Não, aí é que eu vejo a malta a errar no pensamento!
Ha 2 pontos diferentes:
-> Tempo de contrato, ou seja, sobre os 3 anos... 3 anos dá para quê? Contrato termina a 2027...
- A correr espetacularmente bem... sai um caso tipo "neves". (2025, portanto resta 2 anos de contrato e unica oportunidade decente de ser vendido)
- A correr muito bem isto em vez de acontecer na proxima epoca, acontece na seguinte... (2026, pedinchamos ao jogador para renovar, ele diz que não... e entra no seu ultimo ano de contrato. Qual é a nossa posição negocial?)
Portanto, 3 anos de contrato, para mim é muito mau! Eu defendo inclusive que um clube para tar seguro e passar uma mensagem de segurança enquanto negociador, precisa de trabalhar os seus activos de forma a nunca baixar dos 2.5 anos de contrato, ou seja, assim que um jogador fica com o seu contrato a faltar 3 anos, é a altura certa para se tomar a decisão: Há potencial ou não ha potencial? Se há, é preciso trabalhar um acordo, se possivel renovar até janeiro, ou então nao renovando ou se passar pela ideia do clube que aquele jogador é pra vender, no maximo arrisca a ir para esse mercado de verão sem renovar... mas nesse momento na minha visão ja estamos a "contar com o ovo no cu da galinha", porque toda a gente sabe que o mercado quando chega ao ultimo ano de contrato (a faltar 1 ano) já nesse verão é um mercado de "saldos"... sendo o mercado de inverno seguinte, um mercado de "outlet"!
-> Sobre a clausula... se hoje ninguem dá 50M, hoje! Mas tambem então ninguem pode criticar de se ter colocado a clausula dos 30M quando foi definido o emprestimo do francisco... tambem ali ninguem dava 30!
A clausula de rescisão é uma garantia de segurança dos clubes no momento da decisão de venda. Se o vasco, assim do nada, mostra que é bom jogador, consegue ser titular durante toda a epoca e com relevancia tal como aconteceu com o neves... adeus laura!
Q: "Ahh mas o neves vai ser vendido só por 50-60-70M"
R: Ta bem, por isso é que o RC tá a ser rasgado de alto a baixo por isso!
(Ja agora, num mercado que até ver, ainda não "abriu". Basta olhar para o Chico, em condições normais, já tinha ido pelos 30!)