Já tivemos grandes incêndios em Setembro e Outubro. Este assunto enerva-me mais que qualquer outro. Enoja-me todos os anos ouvir e ver as mesmas coisas quando este sim, podia ser um problema mais ou menos tratado, atirando com dinheiro para cima e alguma vontade.Mas por acaso este ano estão a vir bem tarde, pensava que já se tinhamos safado.
Tão triste ver o distrito onde nasci a arder, ano após anoHá 3 incêndios perto. Sever do Vouga, O. de Azeméis e Albergaria
Não há muito que possas fazer em casos de fogo posto, modalidade que representa a maioria dos incêndios.Já tivemos grandes incêndios em Setembro e Outubro. Este assunto enerva-me mais que qualquer outro. Enoja-me todos os anos ouvir e ver as mesmas coisas quando este sim, podia ser um problema mais ou menos tratado, atirando com dinheiro para cima e alguma vontade.
Há sempre algo que pode ajudar a diminuir. Se não houver "combustível" para o fogo se espalhar eles bem podem tentar. Não acabava com os incêndios, mas diminuía a velocidade de propagação. Se aumentarmos os meios de combate ainda melhor.em vez de arder 10 arde só 5.E não me fodam que os terrenos são privados etc etc. Se o Estado pode fazer cumprir certas normas, "entrando" até por vezes no espaço pessoal do cidadão ou família, também pode muito bem arranjar maneira para essa situação dos terrenos privados. É preciso é vontade. Pedir helicópteros emprestados? Mas isto cabe na cabeça de alguem? Temos que ter os nossos próprios,de prontidão e quantos mais melhor!!! Não há guito pensassem nisso a 30 anos atrás quando já ardia com fartura. E por aí fora...isto não é uma situação política direita-esquerda.. neste ponto não pode haver ideais.Não há muito que possas fazer em casos de fogo posto, modalidade que representa a maioria dos incêndios.
Claro, a Administração pode ser incompetente, p.e. Pedrógão e Madeira.
Podemos atirar o dinheiro que quisermos para cima que o problema não se vai resolver.Já tivemos grandes incêndios em Setembro e Outubro. Este assunto enerva-me mais que qualquer outro. Enoja-me todos os anos ouvir e ver as mesmas coisas quando este sim, podia ser um problema mais ou menos tratado, atirando com dinheiro para cima e alguma vontade.
Nunca se revolve totalmente. ObvioPodemos atirar o dinheiro que quisermos para cima que o problema não se vai resolver.
Primeiro, temos o "tio Zé" lá da beira que está-se a marimbar se queima as sobras agrícolas em tempo quente ou não.
Segundo, em 10 pessoas, se calhar só 2 é que estariam dispostos a ingressar nos bombeiros.
Uma coisa eu concordo, devia haver dinheiro para a renovação da frota automóvel dos bombeiros, sejam voluntários ou não.
Ainda ontem deu imagens de um camião avariado em pleno incêndio, que pelo aspeto devia ser dos anos 80..
Se há dinheiro para renovar a frota automóvel do governo...
No ano de Pedrogão tivemos muitos problemas também em outubro. Lembro-me de um domingo à tarde salvo erro que ali para os lados de Coimbra/Lousã foi um pesadelo.Já tivemos grandes incêndios em Setembro e Outubro. Este assunto enerva-me mais que qualquer outro. Enoja-me todos os anos ouvir e ver as mesmas coisas quando este sim, podia ser um problema mais ou menos tratado, atirando com dinheiro para cima e alguma vontade.
Houve incêndios enormes recentemente no Canadá, California, Grécia, Austrália, só para referir os mais mediáticos. Infelizmente há características de vento, terrenos secos, calor extremo que tornam este tipo de incêndios incontroláveis.Há sempre algo que pode ajudar a diminuir. Se não houver "combustível" para o fogo se espalhar eles bem podem tentar. Não acabava com os incêndios, mas diminuía a velocidade de propagação. Se aumentarmos os meios de combate ainda melhor.em vez de arder 10 arde só 5.E não me fodam que os terrenos são privados etc etc. Se o Estado pode fazer cumprir certas normas, "entrando" até por vezes no espaço pessoal do cidadão ou família, também pode muito bem arranjar maneira para essa situação dos terrenos privados. É preciso é vontade. Pedir helicópteros emprestados? Mas isto cabe na cabeça de aguem? Temos que ter os nossos próprios,de prontidão e quantos mais melhor!!! Não há guito pensassem nisso a 30 anos atrás quando já ardia com fartura. E por aí fora...isto não é uma situação política direita-esquerda.. neste ponto não pode haver ideais.
Sim, morreram 50 e tal pessoas. O fumo era tanto que chegaram a haver voos cancelados, julgo. Depois por volta de dia 15, choveu, a temperatura desceu uns 15 graus e a coisa acalmou.No ano de Pedrogão tivemos muitos problemas também em outubro. Lembro-me de um domingo à tarde salvo erro que ali para os lados de Coimbra/Lousã foi um pesadelo.
O reforço dos meios é sempre meio que ingrato.Houve incêndios enormes recentemente no Canadá, California, Grécia, Austrália, só para referir os mais mediáticos. Infelizmente há características de vento, terrenos secos, calor extremo que tornam este tipo de incêndios incontroláveis.
acredito que muitos sejam evitados com reforço de meios mas é isso é um daqueles dados que não são mensuráveis.
Completamente de acordo, mas quem tenta reformar é castigado nas urnas. Daí que não se reforme. Os políticos são o espelho do povo. E enquanto povo temos que crescer muito, embora haja muitas e honrosas excepções, naturalmente.Todos os anos a mesma merda. Mais tarde ou mais cedo há uns dias de terror com os fogos. Tao certo como a morte. Puta que pariu. Lembro-me desde que sou gente de todos os anos as mesmas conversas, os mesmos problemas e as mesmas soluçoes nunca postas em pratica.É um loop, Isto serve para os incendios, para as escolas, para os hospitais, para a sociedade, para tudo. Po caralho com esta politica de 4 anos que todos os governos usam para os outros nao poderem usufruir. Nao sao capazes de pensar a medio prazo sempre com medo de favorecer o proximo que pode nao ser da mesma cor.
Quando me referi a reforço de meios era mais na prevenção, na vigia ou em ter equipas prontas a actuar logo ao primeiro alerta.O reforço dos meios é sempre meio que ingrato.
Como ontem disse um dos comandantes habituais na TV, os meios de reforço podem estar a deslocar-se para uma determinada zona e basta uma mudança no vento e já serem necessários noutro lado qualquer.
É preciso cuidado com os drones, quando há meios de combate aéreos nas redondezas. è proibido por lei se não estou em erro....e faz sentido que seja.