Actualidade Nacional

joaovilasboas

Bancada lateral
4 Maio 2024
681
1,069
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Já tivemos grandes incêndios em Setembro e Outubro. Este assunto enerva-me mais que qualquer outro. Enoja-me todos os anos ouvir e ver as mesmas coisas quando este sim, podia ser um problema mais ou menos tratado, atirando com dinheiro para cima e alguma vontade.
Não há muito que possas fazer em casos de fogo posto, modalidade que representa a maioria dos incêndios.

Claro, a Administração pode ser incompetente, p.e. Pedrógão e Madeira.
 

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,331
2,614
Vila Nova de Gaia, 1981
Não há muito que possas fazer em casos de fogo posto, modalidade que representa a maioria dos incêndios.

Claro, a Administração pode ser incompetente, p.e. Pedrógão e Madeira.
Há sempre algo que pode ajudar a diminuir. Se não houver "combustível" para o fogo se espalhar eles bem podem tentar. Não acabava com os incêndios, mas diminuía a velocidade de propagação. Se aumentarmos os meios de combate ainda melhor.em vez de arder 10 arde só 5.E não me fodam que os terrenos são privados etc etc. Se o Estado pode fazer cumprir certas normas, "entrando" até por vezes no espaço pessoal do cidadão ou família, também pode muito bem arranjar maneira para essa situação dos terrenos privados. É preciso é vontade. Pedir helicópteros emprestados? Mas isto cabe na cabeça de alguem? Temos que ter os nossos próprios,de prontidão e quantos mais melhor!!! Não há guito pensassem nisso a 30 anos atrás quando já ardia com fartura. E por aí fora...isto não é uma situação política direita-esquerda.. neste ponto não pode haver ideais.
 
Última edição:

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,836
18,055
33
Vila Das Aves
Já tivemos grandes incêndios em Setembro e Outubro. Este assunto enerva-me mais que qualquer outro. Enoja-me todos os anos ouvir e ver as mesmas coisas quando este sim, podia ser um problema mais ou menos tratado, atirando com dinheiro para cima e alguma vontade.
Podemos atirar o dinheiro que quisermos para cima que o problema não se vai resolver.

Primeiro, temos o "tio Zé" lá da beira que está-se a marimbar se queima as sobras agrícolas em tempo quente ou não.
Segundo, em 10 pessoas, se calhar só 2 é que estariam dispostos a ingressar nos bombeiros.

Uma coisa eu concordo, devia haver dinheiro para a renovação da frota automóvel dos bombeiros, sejam voluntários ou não.
Ainda ontem deu imagens de um camião avariado em pleno incêndio, que pelo aspeto devia ser dos anos 80..

Se há dinheiro para renovar a frota automóvel do governo...
 
  • Like
Reações: LuisFreitas

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,331
2,614
Vila Nova de Gaia, 1981
Podemos atirar o dinheiro que quisermos para cima que o problema não se vai resolver.

Primeiro, temos o "tio Zé" lá da beira que está-se a marimbar se queima as sobras agrícolas em tempo quente ou não.
Segundo, em 10 pessoas, se calhar só 2 é que estariam dispostos a ingressar nos bombeiros.

Uma coisa eu concordo, devia haver dinheiro para a renovação da frota automóvel dos bombeiros, sejam voluntários ou não.
Ainda ontem deu imagens de um camião avariado em pleno incêndio, que pelo aspeto devia ser dos anos 80..

Se há dinheiro para renovar a frota automóvel do governo...
Nunca se revolve totalmente. Obvio
Mas como disse se arder só 5 em vez de 10 já era bom
 
Última edição:

Mihaly Siska

Tribuna
3 Junho 2014
3,296
3,868
Já tivemos grandes incêndios em Setembro e Outubro. Este assunto enerva-me mais que qualquer outro. Enoja-me todos os anos ouvir e ver as mesmas coisas quando este sim, podia ser um problema mais ou menos tratado, atirando com dinheiro para cima e alguma vontade.
No ano de Pedrogão tivemos muitos problemas também em outubro. Lembro-me de um domingo à tarde salvo erro que ali para os lados de Coimbra/Lousã foi um pesadelo.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,697
9,829
Esmoriz
Há sempre algo que pode ajudar a diminuir. Se não houver "combustível" para o fogo se espalhar eles bem podem tentar. Não acabava com os incêndios, mas diminuía a velocidade de propagação. Se aumentarmos os meios de combate ainda melhor.em vez de arder 10 arde só 5.E não me fodam que os terrenos são privados etc etc. Se o Estado pode fazer cumprir certas normas, "entrando" até por vezes no espaço pessoal do cidadão ou família, também pode muito bem arranjar maneira para essa situação dos terrenos privados. É preciso é vontade. Pedir helicópteros emprestados? Mas isto cabe na cabeça de aguem? Temos que ter os nossos próprios,de prontidão e quantos mais melhor!!! Não há guito pensassem nisso a 30 anos atrás quando já ardia com fartura. E por aí fora...isto não é uma situação política direita-esquerda.. neste ponto não pode haver ideais.
Houve incêndios enormes recentemente no Canadá, California, Grécia, Austrália, só para referir os mais mediáticos. Infelizmente há características de vento, terrenos secos, calor extremo que tornam este tipo de incêndios incontroláveis.
acredito que muitos sejam evitados com reforço de meios mas isso é um daqueles dados que não são mensuráveis.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,697
9,829
Esmoriz
No ano de Pedrogão tivemos muitos problemas também em outubro. Lembro-me de um domingo à tarde salvo erro que ali para os lados de Coimbra/Lousã foi um pesadelo.
Sim, morreram 50 e tal pessoas. O fumo era tanto que chegaram a haver voos cancelados, julgo. Depois por volta de dia 15, choveu, a temperatura desceu uns 15 graus e a coisa acalmou.
 

Mikev

Lugar Anual
14 Novembro 2023
1,264
2,457
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Vi uma notícia à pouco tempo em que este ano tivemos muitos menos fogos comparado a anos anteriores e agora isto.
Já em meados de Setembro...
Das piores coisas que se pode assistir. Pessoas a ficarem sem casas/terrenos e para muitos o trabalho de uma vida..
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,836
18,055
33
Vila Das Aves
Houve incêndios enormes recentemente no Canadá, California, Grécia, Austrália, só para referir os mais mediáticos. Infelizmente há características de vento, terrenos secos, calor extremo que tornam este tipo de incêndios incontroláveis.
acredito que muitos sejam evitados com reforço de meios mas é isso é um daqueles dados que não são mensuráveis.
O reforço dos meios é sempre meio que ingrato.

Como ontem disse um dos comandantes habituais na TV, os meios de reforço podem estar a deslocar-se para uma determinada zona e basta uma mudança no vento e já serem necessários noutro lado qualquer.
 

Mihaly Siska

Tribuna
3 Junho 2014
3,296
3,868
Todos os anos a mesma merda. Mais tarde ou mais cedo há uns dias de terror com os fogos. Tao certo como a morte. Puta que pariu. Lembro-me desde que sou gente de todos os anos as mesmas conversas, os mesmos problemas e as mesmas soluçoes nunca postas em pratica.É um loop, Isto serve para os incendios, para as escolas, para os hospitais, para a sociedade, para tudo. Po caralho com esta politica de 4 anos que todos os governos usam para os outros nao poderem usufruir. Nao sao capazes de pensar a medio prazo sempre com medo de favorecer o proximo que pode nao ser da mesma cor.
Completamente de acordo, mas quem tenta reformar é castigado nas urnas. Daí que não se reforme. Os políticos são o espelho do povo. E enquanto povo temos que crescer muito, embora haja muitas e honrosas excepções, naturalmente.
 
  • Like
Reações: LuisFreitas

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,697
9,829
Esmoriz
O reforço dos meios é sempre meio que ingrato.

Como ontem disse um dos comandantes habituais na TV, os meios de reforço podem estar a deslocar-se para uma determinada zona e basta uma mudança no vento e já serem necessários noutro lado qualquer.
Quando me referi a reforço de meios era mais na prevenção, na vigia ou em ter equipas prontas a actuar logo ao primeiro alerta.

Mas pronto, isso é a situação ideal, num dia como de hoje (não chove há dois meses, está vento forte sem nenhuma direcção em particular, está muito calor) não quer dizer que faça milagres.

já não me lembro se foi este ano ou no ano passado mas houve um incêndio gigantesco num parque nacional do Canadá e foi impossível controlar o fogo. Vi há pouco uma reportagem sobre isso (deve ter sido no Verão passado, portanto) e o que me chamou mais à atenção é a forma como protegem as habitações , seja nos materiais de construção, seja com um perímetro de segurança.
Sei que são características de terreno e demográficas completamente diferentes mas em Portugal temos eucaliptais a entrar praticamente pelas casas das pessoas adentro. Isso também não ajuda.
 
  • Like
Reações: LuisFreitas

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,836
18,055
33
Vila Das Aves
Curioso que até agora não existe nenhuma reação a esta tragédia por parte do poder político...e porquê?

Cuzinho apertado, independentemente da cor política.

Andam aqueles senhores todos na assembleia da república a discutir casos e casinhos e depois metem outras prioridades para o país debaixo do tapete, o que importa discutir são ajudas de custo aos deputados e afins.

Quando infelizmente caiu o helicóptero na Régua, o nosso primeiro ministro demorou 1h a aparecer ao local...
 
  • Like
Reações: Portista Azul