Concordo com tudo isso. Aliás já tinha concordado no post anterior.Não é uma questão de validação.
É uma questão de justificação. O colega aponta o dedo e diz que nós, enquanto adeptos, adulteramos a realidade histórica dos últimos anos. E eu contraponho.
O colega propõe que a nossa decadência começa com a corrupção desportiva praticada pelos mouros. E eu proponho que a nossa SAD, se não tivesse tido devaneios massivos, se não tivesse sofrido de absoluta sobranceria e se tivessem tido o sucesso do NGC como objectivo final, não tinha permitido o alastrar desta situação que nos encontramos.
O alastrar da corrupção que os mouros praticaram é um sintoma. Um sintoma da nossa perda de poder e um sintoma da nossa falta de fulgor financeiro. Um sintoma de uma SAD que deixou, francamente, de ter poder nos meandros do futebol Português para combater o que se avizinhava. Alguma vez na vida um Pinto da Costa no seu prime, permitia a coligação Mendes/Mouros, que os recuperou financeiramente? Alguma vez na vida Pinto da Costa no seu prime permitiria que o clube fosse roubado jogo sim, jogo sim, deixando os treinadores à sua mercê? Alguma vez na vida Pinto da Costa no seu prime, deixaria Lopetegui a lutar contra o polvo sozinho? Ou Sérgio Conceição? Jogadores como Brahimi a serem expulsos por falar francês? Danilo a ser expulso por bater de costas contra um árbitro?
Se os mouros são corruptos? Sim. Do piorio. O colega tem razão nisso, nunca o negaria.
Mas na minha opinião, não podemos negar que tudo advém de pós 2010, o Nosso Grande Clube deixou de ter como objectivo ganhar tudo, contra tudo e todos. A SAD envelheceu, Pinto da Costa envelheceu e, na sua ternura de larga idade, deixou o clube nas mãos de autênticos mercenários.
Antes de olhar para fora, olhe-se para dentro.
Eu quis frisar que o que ele escreve não pode ser esquecido...