Que pena... not
A linha aqui é que os atletas que se assumem com intersexo ou transgenero têm que provar que não possuem qualquer vantagem física. Isso invalidaria o homem que fica nos primeiros 20 e começa a participar na prova feminina.Vamos lá ser factuais. Amanhã um atleta homem que fica nos 20 primeiros de uma qualquer prova mas não tem capacidade de ganhar assume-se como mulher e quer participar nos jogos na prova feminina. Alguém acha que deve ser autorizado/a? Eu pessoalmente acho que não.
Agora, onde é que se traça a linha? Importante aqui ´traçar uma que seja justa. a IBA traçou nos índices de testosterona e impediu esta atleta de participar na prova feminina. Mas pode participar na masculina se quiser. São regras, e a postura do COI de que se tem passaporte a dizer que é mulher pode participar parece-me um pouco limitada em termos intelectuais.
No caso do boxe nem se trata só do que é justo, é também uma questão de pôr em risco a saúde das atletas que luam contra ela e que não estam habituadas aos níves de força que podem ser gerados por alguém com a constituição muscular de um homem.
Ele bem disse que ia dar um exemplo de iliteracia desportiva.
Só faz isso a correr porque colam o atleta ao Benfica de uma maneira estupida. A Filipa o que fez foi histórico e o apoio que tem é 0 ou perto disso. O apoio ao Diogo é bem diferente. Agora encheram o ego do rapaz de uma maneira que não soube e não sabe lidar agora. As desculpas é patético, ou era os pelos no dia anterior agora isto.
A única entidade que a testou para género foi a Federação Internacional de Boxe. Proibiu-a de combater em provas femininas derivado ao teste revelar Cromossoma XY.Pois, isso não sei, mas suponho que quando começaram os jogos olimpicos não se faziam testes genéticos... que foi essa a resposta dele foi.
O que é, significa cientificamente, o cromossoma XY ? É isso que não estou a entenderA linha aqui é que os atletas que se assumem com intersexo ou transgenero têm que provar que não possuem qualquer vantagem física. Isso invalidaria o homem que fica nos primeiros 20 e começa a participar na prova feminina.
Acho que há aqui uma lacuna da lei qualquer porque o COI determina que cada federação deve ter as suas próprias regras, mas a federação de boxe foi suspensa por corrupção.
De qualquer forma a Khelif já tinha competido nos JO de Tóquio e em várias outras competições femininas. É polémico? Sim, mas nunca assumiu esta espécie de luta cultural tão típica de 2024. Em 2021 seria considerado um fait-divers.
E já agora, não confundam trans com intersexo. Não têm problemas nenhum com a individualidade das pessoas e com as suas características e depois confundem uma cena mesmo básica.
Já explicaram lá atrás.O que é, significa cientificamente, o cromossoma XY ? É isso que não estou a entender
Caríssimo, eu não confundo coisa nenhuma, apenas generalizei. Partir para o insulto mostra um radicalismo com que não me revejo. Não entendo esta sensibilidade de virgem ofendida de cada vez que se fala do assunto, pormenorizando o que tem menos a ver com a discussão. Mas se calhar já sou demasiado velho para entenderA linha aqui é que os atletas que se assumem com intersexo ou transgenero têm que provar que não possuem qualquer vantagem física. Isso invalidaria o homem que fica nos primeiros 20 e começa a participar na prova feminina.
Acho que há aqui uma lacuna da lei qualquer porque o COI determina que cada federação deve ter as suas próprias regras, mas a federação de boxe foi suspensa por corrupção.
De qualquer forma a Khelif já tinha competido nos JO de Tóquio e em várias outras competições femininas. É polémico? Sim, mas nunca assumiu esta espécie de luta cultural tão típica de 2024. Em 2021 seria considerado um fait-divers.
E já agora, não confundam trans com intersexo. Não têm problemas nenhum com a individualidade das pessoas e com as suas características e depois confundem uma cena mesmo básica.
Foi o que fez o francês não foi?O melhor que o Diogo poderia fazer pra sua carreira era mudar-se de pros states e ficar bem longe desta cs
Mesmo que assim seja, resta algo muito importante, a mais importante: É seguro para as outras atletas ?Já explicaram lá atrás.
Cientificamente é fundamental na determinação do sexo masculino mas pode haver excepções e condições biológicas que entram na categoria da intersexualidade. Aquilo que antigamente se chamava hermafrodita e que caiu em desuso por ter conotações negativas.
As estimativas mais conservadoras dizem que existe uma criança visivelmente intersexual em cada 2000 nascimentos (há outros critérios que aplicam condições não visíveis que dizem que pode chegar a quase 2% da população mundial). O que aplicado estatisticamente aos 10 mil participantes nos JOs dava 5 atletas intersexuais.
Volto a dizer que a Khelif já tinha participado nos JOs de Tóquio e curiosamente tinha sido eliminada nos quartos de final. Onde é que estava a polémica nessa altura? Tanto falam na cultura woke e depois não se cansam de trazer as vossas guerras culturais para o espaço mediático. E daqui até ao fim dos jogos aposto que ainda vamos ter polémica a envolver casas de banho.
Olympic Champion of what?Vai-se correr rápido pa caralho nos 100 metros femininos
E no masculino, estou pronto para ver o Noah Lyles a comer pó
Já que nos 200 é quase imbatível
Chama-se a "puta da mania" e é o pior inimigo dos desportistas portugueses, sendo principalmente visível nos atletas do fifica porque são colocados num pedestral aqui no burgo que não corresponde à realidade.O Diogo Ribeiro tem muito talento, sem dúvida, mas sempre que o ouvi falar nestes JO fiquei com a sensação que está a precisar de algum equilíbrio emocional.
As reacções que têm, aquilo que diz...não sei mas parece-me sempre que está de mal com o mundo.
Ainda ontem, o jornalista da RTP a tentar ser o mais simpático possível com ele e ele somente respondia às questões com um sim ou um não.
Já pensei muitas vezes sobre isso, quais são os limites do humor, e a conclusão a que cheguei é que não deve haver limites.Vou dar-te uma triste notícia, humor e piadas é sempre sobre a ridicularização de algo, ou a gorda, ou o magro, ou o inteligente ou o burro, da loira e da morena, do alto e do baixo, há sempre "algo" que é "ofendido" numa piada, se seguirmos a logica acaba o humor, ninguém quer piadas sobre algo que se encontra nesse indivíduo, eu se fosse para angola e fizessem piadas por ser branco eu ia dizer para acabarem as piadas sobre brancos? Como estou bem resolvido com isso possivelmente até me ia rir da piada e dizer "que filhos da puta" enquanto me ria com eles. Certamente que para mim existirão temas que EU considere sensíveis e não me vou rir mas vou respeitar e entender que aquilo tenha piada para alguém. Eu acredito que nessa questão do humor muitas das vezes a pessoa/grupo tem nele uma falta de aceitação que é pior do que a piada e têm um trabalho para fazer com eles próprios mas isto é outra conversa.
Usando até o caso do charliehebdo se analisarmos bem e seguirmos a uma lógica podemos legitimar o ataque ao jornal, repara, pegaram com muçulmanos, piadas com muçulmanos não devem existir porque ferem os muçulmanos então essas piadas devem acabar, os que atacaram aquilo era com ideia de mostrar que aquilo tem de acabar . E isso serve para tudo, transporta isso do humor para outras áreas da vida, eu gosto de comer bifanas, se os muçulmanos acharem um insulto comer carne de porco todos os restaurantes de bifanas devem fechar? E estamos a falar de muçulmanos mas podíamos falar de tantas outras coisas, mas a ironia das ironias é que uma vertente radical pensa exactamente assim , tudo o que for diferente do que acredito morre/acaba. O caminho será a empatia no sentido de entender a liberdade do outro ou a empatia no sentido de limitar tudo o que está em volta porque fere alguém? Se seguirmos a segunda tudo acaba.
Isto não é um post "contra ti" mas sim uma reflexão, até porque como falaste de empatia certamente deves ser boa pessoa e preocupado com os outros