Preditivo no futebol quase que meto os colhões no prego em como no nosso tempo de vida esse modelo não vai acontecer (aliás, vê-se por quando falham os melhores modelos de a priori xG).
Já começa a existir no basquetebol (onde também já estive envolvido), que comparativamente é um universo totalmente diferente. Aí os analytics vão dentro de muito pouco tempo dominar 80% do processo desportivo. E já há gente a ganhar milhões para correr números. Mas o basquetebol é inerentemente mais fácil pelo número reduzido de unidades, os 100% de tempo útil, a infinitamente superior influência do individual no coletivo, etc... É de uma complexidade estupidamente inferior ao futebol e as próprias características da modalidade permitem o surgimento dos APMs, RAPMs, WOWYs e afins, ferramentas de análise de impacto de natureza totalmente inutil no âmbito do futebol. O que retiro é alguma objetividade em análises de produção e impacto geral ofensivo relativo, o que é engraçado mas não serve grandes propósitos como os que referiste. Não é groundbreaking, é uma ferramenta de curiosidade. Não me diz quem é o melhor jogador, dá-me um índice de valor de produção ofensiva relativa, segundo as minhas ideias subjetivas de muita coisa, como os pesos que atribuo a competições europeias, pesos de impacto percentual x volume, minutos por golo e afins. É uma maneira de objetivar ao máximo uma subjetividade que nunca desaparecerá a este nível, mas em termos de predictive power é zero porque o propósito é ser descritivo em vez de preditivo, e porque novamente, modelos preditivos no futebol vamos ter que esperar sentados na minha opinião. Mas quem sabe, ao que eu já vi e com quem já colaborei, há aí gente muito doente e extremamente dotada para inventar um santo graal desses. A questão é que mesmo que fosse inventado, também seria muito rapidamente vendido/ou tornado exclusivo para um clube que o adquirisse, como aconteceu infelizmente com alguns projetos no basquetebol.