Clube dos calimeros

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,532
16,009
Conquistas
7
62
Porto
Falcao foi superior, pelo que mostrou (e ganhou) cá e lá fora.

Mas o Gyokeres é um concorrente à altura, jogador fabuloso.
Vejo dois níveis completamente diferentes num e noutro, não tirando o brilhantismo do sueco. Falcao é outra estratosfera, provavelmente só daqui a 30 anos vai haver outro igual em Portugal. Neste século existe Falcao, Jardel, um buraco e depois os restantes. Mas estes dois são os 9's nível Real Madrid, nível top 5 Ballon d'Or, nível Bota d'Ouro, nível arrastar equipas para ganhar competições europeias. Nível indiferente se o jogo é contra o Desportivo das Aves ou contra o Real Madrid. Todos os outros estão muito abaixo.
 

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
5,508
9,821
A única coisa que me faz confusão é o facto de um jogador tão bom e não estou a ser irónico, que no futebol de há 20 anos não o queria nem dado, mas no panorama do futebol actual é top, ainda não ter jogado numa equipa de topo.

Brommapojkarna, Brighton & Hove Albion, FC St. Pauli, Swansea City, Coventry City e sporting.

E como é que os calímeros conseguiram segurar o gajo.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,899
3,277
Nunca me esqueço de um jogo nas Antas, em que o Drulovic faz um cruzamento quase na bandeirola de canto e ele espeta uma tolada lá pra dentro com o central do Bayern a apreciar a técnica. Marcou a fugir da baliza para buscar a bola.. dasseee...
e quem diz esse diz outros!

A cabeça do Jardel tinha uma relação sobrenatural com a bola, não sei se por serem ambas ocas, mas havia ali uma química inexplicável, porque a bola sabia sempre onde estava a cabeça do Jardel e vice-versa. Parecia uma daquelas cenas de filme romântico em que os apaixonados correm um para o outro em câmara lenta numa praia deserta e pumba. Nunca vi coisa igual.
 

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,532
16,009
Conquistas
7
62
Porto
Como é que o Jackson não está nesta conversa é intrigante…
Falcao, Falcao… e o Jackson?

E colocar o Falcao na mesma conversa do Jardel é exagerado…
Com todo o respeito, Jackson está bem abaixo. Um grande 9, dos melhores que por cá passou, mas na minha opinião, Jardel e Falcao são os únicos dois 9's de absoluta elite mundial que passaram por cá este século (e ainda dentro deste século no caso do Jardel).
 
  • Like
Reações: Vlk

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,774
4,203
Com todo o respeito, Jackson está bem abaixo. Um grande 9, dos melhores que por cá passou, mas na minha opinião, Jardel e Falcao são os únicos dois 9's de absoluta elite mundial que passaram por cá este século (e ainda dentro deste século no caso do Jardel).
Discordo profundamente!
Para mim, Jackson não está abaixo de Falcao! … no FCP…
Jardel é outro nível…
 

FCP_Blue_Dragon

Lugar Anual
30 Abril 2024
521
1,076
O Jackson era muito bom, mas o Falcao a olho nu sem olhar para numeros e depois olhando para números, tem um repertório técnico superior ao Jackson e uma carreira muito mais recheada de sucessos e temos a lesão grave que teve no início de United senão poderiamos estar a falar de um patamar ainda superior.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,697
9,834
Esmoriz
Não me apetece estar a justificar muito mas seria Falcao-Jardel-Gyokeres-Jonas-Jackson. Jardel era uma máquina impressionante de golos mas tinha aquele jeito meio desengonçado e pouco elegante a correr de peito para a frente que deixava os colossos desconfiados. Chegou a ir uma ou duas vezes à selecção mas o nível do escrete na altura era absurdo.
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,847
2,432
Porto
Jackson Martinez era fantástico. Para minha surpresa, vejo-o bastante subvalorizado neste fórum. Não era em nada inferior ao sueco, nem por sombras.

A grande diferença, em termos de carreira internacional, é que chegou relativamente tarde à Europa. O Falcao era uns 3/4 anos mais novo quando chegou ao FC Porto. Isso, em termos de carreira nas grandes ligas, faz uma enorme diferença. O Cha Cha Cha ficou aqui 3 anos e saiu quase nos 30 para o Atlético de Madrid onde estes, ainda por cima, com um mau diagnóstico de uma lesão rebentaram-lhe com a carreira antes de o recambiarem como gado para a China. Patéticos e cabrões como sempre.

Jackson era uma coisa linda de se ver. Um autêntico Cha Cha Cha em forma de jogador.
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,083
12,436
Com jeitinho vão mesmo fechar o mercado sem chegar ninguém..

Pelo menos para amanhã já ninguém chega a tempo.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,697
9,834
Esmoriz
Amoriola a usar a rotina com que seduziu o Gyokeres para trazer outros jogadores também tem a sua piada. É que um jogador ainda pode ver o campeonato português como um upgrade ao championship, mas trocar um Betis, um Brighton ou um Panatinaikos pela deportiva de Lisboa se calhar já é mais dificil.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
22,592
14,435
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Amoriola a usar a rotina com que seduziu o Gyokeres para trazer outros jogadores também tem a sua piada. É que um jogador ainda pode ver o campeonato português como um upgrade ao championship, mas trocar um Betis, um Brighton ou um Panatinaikos pela deportiva de Lisboa se calhar já é mais dificil.
O roque viria se fosse o porto

O grego idem.

O problema do amorim é estat do esportiva do lumiar.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
12,934
16,204
A menos que o Gyokeres faça uma época ao mesmo nível ou melhor. Neste momento o Gyokeres está ao nível do Jackson, os números da primeira época de ambos são idênticos. Mas se conseguir fazer ainda melhor, então talvez já o meta ao nível de um Falcão.
O meu avançado favorito do Porto nos últimos 30 anos é o Jackson (menos nos penalties)... não era tão matador como o Falcao, mas tinha muito mais classe. Mas quem sabe, se ele tivesse o Hulk e o Varela em pico de forma como companheiros de ataque, talvez tivesse números semelhantes! E quem fala em Hulk e Varela, fala em Drulovic, Capucho e Zahovic/Deco. O Jackson foi o nosso avançado que apanhou com os piores companheiros de ataque! Só 2014/15 destoou um bocado, embora o Tello só tivesse dias, e o Brahimi fosse basicamente jogadas individuais e golos.
 
  • Like
Reações: Jorge_Bruno

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
12,934
16,204
Ao nível do Falcao nunca vai estar. O homem fez quinto para o Ballon d'Or em ano de Europeu. Todo um outro nível. O que o Falcao fazia nesses anos de Porto e Atlético foram do melhor nível de um 9 neste século. Andava a ganhar finais Europeias sozinho. No segundo ano andava cá a sair aos 60 e aos 70', o Gyokeres joga os 90 contra Tondelas, Leirias e ainda dá a perninha frente aos Dumienses, joga os 90' em jogos de 7 e 8-0 para engordar números. Dos poucos penaltis que Falcao bateu, foi ele que os ganhou quase todos.

Exceptuando grandes penalidades, o cúmulo de intervenções diretas do Falcao nos golos do FC Porto enquanto estava em campo nessas temporadas batiam nos 50%. Gyokeres fez 40% em 23/24. Um produzia golos a cada 77 minutos, o outro a cada 93 com as condicionantes de retirar grandes penalidades não ganhas pelo jogador e contribuições frente a equipas de divisões inferiores. Isto com Falcao a competir num campeonato português de um nível geral mais elevado e numa era onde se marcavam menos golos internamente (mesmo o Porto de 10/11 fazia 2.4 golos por jogo no campeonato, o sporting 23/24 fez 2.8 no contexto atual).


É demencial comparar o nível desses dois jogadores. Gyökeres é um craque, mas em Portugal neste século existe Falcao, um fosso, Jardel, um fosso e depois ainda vem Jonas na minha opinião.
Jackson era bem superior ao Jonas! Até o Licha e o McCarthy (quando não estava gordo como um texugo)!!! O Jonas só era bom nas triangulações com os defesas adversários...
 
  • Like
Reações: Mustaine

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
12,934
16,204
Não há infelizmente enquanto o jogador continuar a ter este rendimento. É o jogador mais decisivo desde o Falcao/Hulk, eventualmente o jonas…

Eles conseguirem andar a “espremer” e a sacar numeros destes do gyokeres é otimo para eles.
Será muito dificil manter o nivel por diversas razões e ele de facto foi demasiado caro para a “nossa” realidade mas façamos um exercicio por absurdo:

Imaginemos que o gyokeres cumpre os 5 anos de contrato e sai a custo zero no final mas mantem o nivel nesses 5 anos. Vale ris a pena? Eu não teria duvidas que sim. É q seriam 300 contribuições para golo, seria nivel Jardel ou mesmo superior.

Pode-se agora sacar nabos da pucara a dizer que é impossível isso acontecer. Mas o certo é que ninguém sabe.

Sendo o exercício acima por absurdo, bastaria então fazer 2/3 epocas a esse nivel e ainda vender por uma boa soma. É quase impossível não ser um win-win.
O Jackson também foi muito decisivo... durante 2 épocas foi o nosso ataque (companheiros de ataque eram Varela na pré -reforma, Defour, Licá, Josué, Kelvin)... e na última foi mais de metade do nosso ataque.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
12,934
16,204
Não levava porque havia outros como Hulk por exemplo.

Mas o Falcao tinha um instinto fora do normal.
E aparecia sempre nos jogos mais decisivos. Mais que o gyokeres. Isto pelo menos de memoria.
Sim... e a estrela da equipa era mesmo o Hulk, apesar dos números do Falcao!