As nossas propostas para o Clube

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,634
9,508
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Uma coisa que me chateia particularmente é a ausencia de descontos significativos no merchandising do clube para pessoal como moi meme, que tem mais de 25 anos de sócio.
Se quiser comprar uma camisola pago basicamente o mesmo do que um turista do Paquistao que venha visitar o Dragao.

Isto faz algum sentido?
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,545
18,172
Não é minimamente realista ganhar por 7

Vamos ser sérios nas propostas
Ao Arouca ganhar por 7 é difícil. A toupeiras e lagartos só não ganhamos por mais porque ao intervalo deixamos de jogar para evitar lesões!
 

PortoNoCoracao

Bancada lateral
10 Janeiro 2019
919
937
As do vólei. no ano passado, eram saia-calção, se não estou em erro...
Não sei se disponíveis..
Já procurei e até hoje ainda não encontrei nada , era uma coisa que gostava , porque não gosto muito de ver a minha filha de calção e camisola , então a ideia da saia seria top . Vi as saias do volei ainda no jogo com o Benfica salvo erro onde viramos o resultado mas acho que poderiam implementar um vestuário mais concreto nesse aspeto e como agora os desportos femininos estão em alta acho que seria uma boa implementação algo que fosse nesse sentido
 
  • Like
Reações: K92

Cheue

12 Maio 2016
22,507
36,154
Conquistas
7
108
Uma coisa que o nosso clube também deveria fazer era voltar a ter ações nas escolas do Porto. O clube está sediado na cidade. As suas raízes e muita da sua força estão aqui. A turma do meu filho mais velho (estuda numa escola no centro do Porto) deve ter 15 ou 16 rapazes. Só 4 ou 5 são portistas. Isto tem que merecer reflexão. O clube tem que abrir horizontes para todo o país, mas tem que também trabalhar a sua base. A sua cidade. E hoje faz-se muito pouco nesse sentido.
 

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,770
4,194
Para mim, o mais importante:
Fazer uma alteração aos estatutos de forma a ficar assente que uma direção em funções nunca poderá adiantar/hipotecar verbas de anos posteriores ao mandato em curso. Ou pelo menos que não o possa fazer sem aprovação dos sócios em AG.

Para mim é uma aberração se AVB ganha as eleições para 4 anos e já tem as verbas televisivas gastas... o Jorge Nuno deixa um clube falido e sem receitas futuras e daqui a 4 anos as pessoas vão criticar o AVB caso não consiga ter sucesso desportivo.

André, pega lá maçãs. Agora faz uma omelete...
O ponto é bom e faz sentido! Mas, não é assim tão simples! Há muitas questões subjacentes...
Por exemplo, poder-se-ia colateralizar receitas?
E as receitas que passam para o mandato seguintes poderiam ser fatorizadas?
Num clube/empresa/SAD operacionalmente deficitário não é fácil de colocar em prática!

No final do dia, os sócios têm a possibilidade de evitar (ou, no mínimo, mitigar) todos esses problemas, nas eleições!
 
  • Like
Reações: domribeiro e Raba

hugo mocc

Arquibancada
24 Maio 2017
336
502
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
outro hipótese podia ser limitar a idade de um candidato à idade de reforma, ou seja, o limite ser 67 anos
e, ganhando, ser presidente até aos 71.
Não acho que isso seja possível do ponto de vista legal. Limitar o número total de mandatos é mais democrático.
 
  • Like
Reações: Porto

hugo mocc

Arquibancada
24 Maio 2017
336
502
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Limitar numero total de mandatos (no máximo 4) para não haver lugar a mandatos com candidatos-fantoche (estilo Putin-Medvedev-Putin).

Canal digital do FC Porto onde subscritores possam assistir aos jogos das várias equipas em qualquer lugar do mundo.

Dar voto a todos sócios correspondentes com 5 ou mais anos de associação com quotas em dia.

Oferta de cachecóis comemorativos aos sócios presentes em finais de competições por eliminatórias (taças) - e opção de compra para não sócios em "pack" com bilhete.
 

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,770
4,194
Aqui ficam algumas ideias:

- Aumento dos anos de mandado de quatro para cinco, no intuito de permitir outra sustentabilidade financeira e desportiva.

- Limitação de mandados para quatro, assim ninguém seria Presidente do FC Porto por mais de vinte anos e não tenderia a pensar que o clube lhe pertence

- Obrigatoriedade dos candidatos à Presidência do clube apresentarem até 30 dias antes das eleições uma declaração de interesses carimbada pelas finanças.

- Acabar com o Conselho Superior que mais parece uma feira de vaidades e criar um gabinete de apoio ao sócio que esteja disponível tanto no Estádio do Dragão como nas diferentes plataformas de comunicação que o FC Porto tem.
1. Discordo. Não percebo as vantagens.
2. Discordo. O clube só será de a ou b se os sócios permitirem; se estivesse em vigor, por exemplo, poderíamos não ter ganho a Champions em 2004... ou poderíamos ganhar 3 Champions seguidas... uma vez mais, a decisão é dos sócios... enquanto resultar de eleições, não me parece mal!
2a) limitar aos 67 anos. Discordo. Dos presidentes da República Portuguesa, eleitos, pós-74, perdíamos metade...
3. Concordo. A questão das finanças é que não estou a ver. Mas, a ideia geral não é má!
4. Discordo. Porquê feira de vaidades? Já existe um gabinete de apoio ao sócio! São temas diferentes!
 

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,870
9,828
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
2a) limitar aos 67 anos. Discordo. Dos presidentes da República Portuguesa, eleitos, pós-74, perdíamos metade...
E que perda trágica que isso teria sido, deixa lá. Hahaha

Tanto a limitação de mandatos como o limite de idade para concorrer à presidência são alterações que fazem todo o sentido. Chega de permitir que as pessoas se eternizem nos cargos.

E sobre a limitação de mandatos digo mais: a partir do momento em que alguém tem um cargo de administração no clube, não devia poder candidatar-se a presidente no mandato imediatamente a seguir, que é para não haver habilidades com testas de ferro.
 

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,770
4,194
1. E que perda trágica que isso teria sido, deixa lá. Hahaha

2. Tanto a limitação de mandatos como o limite de idade para concorrer à presidência são alterações que fazem todo o sentido. Chega de permitir que as pessoas se eternizem nos cargos.

E sobre a limitação de mandatos digo mais: a partir do momento em que alguém tem um cargo de administração no clube, não devia poder candidatar-se a presidente no mandato imediatamente a seguir, que é para não haver habilidades com testas de ferro.
1. Para quem acredita em eleições e em pessoas democraticamente eleitas, seria trágico! Bem ou mal, tenham feito bem ou tenham feito mal, foram eleitas!

2. a) Durante x (vou colocar 20, para não ser exagerado) anos, todos os portistas (menos um... quem for mais velho, "sabe de quem estou a falar"...) consideravam a continuidade/estabilidade como um dos nossos maiores trunfos! Nesse tempo, ridicularizávamos os nossos rivais pela instabilidade, pela forma como trocavam de presidentes e de dirigentes! Mais, tantas vezes se dizia que um dirigente tinha de apreender o meio futebolístico, para, depois, conseguir tirar os proveitos desse know-how adquirido!

b) E não estamos a falar de um presidente sem defeitos! Só nos primeiros 20 anos, tivemos:
- nepotismo: um relacionamento que emergiu dentro do local de trabalho, com cargos no clube atribuídos a essa antiga funcionária; tivemos um filho que foi director do clube com 20 e tantos anos; um outro relacionamento que viria a ter consequências catastróficas (depois dos 20 anos...);
- dificuldades financeiras públicas: é reconhecido que foi a criação da SAD que salvou o clube ou aumento de capital para cobrir prejuízos;
- dificuldades financeiras privadas: empréstimos (quase) constantes a um amigo (autêntico banco privativo), que assegurava a operacionalidade do clube;
- relacionamentos promíscuos com figuras duvidosas: D'Onofrio foi director do clube, veiga foi um empresário criado pelo FCP do Luxemburgo, jmendes deu os primeiros passos.

c) A eternização no poder, num clube de futebol, é uma falsa questão! E o caso vertente do FCP é um excelente case-study! Em 40 anos, PdC teve opositor(es) em duas eleições! A eternização no poder deu-se com a complacência e anuência dos sócios! E não se pode falar, em melhores ou piores, projetos ou meios projetos, porque, na realidade, nunca existiu uma alternativa! A alternativa era uma comissão administrativa! Esta é a primeira vez em que essa alternativa é real e tangível! E, aqui vem a minha opinião com toda a subjectividade inerente: o que, verdadeiramente, mudou foi a forma como PdC é olhado e não, de forma material, a forma como PdC actua! Mais à direita, mais à esquerda, Pinto da Costa é isto, com todas as coisas boas e todas as coisas más! O que nunca aconteceu foi ter ficado 4 anos sem vencer e, pior, em clara subalternidade face ao rival! Esse foi o aspecto que mudou a percepção dos sócios! Depois, vem a situação financeira como gota de água! Sem menosprezar a dimensão da mesma, recordo que, num período em que era consensual (aí, provavelmente, menos 2 sócios...), o FCP andou muito perto da II divisão pelas indiscrições da vida pessoal de PdC!

d) Em resumo, limitar mandatos, limitar idade são medidas à la carte, muito em voga nos nossos dias: aparece nas notícias, muda-se a lei para agradar à opinião pública! Por estas e por outras é que não se legisla para casos particulares!
Em toda a Europa, os clubes mais bem sucedidos são aqueles que mantêm uma estrutura dirigente estável! Com a vantagem que, nos clubes associativos, quando corre mal, e pode correr mal, os clubes podem votar a mudança! A limitação de mandatos adianta muito pouco!
Veja-se o Barcelona, onde o Rosell e o Bartomeu só precisaram de um mandato para deixar a sua marca...
Ou o Real Madrid, onde o Florentino Pérez continua aos 76 anos...
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,403
44,651
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
1. Discordo. Não percebo as vantagens.
2. Discordo. O clube só será de a ou b se os sócios permitirem; se estivesse em vigor, por exemplo, poderíamos não ter ganho a Champions em 2004... ou poderíamos ganhar 3 Champions seguidas... uma vez mais, a decisão é dos sócios... enquanto resultar de eleições, não me parece mal!
2a) limitar aos 67 anos. Discordo. Dos presidentes da República Portuguesa, eleitos, pós-74, perdíamos metade...
3. Concordo. A questão das finanças é que não estou a ver. Mas, a ideia geral não é má!
4. Discordo. Porquê feira de vaidades? Já existe um gabinete de apoio ao sócio! São temas diferentes!
1- A passagem de quatro para cinco anos serviria para acompanhar a evolução do futebol europeu, onde Real Madrid, Barcelona e até Bayern de Munique, entre outros seguiram esse rumo, tal medida permitiria efetuar contratos com jogadores por cinco temporadas, algo que nos daria mais alguns meses para porventura evitar saídas a custo zero.

2- Não quero saber do passado, mas antes garantir racionalmente a sustentabilidade futura do FC Porto, bem como ter um clube cada vez mais democrático e a limitação de mandatos é-me nesse sentido uma opção valiosa para tais passos.

3- Ainda bem que estamos de acordo,pois não convém que futuramente não tenhamos aventureiros, como Vale e Azevedo ou Bruno de Carvalho ao leme.

4-Já existe um gabinete de apoio ao sócio, mas o mesmo é insuficiente, convido-te a visitar sites de emblemas como Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Ajax, entre outros e vais verificar os diferentes canais que têm para estarem mais próximos em relação aos seus associados, nomeadamente via redes sociais, enquanto o FC Porto está na idade da pedra, finalmente mantenho a ideia que o Conselho Superior não passa de uma feira de vaidades, dado que por exemplo ninguém que pertença ao mesmo é mais importante que qualquer outro associado do clube.
 

hugo mocc

Arquibancada
24 Maio 2017
336
502
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
1. Para quem acredita em eleições e em pessoas democraticamente eleitas, seria trágico! Bem ou mal, tenham feito bem ou tenham feito mal, foram eleitas!

2. a) Durante x (vou colocar 20, para não ser exagerado) anos, todos os portistas (menos um... quem for mais velho, "sabe de quem estou a falar"...) consideravam a continuidade/estabilidade como um dos nossos maiores trunfos!

(...)

c) A eternização no poder, num clube de futebol, é uma falsa questão!

(...)

d) Em resumo, limitar mandatos, limitar idade são medidas à la carte, muito em voga nos nossos dias: aparece nas notícias, muda-se a lei para agradar à opinião pública! Por estas e por outras é que não se legisla para casos particulares!
Em toda a Europa, os clubes mais bem sucedidos são aqueles que mantêm uma estrutura dirigente estável! Com a vantagem que, nos clubes associativos, quando corre mal, e pode correr mal, os clubes podem votar a mudança! A limitação de mandatos adianta muito pouco!
Veja-se o Barcelona, onde o Rosell e o Bartomeu só precisaram de um mandato para deixar a sua marca...
Ou o Real Madrid, onde o Florentino Pérez continua aos 76 anos...
1. O Jorge acredita que Putin foi democraticamente eleito? E quem diz o Putin diz outros.

2a. É trunfo mas como o Jorge enumerou uma quantidade de problemas que surgiram à boleia do trunfo, pergunto-lhe se não faz sentido limitar saudavelmente o número de mandatos para evitar que as "inflamações" criem raízes de "cancro" ?

2c. Como pode ver no FC Porto não é.

2d. As democracias maduras aceitam este pressuposto de alternância já há muitas décadas, séculos até. Não é novo.
Quanto aos clubes mais bem sucedidos na Europa, é uma falsa questão que não tem a ver com limitações ou não de mandatos mas com poderio económico.
Imagine o Jorge se o Rosell ou o Bartomeu ficassem mais um mandato ou dois? Se o PdC não ganhasse os títulos que ganhou teria sido reeleito para um segundo, terceiro, ou mesmo décimo mandatos?
Quanto ao Florentino, peço ao Jorge que vá pesquisar as medidas que foram aprovadas em relação a quem é que se pode candidatar à presidência do clube nos dias que correm.
 

Cheue

12 Maio 2016
22,507
36,154
Conquistas
7
108
e acho que era de pensar em passar a parte de informação do Porto Canal apenas para digital - site + redes sociais
ao estilo do Eco, por exemplo.

dava para cortar custos
enquanto se mantinha um órgão de CS do Porto/Norte.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,545
18,172
Há uma questão que para mim é muito importante. Eu sei que o clube tem analistas mas eu pergunto-me que tipo de trabalho fazem. Se só fazem análise de vídeo, se trabalham dados estatísticos... E como é que esse trabalho é aproveitado. Scouting? Equipa técnica para tomar decisões?

Eu pergunto tudo isto porque no outro dia vi um vídeo do Mark Cuban num podcast onde ele falava sobre como surgiu o interesse no Luka. E uma coisa que ele disse que me marcou foi "Our scouts liked him, our analytics guys loved him"


2:05

Isto fez-me pensar numa série de coisas. Eu com o Whoscored consegui prever que o Carmo ia ser um flop, que o Otávio ia ser um caso de sucesso e que outros jogadores dos rivais como o Raul de Tomas iam ser flops. Da mesma forma e há casos no Porto em que os jogadores que estão a ter melhor desempenho estatístico não jogam sequer e outros com rendimento incomparavelmente inferior têm muito mais oportunidades.

Eu sei que não pode ser tudo resumido à estatística e que há outros aspectos fundamentais como liderança, adaptação a um modelo de jogo... Mas eu não acredito que um analista pudesse olhar para os mesmos dados que eu e aconselhar determinadas contratações.

Tudo isto me faz questionar se estamos a ter essas questões "estatísticas" em consideração, se as estamos a considerar quando analisamos contratações, desempenho de jogadores... É que se não estamos, acho que era uma importante mais-valia.
 

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
3,564
1,898
33
Lisboa
- naming para o estádio

- naming para o pavilhão

- naming para a futura academia

- naming para o cão e para o gato, é preciso é guito a entrar, aumentar receitas.
concordo, neste momento até o cão que fica à porta do Olival se chama Dragão. Falta de originalidade.
 
  • Like
Reações: heredia