Actualidade Nacional

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,033
29,497
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Por momentos, pensei que estava a ouvir o Passos Coelho a falar há uns 12 anos, a promover o corte das gorduras do Estado. Ou o Ventura a falar em subsídio-dependentes. Esta conversa meteria piada se não fosse altamente prejudicial, com dois problemas à cabeça:

1. Dá a entender que os portugueses são preguiçosos, que não querem fazer o trabalho de ralé

2. Defende os imigrantes mas, a par e passo, instrumentaliza-os, isto é, argumenta num sentido puramente económico, descurando que estamos a falar de vidas humanas, que têm dignidade.

Sobre o primeiro ponto: os portugueses não fazem esses trabalhos, uma vez que não lhes pagam o que merecem. Uma certa esquerda deixou simplesmente de defender os trabalhadores portugueses e fazer valer os seus direitos - deixaram de lutar pela subida de salários dos trabalhadores portugueses, para, por outro lado, colmatar o problema com uma imigração excessiva. Os empresários, que curiosamente defendem a imigração, preferem tratar os imigrantes como escravos, pois não conseguem fazer o mesmo com os portugueses.
O partido que governou o país nos últimos anos apostou na imigração desregulada, com dois objetivos em mente: vantagens económicas e vantagens eleitorais.

E aqui entra o segundo ponto: o argumento é quase sempre de base económica, esse mesmo a que tu recorreste. O que se espera, claro, de um neoliberal, mas é triste ver supostos progressistas, tipos de causas, a defender um modelo desses; um modelo em que dezenas de imigrantes vivem num espaço pequeno, não raro a passar fome, não raro a receber abaixo do salário mínimo legalmente imposto. E é triste ver muitos progressistas sem noção da realidade, da realidade árdua e infeliz: o Estado Social ocidental, conforme o conhecemos, está nas portas da morte. Nós começamos a não ter capacidade para prestar condições dignas mínimas aos que são de cá, quanto mais aos que vêm. Mas o cinismo e a cegueira ideológica tolda o raciocínio - ninguém decente criticaria um aumento de imigração anual na ordem dos 50 mil, no entanto assistimos a um aumento na casa dos 100, 150 mil. É incomportável. Fazemos mal a quem vem e fazemos mal a quem já está cá.

O MP e os OPC não devem obedecer a perceções, a armas de arremesso político. É uma zona perigosa, e por isso mesmo merece operações daquele tipo.

No mesmo dia, no Porto, aconteceu uma num célebre bairro. Ninguém comentou. Porquê? Os delinquentes eram brancos. Os únicos que associaram imigração a criminalidade foram a extrema-direita e a esquerda (sim, o PS inclusive).

Será que, caso volte atrás no fórum, verei o MiguelDeco indignado com uma rusga que aconteceu em fevereiro de 2024? Ou em 2023? E por aí adiante...

Voltamos à instrumentalização económica dos imigrantes. Enfim, é ver o que foi escrito acima. Organização de ideias: i) existem várias formas de resolver ou atenuar o problema da segurança social; ii) imigração em massa não é uma delas; iii) não faz sentido representar os imigrantes como um grupo único, afinal vêm de países diferentes, e contribuem assim de formas distintas - existem uns mais ricos, outros mais pobres...e alguns são beneficiários da SS; iv) um dia, os imigrantes serão cidadãos portugueses.

O Miguel Deco diz acima que "vêm para cá trabalhar vem porque nos seus países de origem vivem na pobreza". Ora, vêm sem posses. O elevador social é algo disfuncional, para todos os efeitos. Quando alguns imigrantes se tornarem portugueses, serão beneficiários da SS, precisamente por serem pobres e por fazerem "trabalhos que ninguém cá quer fazer", em rigor mal pagos... Acontece, porém, que o nosso Estado social não tem capacidade para um número tão grande...

Nao. Portugal só cumpre 4% das ordens de expulsão.
Tendo em conta que é um combatente do wokismo, aka extremista da ala radical da direita (se você pode supor coisas ao calhas eu também devo poder, certo?) fiquei um pouco confuso com aquilo que escreveu. Por um lado a pessoa anterior acusava as pessoas de serem bloquistas (eu que nunca votei no b.e, não deixa de ser curioso) você acusa-me de ter um discurso que fez lembrar o ventura e o passos coelho??

1 - Diz que dei a entender que os portugueses são malandros. É uma mentira e desafio-o a dizer onde é que disse que os portugueses não aceitam o trabalho por não quererem trabalhar. Diz que dá a entender. Só se for a si porque talvez fosse isso que você quisesse que eu tivesse escrito. Mas esse tipo de projeções que fez só são válidas na sua cabeça. Aliás, mencionei até, ironicamente, que os tugas são vistos como putanheiros bêbedos e malandros por parte de alguns cidadãos europeus, é a percepção dessa gente sobre nós. Por acaso não pensou que isso também seja o que eu penso, certo?

2 - Instrumentalização dos imigrantes. Este ponto, desculpe, mas é para rir. Continua a fazer projeções que não acertaram no alvo correto.
A menção à utilidade económica dos imigrantes foi apenas mencionada não como elogio da forma de ação seja de quem for mas sim em contraponto a mais uma percepção que existe na população portuguesa, e que alguns posts atrás demonstrei, que os imigrantes estão cá a causar prejuízo à S.S. Outra mentira que o devia indignar mas parece que não é por aí que funciona o seu mecanismo de indignação. Indigna-se com o facto dos imigrantes serem mal pagos e estarem a ser escravizados pelo capitalismo. isso não é uma questão/argumento wokista???

3 - refere imigração excessiva e imigração desregulada. Não conheço esses conceitos. Mas sei bem quem os utiliza. E sei bem o que defendem a seguir.
Refere que o modelo social está em declínio. Mesmo com o aumento da contribuição dos imigrantes quer em termos económicos quer em termos de natalidade. A questão é portanto, qual seria a sua solução? Obrigar os portugueses a terem filhos de forma obrigatória? Estou curioso.

4 - A famosa ruga no martim moniz. Neste ponto é onde se denota a maior dissimulação argumentativa porque das duas uma. Ou é inocente (o que não acredito) ou então quer fazer os outros de parvos, o que também não quero acreditar que seja o caso. Será que as pessoas já se esqueceram do contexto em que surgiu a primeira rusga deste governo no martim moniz? Eu recordo
1736952866222.png
1736953084727.png
1736952927819.png

1736952950719.png 1736952987396.png 1736953008780.png
1736953031259.png
1736953055910.png

Conclusão, para ver se é possível roubar alguns votos ao chega..

1736952266167.png

Resultado final destas megas intervenções num dos locais de maior perigo no mundo e arredores? Não vamos comentar porque isso seria ou desqualificar o trabalho da polícia ou então desmontar mais uma percepção que é apenas isso mesmo. Uma percepção. Mas curiosamente, o tratamento dado a essas pessoas não o indignou.. Sentimento de indignação que atravessou várias áreas políticas (talvez sejam todos wokistas).. Seria de facto curioso tendo em conta o que escreveu acima mas já não surpreende nos dias de hoje. Volto a dizer, não tenham medo de assumir as posições, podem ser erradas mas sempre fica melhor assumir do que esconderem-se sobre alguns falsos pretextos.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,700
46,483
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
não há falta de polícias em Portugal, pode haver é falta de organização, logística, e excesso de burocracia, como em tantos outros sectores...

"De acordo com dados de 2020, Portugal contava com 451 polícias por cada 100 mil habitantes, posicionando-se como o sétimo país da União Europeia com mais polícias per capita. Este número é superior à média europeia, que se situa em 318 polícias por 100 mil habitantes.
Esse valor esta extremamente desatualizado..de 2020 para cá a população aumentou e o numero de policias reduziu, e como estava era vantajoso para Portugal..

Tal como o numero de medicos.

tambem tinhamos um numero de casas por 100 mil habitantes muito acima dos valores da OCDE , agora já deve estar na media, isso é bom ou é mau? é relativo.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,222
6,946
Bragança

PSP justifica operação no Martim Moniz com 52 participações de crimes violentos

Em conferência de imprensa, a PSP disse que aparato policial deveu-se à necessidade de garantir a “segurança de todos” . Os dois detidos são portugueses e ficaram em prisão preventiva.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) justificou, na tarde desta sexta-feira, a operação especial de prevenção criminal levada a cabo na tarde de quinta-feira na Rua do Benformoso, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, com o facto de esta ser uma zona onde tinham ocorrido 52 participações de crimes violentos e graves com recurso a armas brancas, além de frequentemente ocorrerem situações de desordem.

Em conferência de imprensa, o superintendente Luís Elias, comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, explicou o contexto que levou à realização daquela operação, lembrando que no dia 31 de Maio também naquela artéria ocorreu um homicídio com recurso a arma branca e que, no último fim-de-semana, um carro patrulha da PSP foi apedrejado.
Luís Elias disse também que a operação foi feita com o acompanhamento do Ministério Público.

Quando tem de se andar a justificar o escrito acima.... é melhor acabar com o Estado de Direito.... É que há gente que não sabe o que é um estado de direito.... ignorantes falaram até de atentados á Liberdade e aos Direitos individuais, os Direitos do Homem.... lol

Cheue

12 Maio 2016
24,144
38,341
Conquistas
7
108
Esse valor esta extremamente desatualizado..de 2020 para cá a população aumentou e o numero de policias reduziu, e como estava era vantajoso para Portugal..

Tal como o numero de medicos.

tambem tinhamos um numero de casas por 100 mil habitantes muito acima dos valores da OCDE , agora já deve estar na media, isso é bom ou é mau? é relativo.
eu vejo constantemente 2 policias ao pé de pequenas obras na via publica durante várias horas...
ainda não percebi ao certo para quê?
isto no país todo são imensos turnos.

depois haverá muitos enfiados nas esquadras a tratar das infinitas burocracias do tugão.
ou até à espera de chamadas quando podiam estar a patrulhar algures entretanto.

parece-me (posso estar errado) que é uma questão de má gestão e não de falta de policias.
tal como em outras áreas do estado.

Cheue

12 Maio 2016
24,144
38,341
Conquistas
7
108

Em conferência de imprensa, a PSP disse que aparato policial deveu-se à necessidade de garantir a “segurança de todos” . Os dois detidos são portugueses e ficaram em prisão preventiva.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) justificou, na tarde desta sexta-feira, a operação especial de prevenção criminal levada a cabo na tarde de quinta-feira na Rua do Benformoso, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, com o facto de esta ser uma zona onde tinham ocorrido 52 participações de crimes violentos e graves com recurso a armas brancas, além de frequentemente ocorrerem situações de desordem.

Em conferência de imprensa, o superintendente Luís Elias, comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, explicou o contexto que levou à realização daquela operação, lembrando que no dia 31 de Maio também naquela artéria ocorreu um homicídio com recurso a arma branca e que, no último fim-de-semana, um carro patrulha da PSP foi apedrejado.
Luís Elias disse também que a operação foi feita com o acompanhamento do Ministério Público.

Quando tem de se andar a justificar o escrito acima.... é melhor acabar com o Estado de Direito.... É que há gente que não sabe o que é um estado de direito.... ignorantes falaram até de atentados á Liberdade e aos Direitos individuais, os Direitos do Homem.... lol
se calhar não ajudou ter um 1o ministro a fazer grande publicidade ao evento como se fosse da sua responsabilidade (mais tarde afinal já não era...)

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,222
6,946
Bragança
eu vejo constantemente 2 policias ao pé de pequenas obras na via publica durante várias horas...

depois haverá muitos enfiados nas esquadras a tratar das infinitas burocracias do tugão.

parece-me (posso estar errado) que é uma questão de má gestão e não de falta de policias.
Dependendo da obra é obrigatório por Lei, ás empresas da empreitada, terem lá a policia, não sei se é o caso.

Cheue

12 Maio 2016
24,144
38,341
Conquistas
7
108
Dependendo da obra é obrigatório por Lei, ás empresas da empreitada, terem lá a policia, não sei se é o caso.
sim, isso vê-se logo que é uma questão de obrigação.
mas não devia ser.
logo aí estão imensas horas.

numa ou outra que tenha interferência no trânsito até pode lá estar, talvez, 1 polícia (não 2), mas em muitas outras não estão lá a fazer absolutamente nada.

se faltam polícias podiam começar logo por aí, mudar essa lei.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,222
6,946
Bragança
sim, isso vê-se logo que é uma questão de obrigação.
mas não devia ser.
logo aí estão imensas horas.

numa ou outra que tenha interferência no trânsito até pode lá estar, talvez, 1 polícia (não 2), mas em muitas outras não estão lá a fazer absolutamente nada.

se faltam polícias podiam começar logo por aí, mudar essa lei.
Tenho um amigo que trabalha na instalação de fibra ótica e disse-me que a sua empresa já foi autuada por falta de policia. Parece que nas ruas com transito auto, é obrigatório.

Cheue

12 Maio 2016
24,144
38,341
Conquistas
7
108
Tenho um amigo que trabalha na instalação de fibra ótica e disse-me que a sua empresa já foi autuada por falta de policia. Parece que nas ruas com transito auto, é obrigatório.
lá estão as burocracias tugas...
perde-se tanto tempo, dinheiro e qualidade dos serviços públicos por causa disso...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,700
46,483
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Isso é feito fora do horário de trabalho, gratificados é o nome.

Alguem tem que estar nas esquadras.. em muitos postos os policias simplesmente não podem sair de lá porque a esquadra não pode ficar fechada.

Dai não fazer grande sentido estar a gastar recursos em lisboa quando há varias zonas do Pais onde muitos policias gostariam de estar e onde a população tambem os quer e trata com consideração.

E não é menos importante referir que há policias que não tem idade para andar a patrulhar, com a idade alguns vão sendo transferidos para as esquadras para fazer mais trabalho ai.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,706
2,399
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Tendo em conta que é um combatente do wokismo, aka extremista da ala radical da direita (se você pode supor coisas ao calhas eu também devo poder, certo?) fiquei um pouco confuso com aquilo que escreveu. Por um lado a pessoa anterior acusava as pessoas de serem bloquistas (eu que nunca votei no b.e, não deixa de ser curioso) você acusa-me de ter um discurso que fez lembrar o ventura e o passos coelho??

1 - Diz que dei a entender que os portugueses são malandros. É uma mentira e desafio-o a dizer onde é que disse que os portugueses não aceitam o trabalho por não quererem trabalhar. Diz que dá a entender. Só se for a si porque talvez fosse isso que você quisesse que eu tivesse escrito. Mas esse tipo de projeções que fez só são válidas na sua cabeça. Aliás, mencionei até, ironicamente, que os tugas são vistos como putanheiros bêbedos e malandros por parte de alguns cidadãos europeus, é a percepção dessa gente sobre nós. Por acaso não pensou que isso também seja o que eu penso, certo?

2 - Instrumentalização dos imigrantes. Este ponto, desculpe, mas é para rir. Continua a fazer projeções que não acertaram no alvo correto.
A menção à utilidade económica dos imigrantes foi apenas mencionada não como elogio da forma de ação seja de quem for mas sim em contraponto a mais uma percepção que existe na população portuguesa, e que alguns posts atrás demonstrei, que os imigrantes estão cá a causar prejuízo à S.S. Outra mentira que o devia indignar mas parece que não é por aí que funciona o seu mecanismo de indignação. Indigna-se com o facto dos imigrantes serem mal pagos e estarem a ser escravizados pelo capitalismo. isso não é uma questão/argumento wokista???

3 - refere imigração excessiva e imigração desregulada. Não conheço esses conceitos. Mas sei bem quem os utiliza. E sei bem o que defendem a seguir.
Refere que o modelo social está em declínio. Mesmo com o aumento da contribuição dos imigrantes quer em termos económicos quer em termos de natalidade. A questão é portanto, qual seria a sua solução? Obrigar os portugueses a terem filhos de forma obrigatória? Estou curioso.

4 - A famosa ruga no martim moniz. Neste ponto é onde se denota a maior dissimulação argumentativa porque das duas uma. Ou é inocente (o que não acredito) ou então quer fazer os outros de parvos, o que também não quero acreditar que seja o caso. Será que as pessoas já se esqueceram do contexto em que surgiu a primeira rusga deste governo no martim moniz? Eu recordo
Visualizar anexo 33495
Visualizar anexo 33502
Visualizar anexo 33496

Visualizar anexo 33497 Visualizar anexo 33498 Visualizar anexo 33499
Visualizar anexo 33500
Visualizar anexo 33501

Visualizar anexo 33494

Resultado final destas megas intervenções num dos locais de maior perigo no mundo e arredores? Não vamos comentar porque isso seria ou desqualificar o trabalho da polícia ou então desmontar mais uma percepção que é apenas isso mesmo. Uma percepção. Mas curiosamente, o tratamento dado a essas pessoas não o indignou.. Sentimento de indignação que atravessou várias áreas políticas (talvez sejam todos wokistas).. Seria de facto curioso tendo em conta o que escreveu acima mas já não surpreende nos dias de hoje. Volto a dizer, não tenham medo de assumir as posições, podem ser erradas mas sempre fica melhor assumir do que esconderem-se sobre alguns falsos pretextos.
Meu caro, eu assumi que era progressista, uma vez que...de facto o é. Nunca recorri ao tal do "wokismo" neste fórum, por considerá-lo mesmo um conceito sem valor e uma pura arma de arremesso político. Já critiquei quem adjetiva os outros de "wokes". O que eu apontei no meu texto foi a hipocrisia de alguns (muitos?) progressistas, não tecendo qualquer crítica ao movimento progressista. Pelo contrário: estabeleci aquilo que, no meu entender, deviam ser os pilares do progressismo, que considero terem sido abandonados por vários denominados progressistas.

Portanto, eu faço uma presunção verdadeira, enquanto o prezado adjetiva a minha pessoa de inimigo do wokismo e de ser um extremista de direita, sendo que no início do texto começo logo por tecer críticas ao Passos Coelho e ao Ventura...

Com todo o respeito, mas só posso fazer uma outra suposição a esse respeito: o almoço do Miguel deve ter sido bem regado.

1. Está explicado no meu post inicial. Deu a entender e até usou isso como fator promocional da imigração. Está explanado inequivocamente ao longo do meu texto.

2. Uma vez que tão só recorreu a argumentos de índole económica para defender a imigração, posso muito bem assumir que apenas a encara desse modo. Não seria o primeiro, nem o último. E eu sou um ávido defensor do Estado Social, portanto sim, preocupo-me de forma abismal com a situação precária e obnóxio dos vários imigrantes.

3. A imigração é / foi desregulada, isso é um facto. A extinção do SEF e a criação da AIMA promoveu esse fator. Já quanto à hipótese de ser excessiva: é uma opinião, com base no número de imigrantes que vem anualmente, conforme bem enfatizei no meu post. E é excessiva, uma vez que o nosso país não consegue proporcionar condições mínimas e dignas a todos - esta parte já constitui um facto.

Sim, o Estado social está em declínio por todo o Ocidente. A imigração não salva nada e não contribui tanto quanto pensa. Além disso, um dia serão cidadãos portugueses, muitos deles beneficiários da SS - outro facto, dada a condição financeira e o tipo de trabalhos que os imigrantes geralmente exercem. Vários países com um número de imigrantes superior ao nosso não conseguem contornar a tendência da falência do Estado social. Uma medida? Não é o foco, mas aponto desde logo o aumento da idade das reformas. É uma medida impopular, injusta para as gerações vindouras, porém seria um bom começo.

4. O contexto é o mesmo da Operação Caril, de 1999. São rusgas legais, recorrentes e adequadas. Se é aproveitamento político do governo? Óbvio. Não devia, mas é aproveitamento político. Observação: todos fazem isso, todos.

Não me indigna encostar pessoas à cabeça. Não é a norma, no entanto acontece. Em vários setores, ademais: no mesmo dia da operação no Martim Moniz, houve uma no Porto, com resultados apreciáveis; nos jogos de futebol; em discotecas, quando há conflitos no exterior; etc. Volto a dizer: esse tipo de ações está previsto na lei. Salvo erro, num diploma que adveio dos quadros do Partido Socialista.

O Miguel é muito seletivo. Vê política em tudo. As minhas posições estão muito bem assumidas, tenho um histórico no fórum de longas discussões sobre este tocante. Pergunte ao @Manageiro de futból . Aliás, se houve pessoa com quem fui injusto na minha categorização foi ele, uma vez que o apelidei de esquerdista radical, bloquista, etc. (todavia, não me recordo de usar a palavra woke, conforme o Miguel tanto me imputa). Estava profundamente enganado; ele não é nada disso. Estou certo de que ele também lhe dirá que não sou um extremista de direita - tenho opiniões porventura mais associadas à direita em certos tópicos, noutros possuo discernimentos conotados com a esquerda. Sou um moderado ideologicamente, embora reconheça que o meu discurso não o seja; e não é por ser moderado que estou sempre certo, até pelo contrário. Com o Miguel, devo apontar que não o denominei nem de esquerdista radical, nem de bloquista, nem de wokista. Atribuí-lhe uma visão progressista, sem qualquer crítica por detrás.

Expus os meus problemas com a imigração num post recente. Alguns estão associados ao tratamento que os próprios portugueses lhes dão; outros estão associados a certas ações de determinados imigrantes, mormente em relação às mulheres e aos seus direitos. Estes últimos estão ligados a imbróglios culturais de certas regiões, e não com a etnia ou raça dos imigrantes. Olhe, a França tem uma cultura de violação: a vinda de muitos franceses (saliento, franceses, não de portugueses que foram para França) para Portugal também suscitaria algumas reservas da minha parte.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,640
6,546
o cidadão é obrigado a mostrar identificação, nada mais.
E a todas as questões que as autoridades o questionarem.
Às vezes vão a casa das pessoas para ter testemunhos.
Se recusares, eles voltam com uma intimação judicial e tens de ir.
Simples
Obviamente que em 99% isso não acontece.
As pessoas são interpeladas e respondem é tranquilo.
A chatice está no 1% que por alguma razão tem um sentido de entitlment que acha que não pode ser questionado.

inhocsigno

Arquibancada
2 Junho 2024
107
150

Visualizar anexo 33495
Visualizar anexo 33502
Visualizar anexo 33496

Visualizar anexo 33497 Visualizar anexo 33498 Visualizar anexo 33499
Visualizar anexo 33500
Visualizar anexo 33501

Visualizar anexo 33494

O esquema ponzi só não colapsa com imigração massiva. Asco de sistema vampiresco.

Cheue

12 Maio 2016
24,144
38,341
Conquistas
7
108
E a todas as questões que as autoridades o questionarem.
Às vezes vão a casa das pessoas para ter testemunhos.
Se recusares, eles voltam com uma intimação judicial e tens de ir.
Simples
Obviamente que em 99% isso não acontece.
As pessoas são interpeladas e respondem é tranquilo.
A chatice está no 1% que por alguma razão tem um sentido de entitlment que acha que não pode ser questionado.
isso já é se for para um testemunho numa investigação, e normalmente enviam notificação, não te aparecem em casa.
e isso uma pessoa que não queria responder chega lá e diz que não sabe de nada...

mas ser suspeito ou testemunha é diferente de um policia poder perguntar o que quiser a uma pessoa, do nada, no meio da rua...

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,640
6,546
isso já é se for para um testemunho numa investigação, e normalmente enviam notificação, não te aparecem em casa.
e isso uma pessoa que não queria responder chega lá e diz que não sabe de nada...

mas ser suspeito ou testemunha é diferente de um policia poder perguntar o que quiser a uma pessoa, do nada, no meio da rua...
Ainda assim pode faze lo.
Se responderes garanto que é tranquilo.
Se não responderes tens a porta aberta para teres problemas.
Porque por regra não podes dizer " não tenho que responder".
E como tu há muito boa gente que acha que pode fazer isso e depois tem problemas sem necessidade

Cheue

12 Maio 2016
24,144
38,341
Conquistas
7
108
Ainda assim pode faze lo.
Se responderes garanto que é tranquilo.
Se não responderes tens a porta aberta para teres problemas.
Porque por regra não podes dizer " não tenho que responder".
E como tu há muito boa gente que acha que pode fazer isso e depois tem problemas sem necessidade
mas tem que responder porquê? é suspeito de alguma coisa?

os polícias não podem fazer o que lhes apetecer, também têm que dizer qual o motivo e justificação para as perguntas.

já para não falar que num interrogatório, na esquadra, tens o direito a não dizer absolutamente nada...