O futebol é um negócio muito diferente dos outros negócios, ainda mais para clubes como o nosso que não vivem propriamente num mercado atrativo e que gera dinheiro "by itself" mas que têm uma dimensão nacional/continental atrelada a objetivos, obrigações, expectativas e reputação desportiva.Viemos de uma época em que terminamos em 3.o lugar do campeonato… ao plantel do ano passado têm saído jogadores… não têm entrado…
O que me parece é que o equilíbrio financeiro deve ser prioridade, para nos mantermos vivos… se correr bem depois haverá a fase do tentarmos fazer bons mercados…
Eu considero que se atualmente conseguirmos equilibrar as contas e ainda trazer reforços… será muito bom…
Temos de gerar valor por nós mesmos, e isso só com a venda de ativos depois de desenvolvidos e potenciados, prémios de participação e performance em grandes competições, gerar interesse do mercado nas questões de possíveis parcerias etc.
E isso só é possível tambéwm tendo sucesso desportivo, porque para os prémios das competições tens de lá ir, tens de te apurar para as mesmas, para valorizar os jogadores, colocar na montra e conseguir esticar e vender esses ativos ao melhor valor eles precisam de se destacar a equipa precisa de performances positivas, de ganhar, para atrair parcerias o mesmo.
O futebol não é como uma empresa de téxteis, tá difícil faz-se downsizing há operação, fecham-se umas fábricas e ficam só as essenciais, uns lay-offs ou mesmo despedimentos, encolher a empresa para recuperar...não existe disso.
No futebol se encolhes o clube, encolhes a própria porta de saída para as dificuldades, entras numa pescadinha de rabo na boca, não tens sucesso logo tens de vender ativos para compensar 2 vezes, para o que já é necessário e para compensar a falha desportiva, mas vais vender por baixo porque não tiveste visibilidade n mercado, e não te entraram valores de competições, e não apareceram parcerias e consequentemente ficaste pior do que estavas, correste muito mas ficaste no mesmo sítio ou até deste 2 passos atrás.
E a pressão a seguir aumenta mais, mas com tudo isto a tua capacidade de investir para melhorar e ter sucesso diminuiu ainda mais logo vai ser ainda mais dificil e acabas num círculo vicioso.
Por isso o Presidente achar primordial aliar o sucesso desportivo a toda a operação relacionada com a nova gestão do clube e estou 100% com ele nisso.