Actualidade Internacional

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
18,013
8,423
46
Lisboa
Claro Huceimi nem viveu 3 anos na Alemanha Nazi radicado quando foi expulso da Palestina pelos ingleses e depois quando os Nazis davam a levar no cu para onde foi?
Beirute Líbano...que surpresa

Num conflito não podes exigir que um dos lados tenha a consideração humana pelo adversário, quando o próprio adversário não tem consideração pelo sua propria condicão
Pá, se achas que numa posição demográfica semelhante aos judeus na Alemanha nazi e sem petróleo os árabes teriam um tratamento diferente do dos judeus e dos ciganos, não ficas a dever muito à inteligência.

Última edição:

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,941
152,358
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mas uma criança árabe vale muito menos que uma criança judia.
Basta ver o comportamento dos líderes de cada um dos lados relativamente aos seus...
Isso é uma questão religiosa, e uma das grandes origens/facilitadores do fundamentalismo.
O esvaziamento de relevância da vida terrena é muito maior nos sectos mais fervorosamente religiosos do Islão, nada do que está na vida terrena interessa ou tem valor, a tua, a dos outros, porque tudo te irá depois advir e ser dado no além, após morte de qualquer forma desde que te submetas.
É mesmo uma questão filosófica até.
Nas outras religiões essa filosofia é mais equilibrada, há uma causa efeito na relação de tratamento do outro e do que te advém,.
São curiosidades ou parecem ser, mas ditam muito da potencialidade da criação da mentalidade extremista.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,805
46,052
Conquistas
7
109
Isso é uma questão religiosa, e uma das grandes origens/facilitadores do fundamentalismo.
O esvaziamento de relevância da vida terrena é muito maior nos sectos mais fervorosamente religiosos do Islão, nada do que está na vida terrena interessa ou tem valor, a tua, a dos outros, porque tudo te irá depois advir e ser dado no além, após morte de qualquer forma desde que te submetas.
É mesmo uma questão filosófica até.
Nas outras religiões essa filosofia é mais equilibrada, há uma causa efeito na relação de tratamento do outro e do que te advém,.
São curiosidades ou parecem ser, mas ditam muito da potencialidade da criação da mentalidade extremista.
não é muito diferente...
200w.gif

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,805
46,052
Conquistas
7
109
Claro Huceimi nem viveu 3 anos na Alemanha Nazi radicado quando foi expulso da Palestina pelos ingleses e depois quando os Nazis davam a levar no cu para onde foi?
Beirute Líbano...que surpresa

Num conflito não podes exigir que um dos lados tenha a consideração humana pelo adversário, quando o próprio adversário não tem consideração pelo sua propria condicão
o adversário não tem consideração pela condição dos seus civis, o que é diferente...
não se pode pegar nisso para desconsiderar a morte deles.

• Like
Reações: Czarli9 e Vlk

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,941
152,358
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
não é muito diferente...
Visualizar anexo 31023
É um bocado diferente e isso está relacionado com a influência da filosofia helénica e romana por exemplo no mundo ocidental, afinal o cristianismo foi difundido através do mundo helénico e romano e por cidadãos romanos helenizados.

Tens depois de descontar é o período medieval e onde a filosofia contida deixou de importar, porque as organizações religiosas se tornaram estados e os estados passam a governar-se por dinâmicas de poder e não filosofias e modos de vida.
O que leva depois a que tenhas tido o mesmo tipo de mentalidade que vês agora no fundamentalismo (sempre como instrumento de poder).
Felizmente ali pelos meados do sec. VII começamos a recuperar o pensamento filosófico que estava na origem dos pilares civilizacionais, e passou a haver de novo correspondência e causa efeito no que advém para os que têm fé, e o simples e fulcral princípio ético e respeito pela vida nos que não a têm, chamado humanismo. ;)

• Like
Reações: Cheue

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,805
46,052
Conquistas
7
109
É um bocado diferente e isso está relacionado com a influência da filosofia helénica e romana por exemplo no mundo ocidental, afinal o cristianismo foi difundido através do mundo helénico e romano e por cidadãos romanos helenizados.

Tens depois de descontar é o período medieval e onde a filosofia contida deixou de importar, porque as organizações religiosas se tornaram estados e os estados passam a governar-se por dinâmicas de poder e não filosofias e modos de vida.
O que leva depois a que tenhas tido o mesmo tipo de mentalidade que vês agora no fundamentalismo (sempre como instrumento de poder).
Felizmente ali pelos meados do sec. VII começamos a recuperar o pensamento filosófico que estava na origem dos pilares civilizacionais, e passou a haver de novo correspondência e causa efeito no que advém para os que têm fé, e o simples e fulcral princípio ético e respeito pela vida nos que não a têm, chamado humanismo. ;)
sim, não estava a comparar.
estava a dizer que o que pessoal extremista do isis e companhia não é muito diferente do que fazem os gajos do gif que meti do Mad Max - matam-se facilmente e até tentam ir com "estilo" e levar muitos com eles porque pensam que vão para Valhalla.

• Love
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,941
152,358
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
sim, não estava a comparar.
estava a dizer que o que pessoal extremista do isis e companhia não é muito diferente do que fazem os gajos do gif que meti do Mad Max - matam-se facilmente e até tentam ir com "estilo" e levar muitos com eles porque pensam que vão para Valhalla.
O que também já foi verdade no pessoal de outros "mottos" religiosos numa determinada era, foi o que tentei explicar, e que tal como nestes tempos, são todos soldadinhos dispensáveis numa estratégia de poder.
Por isso é que os líderes querem lá saber se morrem civís, mulheres, crianças e velhos.

• Like
Reações: Cheue

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
18,013
8,423
46
Lisboa

A forma como tu vês as crianças deles não tem que ser miminimamente influenciada pela forma como eles vêem as suas próprias crianças. E este princípio faz parte dos noss própria civilização ocidental.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,914
8,125
Bragança
Tenho poucas dúvidas que isto seja a estratégia do Netanyahu para favorecer o Trump nas eleições. Enquanto a guerra durar, isto só vai retirar votos aos democratas. Despois, se o Trump ganhar vai ser muito mais favorável às pretensões dos radicais da extrema direita israelita. Parece-me uma matemática simples.
Porque no mandato do Trump foi assim certo ? Infelizmente Guerras não é nada que se possa apor ao Trump... O Trump é anti guerras, não por ser pacifista ... Porque sempre foi um homem de negócios e os homens de negócios sabem que a guerra é má para os negócios. É boa para uma indústria ou outra ??? Sim...mas no geral é péssima para a economia. Houve recessões por causa de guerras...e o Trump sabe disso.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,941
152,358
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A forma como tu vês as crianças deles não tem que ser miminimamente influenciada pela forma como eles vêem as suas próprias crianças. E este princípio faz parte dos noss própria civilização ocidental.
Eu falei ali em cima no humanismo.
E é isso mesmo, os líderes podem desprezar no seu fundamentalismo as suas crianças, mulheres, velhos, enfermos e civís, obviamente que tu não tens de fazer o mesmo, pelo contrário.

O meu objetivo era explicar um pouco os fundamentos do mindset fundamentalista, origens, que o mesmo já foi partilhado numa certa era de fervores etc.
Eu sou o gajo dos contextos históricos e filosóficos para os temas fraturantes ;)

• Like
Reações: Vlk

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,914
8,125
Bragança
É revoltante o nível de descaramento com que Israel está a intensificar as tensões no Líbano. O mais preocupante é que parecem estar a alcançar o objetivo de envolver os EUA a sério e ter a guerra que tanto querem.
Já ouviste falar da Guerra dos 6 dias ?
Israel não precisa dos estados unidos para nada. Nunca um militar americano lutou uma guerra por Israel.
Já lutaram guerras pela Europa, pela Coreia do sul, pelo Vietname do sul, pelo Kuwait ...
Por Israel nunca.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,914
8,125
Bragança
Vou ali verter uma lágrima, por gajos para quem uma mulher vale menos que um cão....
Gajos que atiram com gays dos telhados...
Gajos que apedrejam mulheres adúlteras....que se deixaram violar.
Cada vez que morre um clérigo xiita só me apetece beber um fino...fdx...

Última edição:

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
18,013
8,423
46
Lisboa
Eu falei ali em cima no humanismo.
E é isso mesmo, os líderes podem desprezar no seu fundamentalismo as suas crianças, mulheres, velhos, enfermos e civís, obviamente que tu não tens de fazer o mesmo, pelo contrário.

O meu objetivo era explicar um pouco os fundamentos do mindset fundamentalista, origens, que o mesmo já foi partilhado numa certa era de fervores etc.
Eu sou o gajo dos contextos históricos e filosóficos para os temas fraturantes ;)
Pronto, mas por isso mesmo é que eu digo que desprezar a vida de civis palestinianos é exatamemte o mesmo mindset que o do hamas em relação aos civis israelitas.
E seres contra esse mindset inclui não matares um terrorista do hamas quando sabes que também vais matar um civil inocente.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
18,013
8,423
46
Lisboa
Vou ali verter uma lágrima, por gajos para quem uma mulher vale menos que um cão....
Gajos que atiram com gays dos telhados...
Gajos que apedrejam mulheres adúlteras....que se deixaram violar.
Casa vez que morre um clérigo xiita só me apetece beber um fino...fdx...
Nem tu nem ninguém por aqui. Mas aposto que se alguém limpar um gajo responsável pela morte de dezenas de milhares de crianças como o Netanyahu já vais parecer uma Maria Madalena.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,941
152,358
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Pronto, mas por isso mesmo é que eu digo que desprezar a vida de civis palestinianos é exatamemte o mesmo mindset que o do hamas em relação aos civis israelitas.
E seres contra esse mindset inclui não matares um terrorista do hamas quando sabes que também vais matar um civil inocente.
Eu também penso assim, mas a questão é que eu, não estou lá, e como sempre é fácil falar daqui.
A execução de tal pensamento e princípio, naquele ambiente, é extremamente difícil e pernicioso.
Porque se reparares eu se estivesse de armas apontadas a um terrorista iria querer furar o gajo com todas as forças.
E simultaneamente não sei se conseguiria viver com a morte de uma criança nas mãos.
É um conflito interno.

Mas mais uma vez para mim, para ti é fácil colocarmos as coisas assim claras nos nossos princípios, porque simplesmente estamos aqui num sábado solarengo com as nossas famílias em segurança num plácido lugar.

Olha no entanto concordo ali com @wolfheart relativamente aos clérigos xiitas, por mim podiam todos ter assim um AVCzito noturno e irem conhecer Alá, principalmente os do Irão, para ver se libertam um país das garras das trevas.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
18,013
8,423
46
Lisboa
Eu também penso assim, mas a questão é que eu, não estou lá, e como sempre é fácil falar daqui.
A execução de tal pensamento e princípio, naquele ambiente, é extremamente difícil e pernicioso.
Porque se reparares eu se estivesse de armas apontadas a um terrorista iria querer furar o gajo com todas as forças.
E simultaneamente não sei se conseguiria viver com a morte de uma criança nas mãos.
É um conflito interno.

Mas mais uma vez para mim, para ti é fácil colocarmos as coisas assim claras nos nossos princípios, porque simplesmente estamos aqui num sábado solarengo com as nossas famílias em segurança num plácido lugar.

Olha no entanto concordo ali com @wolfheart relativamente aos clérigos xiitas, por mim podiam todos ter assim um AVCzito noturno e irem conhecer Alá, principalmente os do Irão, para ver se libertam um país das garras das trevas.
Claro que é diferente de estar lá e se tivesse sofrido na própria pele só ia querer que o outro lado ardesse, fosse ele qual fosse. Mas... guess what? não estamos lá, estamos cá e temos distância suficiente para termos opiniões com base em princípios e não em emoções pessoais.

• Like
Reações: Edgar Siska

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,914
8,125
Bragança
Imagino-te de mão no queixo com ar todo presunçoso. Que figurinha.
Eu imagino-te ocupado, á procura no wikipedia do número de Marines, Seals, e Deltas, que morreram nas Guerras de israel.
Espera aí estás a falar de apoio americano em dinheiro e armas a Israel ?
E os outros ? Dinheiro do Irão, armas da Rússia e China... Sauditas esses pobrezinhos ...

Estado
Não está aberto para novas respostas.