O que ele disse vai de encontro ao que eu penso há algum tempo.
Ponto prévio, se me dessem a escolher entre ir ver um jogo de Futsal ou Voleibol eu escolheria a primeira opção.
A questão é que isto não pode ser visto de forma emocional mas sim racional.
Se estivéssemos cheios de dinheiro, com muitos mais sócios pagantes e com diversos patrocinadores/investidores a financiarem as modalidades seria tudo mais fácil mas o problema é que isso não acontece.
As modalidades têm de ser autossustentáveis e sem precisarem de ajudas da SAD, coisa que aconteceu várias vezes nos últimos anos.
No caso do Futsal é muito complicado a curto prazo termos uma equipa que possa competir taco a taco com os rivais dado que o orçamento deles é gigantesco (cerca de 3/4 vezes mais comparativamente ao que gastam no Voleibol).
A ideia de começar pela formação é boa pois primeiro precisamos de aumentar drasticamente o número de sócios e sócios pagantes e tentar arranjar algum tipo de financiamento o que requer tempo.
Pensar em ter uma equipa senior forte no Futsal a curto prazo é quase utópico até porque o Futsal ainda é um desporto muito pouco global e os melhores jogadores estão inseridos em 3/4 equipas com salários elevadíssimos.
Já no Voleibol o cenário é totalmente diferente, podemos conseguir uma equipa competitiva com base em reforços de vários países, precisamos é de uma boa equipa de scouting.
É só ver o nível dos nossos rivais e o respetivo orçamento...o sporting nem tem dado luta pois pouco investe e o benfica não tem uma equipa por aí além como comprovam as suas prestações nas competições europeias.
Ao apostarmos no Voleibol Masculino gastaremos menos dinheiro e teremos muito mais possibilidades de ganhar, além de que somos um dos clubes com mais títulos em Portugal e a médio prazo podíamos lutar por ser o melhor clube dessa modalidade, ao contrário do Futsal em que o sporting já leva um avanço considerável.
E se quiserem ainda posso falar das questões de arbitragem, no Futsal a qualquer momento podemos ser roubados, já no Voleibol essa possibilidade é logicamente muitíssimo mais reduzida.
Não estou a dizer com isto que a aposta no Futsal não deve ser feita, até pelo contrário, acho que devemos ter formação e uma boa estrutura mas enquanto não conseguirmos sair da nossa atual situação financeira criar uma equipa senior competitiva será muito complicado e por isso vejo com melhores olhos a possibilidade de apostarmos primeiro no Voleibol senior onde teremos muitas mais possibilidades de sucesso.
Ainda assim a prioridade deve ser aumentar o número de sócios e o número de espetadores no Dragão Arena em todas as modalidades (já para não falar do Estádio do Dragão).
É inadmissível que nos jogos europeus/clássicos não tenhamos casa cheia num pavilhão com 2000 lugares e para isso há que fazer um acordo escrito com as claques com vista a que o apoio nesses jogos importantes seja efetivo 100% das vezes, é o sucesso do FC Porto que está em jogo e se no estádio o apoio é importante, no pavilhão é ainda mais...