Seleção Sub - 17

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,213
6,321
Mas qual unânime? 90% nem sabe quem é o Tomás Peixoto.

"há lá mais um ou outro muito talentoso" eu há 2/3 anos atrás era praticamente sozinho aqui a pregar que a formação do FCP tinha bastante qualidade. O tempo deu-me razão. A história vai repetir-se. Quero ver é se a tua coluna vai dobrar ou não.
Sabes que isso depende dos que chegarem a profissionais e do nível que vão ter como profissionais não sabes?
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,327
14,929
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Mas qual unânime? 90% nem sabe quem é o Tomás Peixoto.

"há lá mais um ou outro muito talentoso" eu há 2/3 anos atrás era praticamente sozinho aqui a pregar que a formação do FCP tinha bastante qualidade. O tempo deu-me razão. A história vai repetir-se. Quero ver é se a tua coluna vai dobrar ou não.
Quem é o Tomás Peixoto? Pergunto eu!
Nunca o ví jogar mas o Varela já ví.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,294
1,789
24
Barcelos
O que o colega falha em perceber é que nem sempre os mais talentosos tem de ser dadas oportunidades por simplesmente o serem.
Os anticorpos ao Cardoso Varela eu entendo de onde vêm e são vários os users.
De facto o Varela é algo irregular do ponto de vista técnico( especialmente o primeiro toque) e na leitura dos momentos de jogo.
A questão é que ele foi para os juniores por necessidade( faltam extremos nos juniores) por perfil( ir a linha cruzar) e por sorte( Tomás Peixoto lesionou se gravemente).
As oportunidades aparecem quando aparecem e os jogadores têm de as aproveitar e por vezes a infelicidade de uns acaba por ser o ouro dos outros.
Dito isto o Varela evoluiu bastante( os 7 golos e 9 assist num escalão 3 anos mais velho n enganam) ao contrário do que se diz aqui que continua a mesma coisa.
Depois a previsão que Tomás Peixoto vai na próxima época ultrapassar todos.
Gostaria que fosse verdade porque é sem dúvida o jogador do seu ano com mais talento mas é pouco expectável.
Veio de uma lesão longuíssima( que desconheço qual foi) e os 2 jogos que vi dele depois de voltar é que falta andamento.
A sua agilidade lateral não está lá, aquela urgência em ir para cima do adversário que era a sua característica para já não se vislumbra e é tudo normal visto que está a passar por um processo de readaptação e até mesmo a parte mental no receio de se voltar a magoar.
E o processo que demora tempo.
Um caso disso é.o Mide que se magoou gravemente na época.passada e esta época foi a primeira que completou pós lesão e ainda falta ali desenvoltura e confiança.
Depois outra coisa que o colega também falha é achar que são todos talentosissimos especialmente nos 2008.
Sim são globalmente melhores que os 2007 mas não está ali uma geração para colocar 5 ou 6 na equipa profissional como o colega parece querer vender.
Pessoalmente além do Varela e do Peixoto achei graça ao Ruben Barbosa que pode jogar nas alas e no meio e no meio como médio ofensivo pode eventualmente fazer carreira
Ai os mais talentosos não devem ter mais opurtunidades que os outros? Muito me contas.

O Cardoso Varela marcou quantos golos e fez quantas assistências em que escalão? Não é que os golos e assistências sejam definidores da qualidade de um jogador, mas tu andas a dar forte nos ácidos.

Obviamente que o Tomás Peixoto não está na plenitude dos seus recursos. Mas não é nada que não seja ultrapassável. O problema do Mide é ser fisicamente frágil. Dificilmente será um 9 se não der o salto físico. Mas com o talento que tem facilmente se adapta a outra posição.

Eu acho-te uma piada incrível. Já demonstraste aqui que não tens conhecimento sobre a geração de 2008 mas insistes que não tem qualidade. És pago para dizer isso?
Eu estou super confortável para falar sobre esta geração. Acompanho esta geração há anos inclusive vi alguns jogos ao vivo, defrontei três jogadores desta equipa como treinador antes de irem para o FCP. Não tenho a mínima dúvida que vai ser a geração mais proveitosa da nossa formação.
Falas do Rúben Barbosa e não falas da qualidade do jogo de pivô dele. Sempre que joga como 9 dá uma fluidez incrível ao ataque da equipa vindo em apoio e distribuindo.

Fala do que conheces e deixa o que não conheces para quem conhece 😉
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,175
26,660
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O Varela no escalão sub17 faz o que quer da esmagadora maioria dos adversários devido à velocidade.
O que fez o Varela nos juniores? Muito, muito pouco. A minha pergunta é: porque será?

Ps: eu não disse que ele não jogava nos sub17. Eu disse que o escalão dele, na minha opinião, seria esse.
Desculpa dissê-lo mas não faz qualquer tipo de sentido.

Diz-me 2 extremos sub 19 melhores do que ele.

E não é no escalão sub 17 que faz a diferença física, estes jogadores ingleses tinham corpo e andamento de sub 19 para cima.

Um deles já jogou pela equipa principal do Arsenal.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
2,294
1,789
24
Barcelos
Desculpa dissê-lo mas não faz qualquer tipo de sentido.

Diz-me 2 extremos sub 19 melhores do que ele.

E não é no escalão sub 17 que faz a diferença física, estes jogadores ingleses tinham corpo e andamento de sub 19 para cima.

Um deles já jogou pela equipa principal do Arsenal.
Dificilmente no escalão de juvenis os laterais conseguem lidar contra extremos extremamente velozes. E não é só pela questão física. É pelas "ferramentas" que possuem para parar esse tipo de investidas. Não é à toa que jogadores como Joelson, José Gomes, etc... na transição para juniores desapareceram. E os sinais que o Cardoso Varela deu nos juniores são no mínimo alarmantes.

No golo do Gabriel Silva repara como o lateral anjinho lhe dá o espaço nas costas. Dificilmente nos juniores um lateral lhe facilitará assim o trabalho. E já nem falo a nível de coberturas defensivas. Nos juniores as coberturas serão muito mais próximas.
Nos juniores não vai ter espaço para fazer o que fez frente à Espanha. Pegar na bola a meio do meio campo defensivo e ir até ao interior da área adversária sem ninguém lhe sair ao caminho? Nos juniores não será possível.

Falando nos defeitos, repara como o livre que dá o golo à Espanha é originado por uma receção deficiente do Cardoso Varela. Tem muitas dificuldades ao nivel da receção.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,175
26,660
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Dificilmente no escalão de juvenis os laterais conseguem lidar contra extremos extremamente velozes. E não é só pela questão física. É pelas "ferramentas" que possuem para parar esse tipo de investidas. Não é à toa que jogadores como Joelson, José Gomes, etc... na transição para juniores desapareceram. E os sinais que o Cardoso Varela deu nos juniores são no mínimo alarmantes.

No golo do Gabriel Silva repara como o lateral anjinho lhe dá o espaço nas costas. Dificilmente nos juniores um lateral lhe facilitará assim o trabalho. E já nem falo a nível de coberturas defensivas. Nos juniores as coberturas serão muito mais próximas.
Nos juniores não vai ter espaço para fazer o que fez frente à Espanha. Pegar na bola a meio do meio campo defensivo e ir até ao interior da área adversária sem ninguém lhe sair ao caminho? Nos juniores não será possível.

Falando nos defeitos, repara como o livre que dá o golo à Espanha é originado por uma receção deficiente do Cardoso Varela. Tem muitas dificuldades ao nivel da receção.
O Bruma tem características muito parecidas com o Cardoso.

Não se deu mal a jogar contra homens.

Dizer que não jogava nos juniores é dizer que temos super jogadores para a posição de extremo.

Desculpa mas tirando o Peixoto não tens um extremo diferenciado sub 19.
 
  • Like
Reações: TennantWho

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,213
6,321
Ai os mais talentosos não devem ter mais opurtunidades que os outros? Muito me contas.

O Cardoso Varela marcou quantos golos e fez quantas assistências em que escalão? Não é que os golos e assistências sejam definidores da qualidade de um jogador, mas tu andas a dar forte nos ácidos.

Obviamente que o Tomás Peixoto não está na plenitude dos seus recursos. Mas não é nada que não seja ultrapassável. O problema do Mide é ser fisicamente frágil. Dificilmente será um 9 se não der o salto físico. Mas com o talento que tem facilmente se adapta a outra posição.

Eu acho-te uma piada incrível. Já demonstraste aqui que não tens conhecimento sobre a geração de 2008 mas insistes que não tem qualidade. És pago para dizer isso?
Eu estou super confortável para falar sobre esta geração. Acompanho esta geração há anos inclusive vi alguns jogos ao vivo, defrontei três jogadores desta equipa como treinador antes de irem para o FCP. Não tenho a mínima dúvida que vai ser a geração mais proveitosa da nossa formação.
Falas do Rúben Barbosa e não falas da qualidade do jogo de pivô dele. Sempre que joga como 9 dá uma fluidez incrível ao ataque da equipa vindo em apoio e distribuindo.

Fala do que conheces e deixa o que não conheces para quem conhece 😉
Não entendo porque os mais talentosos tem de ter.mais oportunidades apenas por serem mais talentosos.
Se conheces bem o fenômeno da.formaçao sabes que alguns grandes jogadores do nosso futebol não eram os mais talentosos na formação.
O Figo era um deles e ele próprio admitiu.
E tb deves saber que a probabilidade de um jogador ser um profissional de nível internacional é igual para um jogador que era destaque em todos os escalões de formação como para um jogador que nunca foi conhecido.
E a malta parece que não aprende com os Rui Pedros nem com os Fabios Pains.
Sabes qual foi o talento que foi sempre destaque na formação e.chegou aos profissionais e agora é titular da selecção?
Diogo Costa
Mas para o Diogo Costa tens o Vitinha que era suplente nos sub 15 e outros eram considerados melhores promessas.
Isto não é uma ciência.exacta e o Cardoso Varela.está a capitalizar bem as oportunidades que lhe são dadas.
E está aprender porque vai aprender mais para ser melhor jogador.

Sobre os 2008 não duvido que conheças mais do que eu, eu só coloco em causa a tua assertividade em que vão ser 7 ou 8 craques e depois defender um jogador como João Abreu que rapidamente se.percebe que não é jogador de grande futuro
Sobre o Ruben Barbosa e sem certezas pode fazer boa carreira a médio ofensivo.
Não me parece que seja ponta de lança, nem tem sido utilizado aí.Até tem sido mais extremo.
Também falas muito bem do Duarte Cunha mas contra o SLB fiquei mais impressionado com o Ruben.
Falas dos centrais e do lateral esquerdo mas um central 2008 tem sido utilizado nos Sub 17 e não tem sido grande destaque.
Para o ano vamos então aquilatar esses 2008.
A minha pergunta é vão limpar tudo?
 
Última edição:
  • Like
Reações: TennantWho

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
16,721
10,808
Não entendo porque os mais talentosos tem de ter.mais oportunidades apenas por serem mais talentosos.
Se conheces bem o fenômeno da.formaçao sabes que alguns grandes jogadores do nosso futebol não eram os mais talentosos na formação.
O Figo era um deles e ele próprio admitiu.
E tb deves saber que a probabilidade de um jogador ser um profissional de nível internacional é igual para um jogador que era destaque em todos os escalões de formação como para um jogador que nunca foi conhecido.
E a malta parece que não aprende com os Rui Pedros nem com os Fabios Pains.
Sabes qual foi o talento que foi sempre destaque na formação e.chegou aos profissionais e agora é titular da selecção?
Diogo Costa
Mas para o Diogo Costa tens o Vitinha que era suplente nos sub 15 e outros eram considerados melhores promessas.
Isto não é uma ciência.exacta e o Cardoso Varela.está a capitalizar bem as oportunidades que lhe são dadas.
E está aprender porque vai aprender mais para ser melhor jogador.

Sobre os 2008 não duvido que conheças mais do que eu, eu só coloco em causa a tua assertividade em que vão ser 7 ou 8 craques e depois defender um jogador como João Abreu que rapidamente se.percebe que não é jogador de grande futuro
Sobre o Ruben Barbosa e sem certezas pode fazer boa carreira a médio ofensivo.
Não me parece que seja ponta de lança, nem tem sido utilizado aí.Até tem sido mais extremo.
Também falas muito bem do Duarte Cunha mas contra o SLB fiquei mais impressionado com o Ruben.
Falas dos centrais e do lateral esquerdo mas um central 2008 tem sido utilizado nos Sub 17 e não tem sido grande destaque.
Para o ano vamos então aquilatar esses 2008.
A minha pergunta é vão limpar tudo?
Vi os sub-17 contra o benfica e sporting e só vi um monte de jovens sem talento.
 

TennantWho

Bancada central
26 Dezembro 2014
1,675
1,278
E atenção que temos extremos de 2008 ainda melhores que o Cardoso Varela. Imagino que será só Ronaldos e Messis.
Não leves a mal, mas não entendo a necessidade disto, só afasta utilizadores bons deste espaço e acho que faríamos melhor se não tivéssemos tanto julgamento com jovens de 15/16 anos...

Sobre o Varela e essa geração, aliás, seja qual for, acho que só queremos o bem deles, não? O bem deles é o nosso



Enviado do meu 2207117BPG através do Tapatalk
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,213
6,321
Não leves a mal, mas não entendo a necessidade disto, só afasta utilizadores bons deste espaço e acho que faríamos melhor se não tivéssemos tanto julgamento com jovens de 15/16 anos...

Sobre o Varela e essa geração, aliás, seja qual for, acho que só queremos o bem deles, não? O bem deles é o nosso



Enviado do meu 2207117BPG através do Tapatalk
Amigo ninguém se afastará por causa destas.discussoes.
São visões diferentes da mesma.situação e presumo que todos aqui temos a humildade de aceitar as opiniões dos outros.
 

TennantWho

Bancada central
26 Dezembro 2014
1,675
1,278
Amigo ninguém se afastará por causa destas.discussoes.
São visões diferentes da mesma.situação e presumo que todos aqui temos a humildade de aceitar as opiniões dos outros.
Sem dúvida, mas contrárias opiniões é uma coisa, escárnio acho desnecessário todos queremos o bem deles, com opiniões diferentes ou não

Enviado do meu 2207117BPG através do Tapatalk
 

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,000
5,062
Em relação ao Cardoso Varela, claro que se vale muito da explosão e velocidade que tem mas acho que vai dar jogador.

Para mim o facto de este ano não ter estado muito feliz nos sub 19 tem muito a ver com a falta de um n 9 na equipa . Varela é um extremo de linha, vertical e para as suas jogadas tenham um bom aproveitamento tem de existir um bom avançado de área, que a seleção de sub 17 tem e que o Porto nos sub 19 este ano não tem.
Sem esse avançado a maioria das suas jogadas torna-se inócuas como é natural.
 
  • Like
Reações: miguel1000

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,000
5,062
Em relação ao Cardoso Varela, claro que se vale muito da explosão e velocidade que tem mas acho que vai dar jogador.

Para mim o facto de este ano não ter estado muito feliz nos sub 19 tem muito a ver com a falta de um n 9 na equipa . Varela é um extremo de linha, vertical e para as suas jogadas tenham um bom aproveitamento tem de existir um bom avançado de área, que a seleção de sub 17 tem e que o Porto nos sub 19 este ano não tem.
Sem esse avançado a maioria das suas jogadas torna-se inócuas como é natural.
Além disso, quando ganha a linha na maioria das vezes define bem tendo bons finalizadores na área. E isso não acontece com todos. É só ver o exemplo do Gonçalo Borges.
 
  • Like
Reações: TennantWho

hadeskabir

Tribuna
29 Abril 2019
3,255
4,166
Em relação ao Cardoso Varela, claro que se vale muito da explosão e velocidade que tem mas acho que vai dar jogador.

Para mim o facto de este ano não ter estado muito feliz nos sub 19 tem muito a ver com a falta de um n 9 na equipa . Varela é um extremo de linha, vertical e para as suas jogadas tenham um bom aproveitamento tem de existir um bom avançado de área, que a seleção de sub 17 tem e que o Porto nos sub 19 este ano não tem.
Sem esse avançado a maioria das suas jogadas torna-se inócuas como é natural.
eu tambem pensei que ele fosse so velocidade.. mas nao o é e este euro esta a provar isso ele ja tem 4 ou 5 assistencias ..define muito bem no ultimo passe
 

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,799
4,222
O Varela no escalão sub17 faz o que quer da esmagadora maioria dos adversários devido à velocidade.
O que fez o Varela nos juniores? Muito, muito pouco. A minha pergunta é: porque será?

Ps: eu não disse que ele não jogava nos sub17. Eu disse que o escalão dele, na minha opinião, seria esse.
Para mim, o grande problema do Varela, que se nota muito mais nos sub-19, é do outro lado do campo: o campo é a descer e o os outros é que têm de defender!
Mas, tem tempo … tem é de querer…
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
16,721
10,808
Não leves a mal, mas não entendo a necessidade disto, só afasta utilizadores bons deste espaço e acho que faríamos melhor se não tivéssemos tanto julgamento com jovens de 15/16 anos...

Sobre o Varela e essa geração, aliás, seja qual for, acho que só queremos o bem deles, não? O bem deles é o nosso



Enviado do meu 2207117BPG através do Tapatalk
Não foi boca aos jovens, foi mais porque que anda um sabichão achando que o Varela não devia tar nos sub-19.