Actualidade Nacional

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,121
18,771
33
Vila Das Aves
os desacatos que aconteceram depois são umas coisa,
a interacção entre os policias e o suspeito é outra.

claro que que não haver faca muda bastante a situação.

não percebo onde é que importei problemas dos states...

eu não estou a usar a ausência da faca para justificar incêndios de autocarros, carros, etc...
mas o contrário já ouvi, tentarem colar uma morte aos protestos dos dias seguintes, como se fosse o morto que anda a incendiar cenas...
O pessoal que tenha Instagram que vá ouvir o que o ex-PSP Faria Dias respondeu aos seus seguidores sobre este caso.

Palavras dele:

O rapaz mesmo não tendo sacado da faca (até podia estar dentro da bolsa), se já fosse conhecido dos agentes, sobretudo por ser violento para com a polícia, os agentes têm toda a legitimidade em usar a arma caso ele avançasse em direção ao agente que disparou ou a algum dos colegas, ainda para mais quando havia um histórico de ordens dadas pela polícia que o suspeito não acatou.

Obviamente mais legitimidade tem a polícia se o rapaz avançou para os agentes de faca em punho..

Uma situação que ele refere também pelo facto do agente ser novinho, é que simplesmente não há polícias porque a profissão deixou de ser atrativa. Para terem uma noção, em 2001 haviam 5000 candidatos para 500 vagas. Hoje haverão quantos?

Porque é que a classe política em vez de andarem a incendiar ainda mais os ânimos, não discute reformas que tornem a profissão de polícia muito mais atrativa?

Se calhar os agentes que abordaram este suspeito eram novinhos porque se calhar o comandante não tinha mais ninguém com experiência...

Basicamente, se o rapaz tivesse parado o carro, se calhar a esta hora estava vivo para poder continuar o seu "activismo".

Viking

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2016
15,282
14,541
os desacatos que aconteceram depois são umas coisa,
a interacção entre os policias e o suspeito é outra.

claro que que não haver faca muda bastante a situação.

não percebo onde é que importei problemas dos states...

eu não estou a usar a ausência da faca para justificar incêndios de autocarros, carros, etc...
mas o contrário já ouvi, tentarem colar uma morte aos protestos dos dias seguintes, como se fosse o morto que anda a incendiar cenas...
São as opiniões extremadas. Da mesma forma que se tentou passar a narrativa que a polícia/ ou o polícia atirou a matar colando a mesma acção a racismo.

Deve haver ponderação na análise. Como é lógico nós já somos seres falíveis, e certamente haverá muito polícia a falhar. Mas quero acreditar, como comum mortal com direito a opinião, se um polícia atira a matar, é porque teve motivos para tal, para chegar a esse extremo.

Contudo, e friso bem essa parte, é lamentável a situação ter chegado a este ponto.

Cheue

12 Maio 2016
23,575
37,446
Conquistas
7
108
Olha o tal exemplo @Cheue

"Uma vomba atómeca é que era para matar o paíz todu"

Depois só varia se for para "eliminar os monhés" que são todos terroristas pela possível acção de um (que pode nem ser da dita etnia sequer basta sugerir)
Ou eliminar os "racistas" que somos todos nós pela acção de um (que pode nem ter feito merda por racismo, basta sugerir).

Ler isto quase me faz perder neurónios.
são delírios

para mostrar que são tão mega boas pessoas que até achavam bem que destruissem o cristo rei como forma de protesto pelo apartheid tuga.

Cheue

12 Maio 2016
23,575
37,446
Conquistas
7
108
O pessoal que tenha Instagram que vá ouvir o que o ex-PSP Faria Dias respondeu aos seus seguidores sobre este caso.

Palavras dele:

O rapaz mesmo não tendo sacado da faca (até podia estar dentro da bolsa), se já fosse conhecido dos agentes, sobretudo por ser violento para com a polícia, os agentes têm toda a legitimidade em usar a arma caso ele avançasse em direção ao agente que disparou ou a algum dos colegas, ainda para mais quando havia um histórico de ordens dadas pela polícia que o suspeito não acatou.

Obviamente mais legitimidade tem a polícia se o rapaz avançou para os agentes de faca em punho..

Uma situação que ele refere também pelo facto do agente ser novinho, é que simplesmente não há polícias porque a profissão deixou de ser atrativa. Para terem uma noção, em 2001 haviam 5000 candidatos para 500 vagas. Hoje haverão quantos?

Porque é que a classe política em vez de andarem a incendiar ainda mais os ânimos, não discute reformas que tornem a profissão de polícia muito mais atrativa?

Se calhar os agentes que abordaram este suspeito eram novinhos porque se calhar o comandante não tinha mais ninguém com experiência...

Basicamente, se o rapaz tivesse parado o carro, se calhar a esta hora estava vivo para poder continuar o seu "activismo".
epa, sem faca perde a legitimidade.
pode-se dizer que ele não queria matar, não disparou por racismo nem por isto nem por aquilo...(é o que eu acredito que se passou)
...mas fez mal o seu trabalho.
como acontece com todos, a diferença com os polícias é que fazer mal o trabalho pode resultar no que resultou.

os polícias vão sempre defender até ao extremo os outros polícias, sinceramente acho que têm a opinião tão enviesada como um Mamadou Bá do outro lado.

• Like
Reações: SafariNasCuecas

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,121
18,771
33
Vila Das Aves
epa, sem faca perde a legitimidade.
pode-se dizer que ele não queria matar, não disparou por racismo nem por isto nem por aquilo...(é o que eu acredito que se passou)
...mas fez mal o seu trabalho.
como acontece com todos, a diferença com os polícias é que fazer mal o trabalho pode resultar no que resultou.

os polícias vão sempre defender até ao extremo os outros polícias, sinceramente acho que têm a opinião tão enviesada como um Mamadou Bá do outro lado.
Não me parece que a opinião dele seja enviesada, até porque se analisar-mos bem faz todo sentido.

Repara, se sabes que o individuo que vais abordar é perigoso, que tem histórico de ser violento (especialmente contra a policia) e havendo a hipótese de este estar armado, numa reação mais violenta por parte dele, obviamente que a policia não se vai defender com rosas.

Tal como ele refere num dos storys do Instagram, os policias ditos "normais" não são treinados para lutas corpo a corpo, o que poderá vir daí a reação do agente que disparou.

Este assunto acaba por ir dar sempre ao mesmo sítio: se o rapaz tivesse acatado a ordem para encostar o carro, não haveria nada disto.

Cheue

12 Maio 2016
23,575
37,446
Conquistas
7
108
Não me parece que a opinião dele seja enviesada, até porque se analisar-mos bem faz todo sentido.

Repara, se sabes que o individuo que vais abordar é perigoso, que tem histórico de ser violento (especialmente contra a policia) e havendo a hipótese de este estar armado, numa reação mais violenta por parte dele, obviamente que a policia não se vai defender com rosas.

Tal como ele refere num dos storys do Instagram, os policias ditos "normais" não são treinados para lutas corpo a corpo, o que poderá vir daí a reação do agente que disparou.

Este assunto acaba por ir dar sempre ao mesmo sítio: se o rapaz tivesse acatado a ordem para encostar o carro, não haveria nada disto.
primeiro é preciso que seja esse o caso, que tenha mesmo esse histórico contra a polícia, e que o tenham reconhecido.
se.
o que mesmo assim serve para os meter mais em alerta mas não justifca se foi usada força desnecessária.

e depois, ainda assim, eram 2 policias, se ele atacou aos murros e pontapés, só tinham que lhe dar porrada até o imobilizar.

esta história com a faca estava completamente justificada, a partir do momento que não há faca torna-se injustificada.
depois é questão de saber se foi incompetência, negligência ou o que foi...

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,121
18,771
33
Vila Das Aves
primeiro é preciso que seja isso o caso, que tenha mesmo esse histórico contra a polícia, e que o tenham reconhecido.
se.
o que mesmo assim serve para os meter mais em alerta mas não justifca se foi usada força desnecessária.

e depois, ainda assim, eram 2 policias, se ele atacou aos murros e pontapés, só tinham que lhe dar porrada até o imobilizar.

esta história com a faca estava completamente justificada, a partir do momento que não há faca torna-se injustificada.
depois é questão de saber se foi incompetência, negligência ou o que foi...
Existem tantas versões, que vai-se a ver e o gajo atacou a policia com um dildo.

• Haha
Reações: Cheue

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,612
10,999
Esmoriz

Palavras dele:

olhando para o cadastro do Odair não tinha histórico de ser violento com a polícia.
Tinha estado preso por roubo e por recepção e mais tarde por conduzir sobre o efeito de alcool e estupefacientes.
Parecia estar limpo desde 2016. Olhando para o cadastro e para os testemunhos dos vizinhos, parecia ser um ex-preso em recuperação, integrado, com uma vida normal.

Se calhar isso explica a razão de ter fugido da polícia. Vem de uma festa às 5:30, passa uma linha continua, a polícia topa, já tinha bebido uns copos, já tinha estado preso por causa disso, não quer passa de novo pelo mesmo por causa de uma merdice de uma linha continua, entra em pânico, foge e o resto é estupidez de quem se calhar não estava muito sóbrio para tomar a melhor decisão. Isto não é uma justificação mas parece ser uma causa plausível.

• Like
Reações: Czarli9 e Cheue

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,176
10,342
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
essa questão é ao contrário.

é pensar porque é que pessoas lgbt, trans, neurodivergentes, etc, etc... são quase todas de esquerda e muitas vezes muito à eswuerda.
é óbvio porquê.
Eu acho piada é fazerem disso toda a sua identidade. E depois têm sempre estes takes completamente alucinados, muito próprios desta gente.