Nesses 3 jogadores mais o Marcano estão quantas dezenas de milhões de euros?
Uma mão não chega. E duas?
E quantas dezenas estão no Oliver, Imbula, Grujic, Loum, Nakajima, Carmo, Veron, Saravia, João Pedro, Bazoer, etc.. etc...
Até poderia colocar Zaidu e muitos da equipa B.
E depois tens que colocar na equação o que deram ao clube Uribe e Marche, por exemplo, e o que deu a lista acima.
Sabes porquê? Porque no final de contas o mais importante é o jogador render. Tenha 19 ou 30. Se me garantirem que todos os sub23 de alto valor de contratação vão ter alto rendimento, tudo certo. Infelizmente ninguem pode garantir isso.
É para falar de qualidade? Mesmo raciocionio... "ah mas esse ja se sabia que não era grande coisa". algo que se diz por exemplo do Loum ou do Zaidu... Pronto, mesmo valido para QUALQUER jogador de QUALQUER idade. Nisso acho que todos concordamos.
O ponto geral é simples. Entre uma promessa e um jogador feito, o risco é menor no jogador feito. Sem tirar nem por quando estando o "scouting" ao MESMO NIVEL para ambos os tipos de contratação.
Para mim, certo que é muito pessoal, mas o plantel do ponto de vista de gestão é como um portfolio financeiro. Tens os "certificados de aforro" e tens as apostas em "startups." Tens que diversificar. Tens acções em bolsa mas fazes um "put" de opção na mesma ação para minimizar o risco caso corra mal.
0k. Opinião minha!
PS: só acrescentar uma coisa:
Num Porto bem gerido no meu ponto de vista, o clube não precisa de criar mais do que 30M em MV por ano. Ora, tendo isto em conta, precisas de ter 10 jogadores de mercado no 11 para fazer isso? E nem preciso ir à questão do "precisar"... Pode ser altamente contraproducente se todos quiserem dar o salto muito proximamente.