Depois de no ano passado ter pedido tanto a saída de SC em vários momentos, neste momento quase que me arrependo do que pedi. O típico "be careful with what you wish for".
Em teoria, Vitor Bruno preenchia todos os requisitos para ter sucesso: conhecia o plantel, o plantel gostava dele, tinha aprendido com um dos treinadores mais bem sucedidos da história do FCP, e tinha um registo muito positivo de vitórias cada vez que tinha orientado a equipa nas múltiplas suspensões do SC, onde até fazia conferências de imprensa airosas.
Na prática, infelizmente, VB tem provado que a teoria de Peter não existe por acaso. Todos estes atributos que nós percebíamos como positivos,. apenas o eram num contexto de treinador adjunto, mas revelam-se insuficientes - para não dizer inexistentes - como treinador principal.
A análise que faço de VB até agora, é:
- Futebol fraco, previsível, e sem ideias.
- Falta de jogo interior. Tudo muito lateralizado.
- Dificuldade em encontrar espaços, consequência da excessiva lateralização do jogo.
- Má gestão dos jogadores.
- Inexplicável como Otávio reaparece a titular sem razão aparente para afastar Djaló.
- Afastamento de Iván Jaime, apesar dos bons jogos que tinha feito (se bem que o padrão já tinha sido criado com SC, por isso dou de barato que exista algo que desconhecemos)
- Péssima gestão das jovens pérolas, lançando-as em alturas muito difíceis dos jogos em que se pede alguém com mais experiência e calo, colocando-as sob pressão desnecessária e que talvez nem tenham capacidade para lidar.
- Péssima comunicação.
- Exige-se que um treinador de um clube como o FCP saiba comunicar de forma clara, sucinta e fluída.
- Falta de carisma e capacidade de mobilizar jogadores e adeptos.
- Difícil de nos habituarmos quando o treinador anterior, com todos os defeitos, tinha esta capacidade para dar e vender.
- Isto resulta numa [aparente] falta de capacidade de fazer o universo portista acreditar, desde jogadores a adeptos, que é possível dar a volta a esta sequência negra de jogos. Tenho sérias dúvidas que mesmo os jogadores acreditem que conseguem sair deste momento com este treinador.
Quis muito dar o benefício da dúvida a VB, e claro que quis que ganhasse. Nada está perdido (a não ser a Taça), e recorrendo aos clichés habituais, só dependemos de nós para ganhar tudo. Mas a verdade é que o que eu sinto é que não posso nem quero depender de VB para nos levar a esses triunfos, porque simplesmente, e com muita pena minha, não vejo nele as capacidades de liderança necessárias para tal feito.
Sim, estamos numa posição difícil, tanto como equipa de futebol, tanto como clube, e não nos podemos dar ao luxo de trazer qualquer treinador, e nem qualquer treinador aceita vir para
este FCP. Mas, caraças, alguém com mais capacidade tem que haver! Alguém que consiga pôr esta equipa a pelo menos ganhar os jogos contra os Moreirenses e Famalicões da vida. Apesar de vir aí uma série de jogos teoricamente fáceis, tenho sérias dúvidas que esta equipa e este treinador tenham capacidade de os ganhar todos e sair deste momento. Aliás, neste momento acredito que têm mais capacidade de os complicar do que os resolver.
Estou frustrado, e sim, o jogo de ontem foi muito injusto, mas olhando friamente para o problema, constato que VB não é a solução para o mesmo, e por isso é que espero que saia o quanto antes.