem sff... é construir o CAR o mais rápido possível, ou pelo menos avançar rapidamente porque entre burocracias típicas tugas e construção não vai estar pronto em poucos meses.

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,964
4,534
Continua a ignorar-se o (ou um dos...) elefante(s) na sala.

Nós temos a concessão do Olival por mais perto de 30 anos, salvo erro, a um custo irrisório...
Acho que estás a criar problemas que não existem!
Durante décadas, o FCP tem tido problemas na organização do espaço conforme o retrato excelente do Paul Ashworth.
O Olival, a um custo irrisório, é, sempre, uma mais-valia! Como é a Constituição, no sítio em que está!
Sem grande conhecimento de causa e atirando uma eventual solução, o Olival, pela descrição do Paul Ashworth, tem capacidade para acolher o feminino, libertar o CDUP e Olival/Pedroso e, potencialmente, acolher mais escalões!
A Constituição, por exemplo, pode acolher um ou outro escalão mais novo (sub-7, etc.) ou, em alternativa, ficar afecto, em exclusividade, à DF, permtindo aumentar equipas e/ou jogadores.

No final do dia, como é óbvio, percebo a preocupação com os custos!
Mas, antes de quantificar esses custos, importa perceber qual é a visão de médio (e longo) prazo que se pretende para uma infra-estrutura que tenderá a ser decisiva na própria sustentabilidade do clube! E, depois, perceber se uma solução minimalista (eg, CAR em VNG) nos aproxima ou nos afasta dessa visão!

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,493
20,233
Vila Nova de Gaia, 1975
Portanto s´oporque temos o Olival temos que fazer o CAR em Gaia?
Não, mas temos de avaliar os custos de cada solução.

Vou dar-te um exemplo.

Tu trabalhas numa empresa e tens direito a carro de borla. No entanto, a certa altura gostavas de ter um carro melhor. Não só por gosto, mas também porque seria mais favorável para a tua imagem e mais prático e confortável para a tua família.

Para comprar o carro novo vais, obviamente, ter de utilizar dinheiro que poderia ter outro destino. Podes ter de gastar menos nas férias da família, nas saídas para comer ou para divertirem-se, quem sabe até abdicar do lugar anual no Dragão, pelo menos para toda a família...

Por outro lado, o que vais fazer ao carro da empresa? Deixá-lo a ganhar pó na garagem? Andar com ele de vez em quando só para justificar teres os dois carros? Suportar dois seguros, dois IUC, duas revisões, sem precisar verdadeiramente desse segundo carro? Devolvê-lo à empresa sem receber nada em troca?

O carro novo é, sem dúvida, melhor para a tua família que o antigo. Agora, o benefício da melhoria do carro suplanta o custo que vais ter, as coisas de que vais ter de abdicar? Pode ser que sim, mas só colocando o custo na equação se poderá ter uma resposta definitiva...

• Like
Reações: slowhand

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,493
20,233
Vila Nova de Gaia, 1975
Acho que estás a criar problemas que não existem!
Durante décadas, o FCP tem tido problemas na organização do espaço conforme o retrato excelente do Paul Ashworth.
O Olival, a um custo irrisório, é, sempre, uma mais-valia! Como é a Constituição, no sítio em que está!
Sem grande conhecimento de causa e atirando uma eventual solução, o Olival, pela descrição do Paul Ashworth, tem capacidade para acolher o feminino, libertar o CDUP e Olival/Pedroso e, potencialmente, acolher mais escalões!
A Constituição, por exemplo, pode acolher um ou outro escalão mais novo (sub-7, etc.) ou, em alternativa, ficar afecto, em exclusividade, à DF, permtindo aumentar equipas e/ou jogadores.

No final do dia, como é óbvio, percebo a preocupação com os custos!
Mas, antes de quantificar esses custos, importa perceber qual é a visão de médio (e longo) prazo que se pretende para uma infra-estrutura que tenderá a ser decisiva na própria sustentabilidade do clube! E, depois, perceber se uma solução minimalista (eg, CAR em VNG) nos aproxima ou nos afasta dessa visão!
Mas tudo tem a ver com custos.

A solução ótima muitas vezes não é a melhor e mais cara...

O que se vê por aqui é uma quase unanimidade de que a melhor solução seria a Cidade Desportiva. Não me parece que haja grande discordância sobre isso.

Mas ninguém quer falar nos custos...

• Like
Reações: nprc e slowhand

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,558
9,282

Eu julgo que aqui já te deram a explicação.

Mas já que comparas, a Academia dos Calimeros vai ser renovada e há 3 anos quando apresentaram a expansão teriam 13 relvados, 2 deles sintéticos

Vão deixar as actuais instalações para a formação e a nova a construir ficará para os profissionais ...

No anterior espaço tinhas 25Hectares e agora adquiriram mais para ampliar a Academia ...

Portanto em comparação com os Calimeros já atrasados vamos partir atrás

Falando das instalações dos orcs, vamos logo para cerca de 20Hectares e cerca de 12 campos ...
E para não dizer que já se falou saírem do Seixal porque não tem possibilidade de expansão e querem agregar tudo no mesmo espaço, modalidades também.

O CAR terá cerca de 10 campos, mas os relvado dos mini-estadio terão que ser bem geridos porque não podem ter a mesma carga de treinos que os outros relvados ... Se for ai que vão jogar a equipa B, feminino, etc ...
Depois ainda queremos colcoar modalidades nesse mesmo espaço ...

A questão é que construindo o CAR ficámos entalados na mesma como os orcs sem possibilidade de expansão ... E estámos memos no limite ... isto para não dizer que não são espaços contíguos ...

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,558
9,282
Mas tudo tem a ver com custos.

A solução ótima muitas vezes não é a melhor e mais cara...

O que se vê por aqui é uma quase unanimidade de que a melhor solução seria a Cidade Desportiva. Não me parece que haja grande discordância sobre isso.

Mas ninguém quer falar nos custos...
Os custos no curto prazo seriam semelhantes ao CAR ... Não precisas de fazer tudo de uma vez ...

Queres um exemplo de comparação, a escolha aqui está entre por exemplo seguir o exemplo dos orcs e construir a Academia num espaço de 18Hectares sem espaço de expansão ou fazer como os calimeros que foram apra o cu de judas, têm lá 25Hectares e ainda compraram mais não sei quantos hectares e estão a expandir a Academia.

A questão como o colega bem referiu é qual a visão a médio-longo prazo para a formação ...

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,493
20,233
Vila Nova de Gaia, 1975
Os custos no curto prazo seriam semelhantes ao CAR ... Não precisas de fazer tudo de uma vez ...

Queres um exemplo de comparação, a escolha aqui está entre por exemplo seguir o exemplo dos orcs e construir a Academia num espaço de 18Hectares sem espaço de expansão ou fazer como os calimeros que foram apra o cu de judas, têm lá 25Hectares e ainda compraram mais não sei quantos hectares e estão a expandir a Academia.

A questão como o colega bem referiu é qual a visão a médio-longo prazo para a formação ...
Esse parece o argumento da compra do Carmo. Não era caro porque íamos pagar a 5 anos...

O custo é o mesmo só que diluído no tempo.

O regime ou os lagartos têm algum "Olival" cedido pela câmara?

Mário Jardel

Bancada lateral
11 Setembro 2024
788
1,936

O problema aqui está a nível de acomodação. O que vamos ter não é academia nenhuma, não cumpre minimamente o conceito de academia.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,558
9,282

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
28,651
22,758
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O problema aqui está a nível de acomodação. O que vamos ter não é academia nenhuma, não cumpre minimamente o conceito de academia.
Penso que o problema será poucos campos para poderem receber jogos de formação, ou seja, que consigam receber público

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
8,558
9,282
Inclui sim e, também, um pavilhão. Parece ser uma solução realista, a médio prazo.
Não tem acomodação para a formação ... Até porque AVB tem uma outra ideia para a casa do Dragão ... Não quer as acomodações dos jovens em Gaia mas sim num espaço mais central ...
Aliás acho que o @Roberto_FCP falou sobre novidades relativamente a Casa do Dragão ...

• Like
Reações: Roberto_FCP