André Villas-Boas - Presidente

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Segundo as minhas contas e atendendo que comprou 3 vezes acções ultimamente terá por volta de 1.57%, isto utilizando como referência a noticia do Observador e sumando às 343.993 acções + 4.090 + 2.740 + 1.350.

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que, no final de 2023, já tinha reforçado a sua posição, adquiriu mais 4.090 ações da SAD ‘azul e branca’, anunciou esta sexta-feira a entidade ao mercado.

Primeiro, em 4 de janeiro, Pinto da Costa comprou 2.740 títulos, a um preço unitário de 1,25 euros, e, na quinta-feira, juntou mais 1.350 ações da SAD portista (1,23), num investimento global de 5.085,50 euros nas duas operações, de acordo com a informação disponível na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O dirigente volta a reforçar ligeiramente a sua posição na sociedade, após um conjunto de transações verificadas entre novembro de 2022 e maio do ano passado e de mais duas em dezembro.

De acordo com o mais recente relatório e contas apresentado pela SAD do FC Porto à CMVM, referente ao exercício da temporada 2022/23, Jorge Nuno Pinto da Costa, de 85 anos, tinha 343.993 ações, correspondentes a 1,53% do capital social, em 30 de junho.

A maioria da SAD pertence diretamente ao clube (74,59%), ao passo que o empresário, antigo futebolista e ex-treinador António Oliveira é o principal acionista individual (7,34%), seguido pelo seu irmão Joaquim Oliveira, através da sociedade Olivedesportos (6,68%).
Pinto da Costa deve juntar-se ao empresário Nuno Lobo, candidato derrotado em 2020, e a André Villas-Boas, ex-treinador da equipa principal de futebol, nas eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, que deverão decorrer em abril, numa altura de turbulência em torno do clube, devido à Operação Pretoriano.
Até nisto as tantas vai ganhar bom dinheiro.
Imagina que o André em pouco tempo consegue colocar ordem no clube, e as ações valorizam...

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
11,001
16,743
Não? PdC, Baia, Luis Gonçalves e Fernando Gomes supostamente terminaram os seus mandatos na SAD a 31 de Dezembo de 2023 ... e estão desde lá em gestão corrente ..
Achas que estiveram em gestão corrente?
Academia da Maia, Ithaka, renovações, compra de terrenos ... enfim ...
Não é assim que funciona. Gestão corrente estão agora. Até às eleições estavam em plenas funções.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,739
31,124
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Para mim começou logo na época em que contratou Octávio.

Acho que estava num momento em que tudo podia correr mal: havia um certo cansaço desportivo, aparente falta de imaginação para continuar a vencer ( ir buscar alguém como OM é elucidativo disso), sporting a ressurgir, até o boavista já ameaçava...

A sorte foi haver eleições num benfica a tentar recuperar que desperdiçou Mourinho e um sporting que não quis aproveitar a mesma oportunidade. O Porto era o único dos grandes onde Mourinho podia ir e isso deu mais 20 anos a PdC.

É importante frisar isso: Mourinho no Porto não foi um golpe de asa, foi uma inevitabilidade. Não podiam deixar de escolher quem já começava a ser visto como especial, tendo em conta os falhanços anteriores, como o próprio Mouras ficou sem opções para além de nós.
Pior foi em 2004-2005 no pós Mourinho onde podíamos ter cavado um fosso para os outros e estourámos recursos e fizemos erros de gestão inacreditáveis.

Trocar Mourinho por Del Neri foi uma das decisões mais absurdas de Pdc nos seus 42 anos de mandato.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,055
11,172
E não sei porque referem que o André Villas Boas não vai estar no Jamor ...
Os títulos são da SAD ou do clube? Que eu saiba os títulos e trofeus são do clube e não da SAD ...
O presidente do clube é quem representa o clube ...
O presidente da SAD pode até nem ser eleito, logo não representa o clube ...

Por mim deveria estar o AVB em representação do clube e o PdC como convidado ...

Da forma como decorrer este processo deverá ditar a forma como PdC será recordado e tratado daqui para a frente ...

rvaz

Bancada lateral
26 Abril 2016
626
597
Eu não tenho dúvidas nenhumas que já houve essa antecipação de receitas por parte da Quadrantis tendo como colateral os 35M€ que são para a SAD ...
De que outra forma temos dinheiro para andar a renovar com jogadores, comprar o passe do Chico, comprar terrenos, terraplanagem, etc ...

A forma como o PdC o disse, denota tudo ... se quiserem podem rasgar o contrato e devolver o dinheiro ... Como devolver algo que só deveria entrar em Junho?
Pelo menos vão entrar os 17mios do David Carmo 😂😂😂

• Haha
Reações: arichard

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,734
12,755
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Para mim, e acredito que não seja uma opinião consensual, a «débacle» do FC Porto de Pinto da Costa começou, lentamente, no pós-2004, com o esbanjamento de mais de 100 milhões de euros de transferências e a destruição de uma equipa. Pior, o recurso a fundos de jogadores manhosos e a relações duvidosas com empresários numa altura em que nao se justificava minimamente porque não faltava dinheiro.
Um Benfica na lama e um Sporting a ser Sporting, ano após ano, permitiu que até 2013, mesmo com o «Apito Dourado» pelo meio, mantivéssemos a hegemonia no futebol português. Mas Jesualdo Ferreira já foi um treinador sozinho, a dar o peito às balas - todos os treinadores sê-lo-iam também a partir daí.
Eh pá, não.
Na vigência do Jesualdo tínhamos planteis fantásticos com craques de nível mundial, como Lucho, Lisandro, Anderson, Hélton, etc.
Era indiferente a força ou falta dela dos lisboetas. Tínhamos grandes equipas e limparíamos o campeonato de igual forma, mesmo tendo um treinador pouco mais que banal como o Jesualdo ao leme. A César o que é de César.

• Like
Reações: Mike_Walsh

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
41,413
82,125
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Ontem escrevi que achava normal a tomada de posse ser dia 12

Agora estes 21 dias a mais sao muito nocivos para os interesses do FCP

Estes srs que ganhem vergonha na cara e saiam rapidamente

Ja fizeram mal que chegue

rvaz

Bancada lateral
26 Abril 2016
626
597
E não sei porque referem que o André Villas Boas não vai estar no Jamor ...
Os títulos são da SAD ou do clube? Que eu saiba os títulos e trofeus são do clube e não da SAD ...
O presidente do clube é quem representa o clube ...
O presidente da SAD pode até nem ser eleito, logo não representa o clube ...

Por mim deveria estar o AVB em representação do clube e o PdC como convidado ...

Da forma como decorrer este processo deverá ditar a forma como PdC será recordado e tratado daqui para a frente ...
O futebol profissional é da Sad.

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
3,478
4,567
48
Paris
gil-costa.wix.com
'Instant Team"
Expressão na moda em grandes clubes que querem construir uma equipa para ganhar já...vai ser o desafio do AVB e do Zubi (com as finanças a "espreita").
Essa construção duma 'instant team' necessita um treinador com ideias fortes e uma alquimia sem falhas entre o diretor desportiva e o treinador. Existe tempo, bases humanas, entendimentos futbolísticos entre o Sérgio e o Zubi para garantir essa alquimia?

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,832
6,674
Eh pá, não.
Na vigência do Jesualdo tínhamos planteis fantásticos com craques de nível mundial, como Lucho, Lisandro, Anderson, Hélton, etc.
Era indiferente a força ou falta dela dos lisboetas. Tínhamos grandes equipas e limparíamos o campeonato de igual forma, mesmo tendo um treinador pouco mais que banal como o Jesualdo ao leme. A César o que é de César.
Sim, tínhamos, mas o clube já não era gerido da mesma forma. Daí eu ter escrito «lentamente». Apesar de ser cada vez pior gerido, o clube foi tendo bons plantéis e continuou a ganhar até 2013. Mas os sinais estavam todos lá.

• Like
Reações: Y_Chippo
arichard

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,055
11,172
'Instant Team"
Expressão na moda em grandes clubes que querem construir uma equipa para ganhar já...vai ser o desafio do AVB e do Zubi (com as finanças a "espreita").
Essa construção duma 'instant team' necessita um treinador com ideias fortes e uma alquimia sem falhas entre o diretor desportiva e o treinador. Existe tempo, bases humanas, entendimentos futbolísticos entre o Sérgio e o Zubi para garantir essa alquimia?
Tens algum exemplo de uma instant team?

Até o City que despejou dinheiro na equipa aos potes, Guardiola passou várias épocas a montar a equipa .... Liverpool a mesma coisa, o PSG idem aspas ...

Quanto ao entendimento entre AVB e Zubi, parece-me que ficou claro ... tal a força como o AVB defendeu o Zubi ... Um nome inquestionável de qualidade ...

Eu quero ganhar e quanto mais cedo possível melhor ... Mas prefiro que AVB e Zubi construam planteis para ganhar consistentemente ..

O conceito de instant team foi o que tivemos ... comprar jogadores feitos (Marchesin, Uribe, Marcano, Taremi, Toni, Mbemba, Feliipe) para termos qualidade imediata na equipa ... E ganhámos intermitentemente ... com os efeitos nefastos que se podem ver nas nossas contas ...

Prefiro que AVB e Zubi lancem as bases para sermos o clube dominante no futebol português ...

Se o AVB traçar como objectivo para este mandato, reformular as contas e o futebol do clube, formação, infraestruturas (Academia/CAR) etc ... E formar plantel para o futuro ganhando 2 campeonatos e garantindo a Champions em todos eles ... Eu assino por baixo e refiro ... GRANDE MANDATO ...

Se esperam milagres e que o objectivo é ser tetracampeão ... desçam a terra e caiam na real ... Este mandato é para reformular o clube e colocá-lo no caminho certo ...

O mandato de afirmação será o mandato de 2028 ... aí sim deveremos aspirar a voos maiores ...

O clube está falido, plantel de fraca qualidade, e é preciso reformular todo o futebol ...

Mas tendo em conta o nível das equipas grandes em Portugal que é baixo ... Acho que AVB pode montar um plantel para ganharmos na próxima época ... Vai depender do treinador, do tempo que esse treinador tem para preparar a equipa para a próxima época e da definição do plantel ...
Vamos ter Europeu e Copa America, o novo treinador vai ter que trabalhar com quem não vai a selecção juntamente comos jovens da equipa B e começar a assentar ideias ... Por mim a pré-época arrancava a 15 de Junho, não há tempo a perder ... 1 mês e meio até a Supertaça ...
Dos internacionais que vão a selecção poderemos ter só uns 15 dias até a Supertaça, muito pouco tempo ...

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
3,478
4,567
48
Paris
gil-costa.wix.com
Tens algum exemplo de uma instant team?

Até o City que despejou dinheiro na equipa aos potes, Guardiola passou várias épocas a montar a equipa .... Liverpool a mesma coisa, o PSG idem aspas ...

Quanto ao entendimento entre AVB e Zubi, parece-me que ficou claro ... tal a força como o AVB defendeu o Zubi ... Um nome inquestionável de qualidade ...

Eu quero ganhar e quanto mais cedo possível melhor ... Mas prefiro que AVB e Zubi construam planteis para ganhar consistentemente ..

O conceito de instant team foi o que tivemos ... comprar jogadores feitos (Marchesin, Uribe, Marcano, Taremi, Toni, Mbemba, Feliipe) para termos qualidade imediata na equipa ... E ganhámos intermitentemente ... com os efeitos nefastos que se podem ver nas nossas contas ...

Prefiro que AVB e Zubi lancem as bases para sermos o clube dominante no futebol português ...

Se o AVB traçar como objectivo para este mandato, reformular as contas e o futebol do clube, formação, infraestruturas (Academia/CAR) etc ... E formar plantel para o futuro ganhando 2 campeonatos e garantindo a Champions em todos eles ... Eu assino por baixo e refiro ... GRANDE MANDATO ...

Se esperam milagres e que o objectivo é ser tetracampeão ... desçam a terra e caiam na real ... Este mandato é para reformular o clube e colocá-lo no caminho certo ...

O mandato de afirmação será o mandato de 2028 ... aí sim deveremos aspirar a voos maiores ...

O clube está falido, plantel de fraca qualidade, e é preciso reformular todo o futebol ...

Mas tendo em conta o nível das equipas grandes em Portugal que é baixo ... Acho que AVB pode montar um plantel para ganharmos na próxima época ... Vai depender do treinador, do tempo que esse treinador tem para preparar a equipa para a próxima época e da definição do plantel ...
Vamos ter Europeu e Copa America, o novo treinador vai ter que trabalhar com quem não vai a selecção juntamente comos jovens da equipa B e começar a assentar ideias ... Por mim a pré-época arrancava a 15 de Junho, não há tempo a perder ... 1 mês e meio até a Supertaça ...
Dos internacionais que vão a selecção poderemos ter só uns 15 dias até a Supertaça, muito pouco tempo ...
Tenho vários exemplos, o conceito da instant team não é uma garantia em si, é uma estratégia.

• Like
Reações: arichard

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,416
19,197
Espero que seja atendido o pedido de agilizarem a tomada de posse antes de 12 de Maio. Não tinha ideia que havia um período mínimo de mais 21 dias para a constituição da Administração da SAD. Sendo assim, a tomada de posse no Clube é uma urgência. Espero que haja a agilidade e decência necessárias para ser pelo menos uma semana antes do que está agora previsto. No estado atual das coisas, urge estar a par de muitos processos e tomar decisões.