Não podia discordar mais desta afirmação!
Desde logo, porque há inúmeros miúdos que nunca ganharam nada na formação e chegam longe e outros que ganharam tudo e fazem carreiras, quase, anónimas! A título de exemplo, ainda na última jornada, no Olival, tivemos um miúdo que foi campeão de tudo na nossa formação, campeão da II liga, internacional nos escalões jovens, até um golo marcou pelo FCP B... o célebre Andorinha... no plano inverso, um rapaz que fez a formação no Sousense, está com 19 jogos na EPL e chegou à seleção A!
Depois, não há muitas coisas fáceis no futebol, mas vencer na formação, com um pingo de qualidade (não precisa de ser muita) dos miúdos, abdicando de princípios formativos e, acrescentando, alguma desonestidade, não é, particularmente, difícil!
Na parte da desonestidade, é fácil entender: o que não faltam são miúdos mais velhos a jogarem nos escalões errados! E vai muito além dos grandes! Há poucos anos, vi um rapaz com 1,85m a jogar numa equipa do Grande Porto, nos sub-10! Foi fazer testes ao vsc... tinha 16/17 anos! Este é um caso que faz sorrir, mas há muitos outros... bem menos notados!
Depois, abdicar de princípios formativos é uma boa solução para ganhar! Se eu colocar uma equipa sub-15, com uma organização defensiva à prova de bala, com alguma qualidade, eu chego longe! Se acrescentar treinos de bola parada, jogo para a primeira metade da tabela! Uma vez mais, há equipa de miúdos a treinarem bolas paradas em mais de um terço dos treinos semanais! E resulta em vitórias! Então se reduzir o escalão, são vitórias garantidas! Eu cheguei a ver equipas de sub-10, um escalão em que os cantos são curtos, com 5 e 6 soluções de cantos diferentes, todas impecavelmente ensaiadas! Ainda nos sub-10, escalão em que não há foras-de-jogo, eu cheguei a ver equipas (...cheguei a ver uma equipa do nosso FCP...), que plantavam um miúdo na área do adversário e defendiam com menos um, para garantir golos no contra-ataque! Legal? Sem dúvida! Contributo para o processo formativo? Nulo, na minha opinião!
Ninguém joga para perder e ganhar é bom! Não refuto isso! Mas, está muito longe de ser esse o objetivo final da formação!
Regressando ao ponto de partida, sobre os motivos porque é que o FCP ganha muito menos do que ganhava noutros tempos! Há muitas razões, algumas endógenas (que entroncam na nossa própria incompetência, em más decisões do passado) e muitas exógenas, que têm a ver com a forma como o mundo desportivo mudou!