Jogos Olímpicos (Paris 2024)

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,927
9,173
43
Porto
O Diogo Ribeiro tem muito talento, sem dúvida, mas sempre que o ouvi falar nestes JO fiquei com a sensação que está a precisar de algum equilíbrio emocional.
As reacções que têm, aquilo que diz...não sei mas parece-me sempre que está de mal com o mundo.
Ainda ontem, o jornalista da RTP a tentar ser o mais simpático possível com ele e ele somente respondia às questões com um sim ou um não.

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
45,347
43,905
52
Moimenta do Douro
Que reconhecidamente não verificam se a pessoa é ou não do sexo feminino. Eu não julgo o direito das pessoas à auto expressão mas não reconheço a justiça de uma atleta participar numa prova feminina com um corpo com originalmente masculino pois trata-se de competição desleal.
Reconhecidamente? Pelo Twitter?

Paredes5

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
11,835
15,571
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Eu sei que as condições dos atletas em Portugal são fracas, mas já chateia esse discurso sempre que a coisa corre mal, sobretudo de malta que vai com títulos de campeões do Mundo para os Olímpicos. Não é vergonha nenhuma admitir que não estiveram bem ou que não estão na sua melhor forma. Simples.

Edit: Acrescentar que as queixinhas sobre as condições da competição também são um clássico.

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,794
16,178
Vamos lá ser factuais. Amanhã um atleta homem que fica nos 20 primeiros de uma qualquer prova mas não tem capacidade de ganhar assume-se como mulher e quer participar nos jogos na prova feminina. Alguém acha que deve ser autorizado/a? Eu pessoalmente acho que não.

Agora, onde é que se traça a linha? Importante aqui ´traçar uma que seja justa. a IBA traçou nos índices de testosterona e impediu esta atleta de participar na prova feminina. Mas pode participar na masculina se quiser. São regras, e a postura do COI de que se tem passaporte a dizer que é mulher pode participar parece-me um pouco limitada em termos intelectuais.

No caso do boxe nem se trata só do que é justo, é também uma questão de pôr em risco a saúde das atletas que luam contra ela e que não estam habituadas aos níves de força que podem ser gerados por alguém com a constituição muscular de um homem.
A linha aqui é que os atletas que se assumem com intersexo ou transgenero têm que provar que não possuem qualquer vantagem física. Isso invalidaria o homem que fica nos primeiros 20 e começa a participar na prova feminina.

Acho que há aqui uma lacuna da lei qualquer porque o COI determina que cada federação deve ter as suas próprias regras, mas a federação de boxe foi suspensa por corrupção.

De qualquer forma a Khelif já tinha competido nos JO de Tóquio e em várias outras competições femininas. É polémico? Sim, mas nunca assumiu esta espécie de luta cultural tão típica de 2024. Em 2021 seria considerado um fait-divers.

E já agora, não confundam trans com intersexo. Não têm problemas nenhum com a individualidade das pessoas e com as suas características e depois confundem uma cena mesmo básica.

Aragami

Tribuna
1 Junho 2017
2,928
3,050
Só faz isso a correr porque colam o atleta ao Benfica de uma maneira estupida. A Filipa o que fez foi histórico e o apoio que tem é 0 ou perto disso. O apoio ao Diogo é bem diferente. Agora encheram o ego do rapaz de uma maneira que não soube e não sabe lidar agora. As desculpas é patético, ou era os pelos no dia anterior agora isto.

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,810
4,767
Por ai
grande Diogo!!!!!

no 1º dia, devia ter olhado menos para os outros, entrou muito forte
no 2º dia é uma pena, mas aquela não é a modalidade dele
no 3º dia, ah e tal a aldeia olimpicia é longe e comemos mal, a piscina não importa muito, mas tudo o que envolve os jogos olimpicos não tá la muito bem...

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,645
7,945
Bragança
Pois, isso não sei, mas suponho que quando começaram os jogos olimpicos não se faziam testes genéticos... que foi essa a resposta dele foi.
A única entidade que a testou para género foi a Federação Internacional de Boxe. Proibiu-a de combater em provas femininas derivado ao teste revelar Cromossoma XY.
Não tem nada a ver com Transfobias, Homofobias.
Tem a ver que qualquer dia mata uma oponente no ringue e depois a culpa não vai ser de ninguém. Hás-de os ver esconderem-se como ratos depois.

• Like
Reações: Bitaites