A circuncisão é uma prática mais que estudada cientificamente e francamente aconselhada em termos médicos.
Usar circuncisão como mutiliação genital é o tipo de observação de cancelamento e de recusa da ciência.
Tive a sorte de não necessitar mas amigos meus chegaram aos 30 com problemas e tiveram de a fazer.
E a taxa de malta que faz é bem alta e não são judeus
Eu fui circuncisado aos 7/8 anos por razões de saúde, felizmente, portanto essa da recusa da ciência não é para mim.
Estás a confundir a circuncisão como prática relacionada com a saúde com a circuncisão por motivos religiosos.
Em Israel (e em vários países islâmicos, porque não são assim tão diferentes), a taxa de circuncisão é superior a 95%. Na esmagadora maioria dos casos, assumido pelos próprios, apenas por motivos religiosos.
Na Europa, a taxa de circuncisão não passa dos 10%. Lá está, como não há motivos religiosos para fazê-la, restam os casos de saúde.
O caso do teu amigo terá sido um erro ou negligência médica ou dos pais, não sei. Precisava da operação, como precisava o rapaz que se matou por ter sido circuncisado (?!?)
A grande maioria dos homens não precisa de fazê-la. Muito menos aos 8 dias de vida.
Aliás, não é por acaso que países progressistas e desenvolvidos da Europa, como a Islândia ou a Dinamarca, estão a ponderar há alguns anos classificar a circuncisão como crime. Ponderar a nível de discussões no Parlamento.
Ou a autoridade de saúde dos Estados Unidos, que tem desaconselhado e desencorajado fortemente (com grande sucesso) a prática. Aliás, o Estado da Califórnia tem ponderado também classificar essa prática como crime.
Por motivos religiosos, claro. Por motivos de saúde, como é óbvio, se é necessário, tem de se fazer.
A mutilação genital feminina é um crime hediondo e punido - e muito bem - na Europa. Mas a mutilação genital masculina por motivos religiosos também é um crime.