Toda esta discussão sobre o Sérgio só vem dar motivos à sua saída. Passo a explicar o meu ponto de vista:
O Sérgio representa muito daquilo que foi a nossa antiga maneira de fazer as coisas e ausência de planeamento. Sergio era Treinador, Diretor desportivo e diretor de comunicação.
Amuava por saídas, mandava indiretas aos adeptos, ao departamento médico, aos jogadores em praça pública…
Ou seja não havendo liderança e planeamento, o Sérgio foi metendo a mão a tudo da maneira que ele achava melhor para o sucesso imediato do clube - bem ou mal nunca duvidei que fizesse as coisas com mau intuito. Se estava certo é outra conversa.
Representa também toda uma fatia de adeptos que se ligam demasiado a caras e não a funções e lógica. Sérgio como treinador mostrou estar esgotado e desde a pré época que vem cometendo erro atrás de erro que culminou em estarmos a lutar pelo 3o lugar e a quase 20 do Sporting. Depois há afastamentos de jogadores, aposta errada noutros… não estabilizou a equipa taticamente nem emocionalmente desde o inicio da época.
Depois fica mal no tema das eleições e com o timming da renovação.
Espero a saída do Sérgio para quebrar este culto de personalidades que se instalou no clube. Quero que as pessoas sejam julgadas pelo trabalho efetivo ao clube! Não quero idolatria a AvB, por exemplo, quero que regesse a exigência! Exigência de ver todos os intervenientes defender o clube e serem avaliados por esse trabalho! Se daqui a 4 anos a equipa liderada por AVB se revelar um flop que os sócios o demonstrem e os tirem de lá. Sem idolatrias ou sentimentos de gratidão pelo passado.
Isto para voltar ao tema do Sérgio e o porquê de eu achar que está na hora da saída: Sérgio é o último daqueles que são olhados com gratidão independente do trabalho factual. É sempre o “mas deu muito”, “um de nós”, “sem dinheiro salvou-nos”, “sente o clube como poucos”, chega de narrativas de gratidão. Quero um reset! Reset do ponto de vista de gestão do clube, de relação com adeptos, de modalidades, de relação com investidores, de relação com fornecedores , de abordagens ao mercado e de política desportiva. E nesta mudança, eu não vejo o Sérgio como uma mais valia. Já o foi? Sem dúvida! É bom treinador? É! Especialmente quando focado e sem foco disperso em intrigas e birras. Porém o seu tempo terminou. Ganhe a taça, garanta o 3o lugar e desejo a maior felicidade do mundo.
Para terminar deixo só uma referência política: porque acham que quando muda a força política no poder existe a famosa “dança de cadeiras”? Porque quem quer estabelecer a sua visão e políticas precisa de gente com a mesma visão. Eu posso estar profundamente errado , mas a visão que Andre tem não coabita com a forma do Sérgio trabalhar atualmente.
Um abraço e desculpem a longa reflexão