Jogos Olímpicos (Paris 2024)

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,641
7,941
Bragança
A linha aqui é que os atletas que se assumem com intersexo ou transgenero têm que provar que não possuem qualquer vantagem física. Isso invalidaria o homem que fica nos primeiros 20 e começa a participar na prova feminina.

Acho que há aqui uma lacuna da lei qualquer porque o COI determina que cada federação deve ter as suas próprias regras, mas a federação de boxe foi suspensa por corrupção.

De qualquer forma a Khelif já tinha competido nos JO de Tóquio e em várias outras competições femininas. É polémico? Sim, mas nunca assumiu esta espécie de luta cultural tão típica de 2024. Em 2021 seria considerado um fait-divers.

E já agora, não confundam trans com intersexo. Não têm problemas nenhum com a individualidade das pessoas e com as suas características e depois confundem uma cena mesmo básica.
O que é, significa cientificamente, o cromossoma XY ? É isso que não estou a entender

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
88,935
214,788
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
A Fraser-Pryce tem 500 anos e ainda corre 10.92 fáceis 😭😭😭😭

Manageiro de futból

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,780
16,166
O que é, significa cientificamente, o cromossoma XY ? É isso que não estou a entender
Já explicaram lá atrás.

Cientificamente é fundamental na determinação do sexo masculino mas pode haver excepções e condições biológicas que entram na categoria da intersexualidade. Aquilo que antigamente se chamava hermafrodita e que caiu em desuso por ter conotações negativas.

As estimativas mais conservadoras dizem que existe uma criança visivelmente intersexual em cada 2000 nascimentos (há outros critérios que aplicam condições não visíveis que dizem que pode chegar a quase 2% da população mundial). O que aplicado estatisticamente aos 10 mil participantes nos JOs dava 5 atletas intersexuais.

Volto a dizer que a Khelif já tinha participado nos JOs de Tóquio e curiosamente tinha sido eliminada nos quartos de final. Onde é que estava a polémica nessa altura? Tanto falam na cultura woke e depois não se cansam de trazer as vossas guerras culturais para o espaço mediático. E daqui até ao fim dos jogos aposto que ainda vamos ter polémica a envolver casas de banho.

• Like
Reações: Czarli9

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,222
4,334
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
A linha aqui é que os atletas que se assumem com intersexo ou transgenero têm que provar que não possuem qualquer vantagem física. Isso invalidaria o homem que fica nos primeiros 20 e começa a participar na prova feminina.

Acho que há aqui uma lacuna da lei qualquer porque o COI determina que cada federação deve ter as suas próprias regras, mas a federação de boxe foi suspensa por corrupção.

De qualquer forma a Khelif já tinha competido nos JO de Tóquio e em várias outras competições femininas. É polémico? Sim, mas nunca assumiu esta espécie de luta cultural tão típica de 2024. Em 2021 seria considerado um fait-divers.

E já agora, não confundam trans com intersexo. Não têm problemas nenhum com a individualidade das pessoas e com as suas características e depois confundem uma cena mesmo básica.
Caríssimo, eu não confundo coisa nenhuma, apenas generalizei. Partir para o insulto mostra um radicalismo com que não me revejo. Não entendo esta sensibilidade de virgem ofendida de cada vez que se fala do assunto, pormenorizando o que tem menos a ver com a discussão. Mas se calhar já sou demasiado velho para entender

É óbvio para mim que o progresso da medicina cada vez mais cria zonas cinzentas que têm de ser dominadas pelo COI ou pela IBA. Se o líderes da organização são corruptos isso quer dizer que testes genéticos de sexo são inválidos? não entendo a lógica desse argumento. É absurdo basear a decisão em testes e regulamentos que podem estar completamente desatualizados.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,641
7,941
Bragança
Já explicaram lá atrás.

Cientificamente é fundamental na determinação do sexo masculino mas pode haver excepções e condições biológicas que entram na categoria da intersexualidade. Aquilo que antigamente se chamava hermafrodita e que caiu em desuso por ter conotações negativas.

As estimativas mais conservadoras dizem que existe uma criança visivelmente intersexual em cada 2000 nascimentos (há outros critérios que aplicam condições não visíveis que dizem que pode chegar a quase 2% da população mundial). O que aplicado estatisticamente aos 10 mil participantes nos JOs dava 5 atletas intersexuais.

Volto a dizer que a Khelif já tinha participado nos JOs de Tóquio e curiosamente tinha sido eliminada nos quartos de final. Onde é que estava a polémica nessa altura? Tanto falam na cultura woke e depois não se cansam de trazer as vossas guerras culturais para o espaço mediático. E daqui até ao fim dos jogos aposto que ainda vamos ter polémica a envolver casas de banho.
Mesmo que assim seja, resta algo muito importante, a mais importante: É seguro para as outras atletas ?
Porque dividem os atletas por categorias de Peso ? Não é primariamente "pela justiça desportiva " é muito pela segurança....para que um gajo de 65KG não patine para o além, com um gancho de um Mike Tyson de 90 KG.

romanonkvd

Bancada central
26 Maio 2015
2,206
2,745
Conquistas
5
37
Mirandela
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Artur Jorge
O Diogo Ribeiro tem muito talento, sem dúvida, mas sempre que o ouvi falar nestes JO fiquei com a sensação que está a precisar de algum equilíbrio emocional.
As reacções que têm, aquilo que diz...não sei mas parece-me sempre que está de mal com o mundo.
Ainda ontem, o jornalista da RTP a tentar ser o mais simpático possível com ele e ele somente respondia às questões com um sim ou um não.
Chama-se a "puta da mania" e é o pior inimigo dos desportistas portugueses, sendo principalmente visível nos atletas do fifica porque são colocados num pedestral aqui no burgo que não corresponde à realidade.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,960
6,535
Vou dar-te uma triste notícia, humor e piadas é sempre sobre a ridicularização de algo, ou a gorda, ou o magro, ou o inteligente ou o burro, da loira e da morena, do alto e do baixo, há sempre "algo" que é "ofendido" numa piada, se seguirmos a logica acaba o humor, ninguém quer piadas sobre algo que se encontra nesse indivíduo, eu se fosse para angola e fizessem piadas por ser branco eu ia dizer para acabarem as piadas sobre brancos? Como estou bem resolvido com isso possivelmente até me ia rir da piada e dizer "que filhos da puta" enquanto me ria com eles. Certamente que para mim existirão temas que EU considere sensíveis e não me vou rir mas vou respeitar e entender que aquilo tenha piada para alguém. Eu acredito que nessa questão do humor muitas das vezes a pessoa/grupo tem nele uma falta de aceitação que é pior do que a piada e têm um trabalho para fazer com eles próprios mas isto é outra conversa.
Usando até o caso do charliehebdo se analisarmos bem e seguirmos a uma lógica podemos legitimar o ataque ao jornal, repara, pegaram com muçulmanos, piadas com muçulmanos não devem existir porque ferem os muçulmanos então essas piadas devem acabar, os que atacaram aquilo era com ideia de mostrar que aquilo tem de acabar . E isso serve para tudo, transporta isso do humor para outras áreas da vida, eu gosto de comer bifanas, se os muçulmanos acharem um insulto comer carne de porco todos os restaurantes de bifanas devem fechar? E estamos a falar de muçulmanos mas podíamos falar de tantas outras coisas, mas a ironia das ironias é que uma vertente radical pensa exactamente assim , tudo o que for diferente do que acredito morre/acaba. O caminho será a empatia no sentido de entender a liberdade do outro ou a empatia no sentido de limitar tudo o que está em volta porque fere alguém? Se seguirmos a segunda tudo acaba.

Isto não é um post "contra ti" mas sim uma reflexão, até porque como falaste de empatia certamente deves ser boa pessoa e preocupado com os outros 😉
Já pensei muitas vezes sobre isso, quais são os limites do humor, e a conclusão a que cheguei é que não deve haver limites.
Um humorista deve poder fazer humor com tudo. Mas há uma contrapartida. A pessoa com quem ele gozou também tem o direito de ficar ofendida.
Se alguém faz uma piada sobre mim, eu posso reagir de duas maneiras, posso entrar no jogo e rir-me com ele (que é o mais sensato), ou posso ficar ofendido e responder com um insulto. Ambas as opções são legítimas. Não é uma questão fácil de resolver.
Mas hoje em dia já se torna impossível fazer humor porque toda a gente tem medo de ofender.
Em todo o caso, nada disto tem a ver com a cerimónia dos JO, porque os JO não são um programa humorístico. Se fossem um espectáculo humorístico ou de crítica social, não faria sentido ficar-se ofendido com uma representação não-canónica da última ceia.

• Like
Reações: Maressi

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,780
16,166
Mesmo que assim seja, resta algo muito importante, a mais importante: É seguro para as outras atletas ?
Porque dividem os atletas por categorias de Peso ? Não é primariamente "pela justiça desportiva " é muito pela segurança....para que um gajo de 65KG não patine para o além, com um gancho de um Mike Tyson de 90 KG.
Tem 6 KOs em 51 combates. Já perdeu 9 vezes. Não é propriamente uma máquina de socos invencível.

• Like
Reações: Moreira

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,780
16,166
Caríssimo, eu não confundo coisa nenhuma, apenas generalizei. Partir para o insulto mostra um radicalismo com que não me revejo. Não entendo esta sensibilidade de virgem ofendida de cada vez que se fala do assunto, pormenorizando o que tem menos a ver com a discussão. Mas se calhar já sou demasiado velho para entender

É óbvio para mim que o progresso da medicina cada vez mais cria zonas cinzentas que têm de ser dominadas pelo COI ou pela IBA. Se o líderes da organização são corruptos isso quer dizer que testes genéticos de sexo são inválidos? não entendo a lógica desse argumento. É absurdo basear a decisão em testes e regulamentos que podem estar completamente desatualizados.
Não. Isso quer dizer que os regulamentos do COI são diferentes dos da IBA e que o principio olímpico de aplicar os regulamentos de elegibilidade de cada federação não se aplicou neste caso, porque a IBA não é reconhecido pelo comité olímpico.

Última edição:

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,960
6,535
Amigo a religião é uma atraso de vida na sua génese.
Conjunto de crenças sem qualquer validade científica não passam de nos casos mais extremos psicoses.
E mais a religião tem neste momento pouco ou nada a ver com a sociedade.
Se satirizamos todos os setores da sociedade incluindo os institucionalizados, porque a religião não pode?
O respeito tem de existir dentro da normalização legal.
Tinha de ver um tarado qualquer a tirar desforço porque maomet numa serie da Hentai tá a fazer de stripper ou Jesus tá a fazer de daddy do quarteirão.
Só para te dizer que um dia destes estava na paragem de comboios e vi uma senhora de burka.
Dirigi me a polícia e disse lhe que legalmente a senhora não podia ter a face tapada.
O policia abordou a senhora e simplesmente teve que a tirar e o marido nem recalcitrou.
É muito simples.
Há leis é cumprir.
Se muitas vezes cago de alto para sensibilidades institucionalizadas porque não hei de me estar a foder para sensibilidades não institucionalizadas?
Falas como se os seres humanos fossem robôs e agissem de acordo com a lógica e a ciência. Não é esse o caso. Para ti e para mim a religião não representa nada, para outras pessoas é a coisa mais importante da vida delas.
Os seres humanos são sobretudo criaturas emocionais, e as crenças religiosas, por muito absurdas e irracionais que possam parecer, ajudam a estruturar a personalidade e a dar coesão a uma sociedade.
E usar uma burca não tem a ver com religião, é apenas um costume retrógado e que não devia ter lugar numa sociedade laica.

Aragami

Tribuna
1 Junho 2017
2,928
3,050
Foi o que fez o francês não foi?
Resta saber se alguma universidade de topo está interessada
E a Mcintosh do Canada, Os americanos até põe em causa que se tá a virar contra eles isso. Mas para isso é preciso ter vontade de ir, o miúdo pelas declarações tenho algumas duvidas, deve estar bem na zona de conforto.

• Like
Reações: Dragao87

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
45,293
43,854
52
Moimenta do Douro

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
8,550
6,900
Fiquei descansado com o futuro da natação.
O Diogo Ribeiro esteve super tranquilo, tirando a parte em que chorou de noite.
Podia ter feito melhor, mas não o fez porque:
- se depilou e não estava habituado a isso
- preocupou-se com a prova dos outros e não com a sua
- a comida é uma merda e está longe das acomodações
- a piscina é uma merda

Felizmente tem uma mentalidade forte e teve o apoio dos portugueses e, mais importante, dos benfiquistas, por isso não foi tudo mau.

Acerca do apoio que recebeu: «Vi várias bandeiras. Várias pessoas me mandaram mensagens. Sentir esse apoio dos portugueses e para mim dos benfiquistas também é muito importante.»