É obvio que a conclusão não é tirada só desta conversa. Já vamos discutindo há algum tempo. Mas o teor das tuas respostas e a forma de reagir apontam num sentido.
Claro que por estarmos num fórum e as discussões serem, por essa via, diferentes das cara a cara, introduz uma margem de erro maior, mas...
E a idade, por exemplo, é um factor que influencia muito a forma de pensar, desde logo pela relação que tem com a maturidade e a experiência.
As discussões seriam muito mais interessantes se as pessoas se revelassem um pouco mais, mas eu percebo os receios da exposição em espaços virtuais nos tempos que correm.
PS. Congratulo-me por não teres achado o comentário ofensivo. Não era o objetivo. De todo. Tu aparentas ser um tipo inteligente, com conteúdo e respeitador, mas, na minha opinião, pecas por ser demasiado dogmático. Um conselho de colega forista, que obviamente podes descartar down the toilet, é que tenhas um espírito mais aberto a mudança de opinião e mais recetivo às "áreas cinzentas"...
Não sei o que te leva a crer nisso e a tirar essas conclusões, mas estás no teu direito.
Eu respeito as opiniões de quem não gosta do Sérgio como treinador por não se identificar com o estilo de jogo que incute nas equipas ou pela forma de estar, entre outras questões. As questões nas quais eu divirjo prendem-se precisamente por não ser dogmático. Não consigo atribuir diretamente culpa a um treinador por lesões na equipa precisamente porque é uma questão onde estão em jogo múltiplos fatores e múltiplas variáveis. E no entanto, há vários foristas que sem nunca terem visto um treino completo do Sérgio Conceição têm a certeza que os treinos são maus e muito desgastantes para os jogadores provocando lesões nos mesmos. Não consigo atribuir culpa direta ao treinador porque os jogadores falham golos fáceis nos jogos porque é algo que também envolve uma multiplicidade de fatores e variáveis, e têm muito mais a ver com o próprio jogador do que com o treinador, incluindo o estado mental do próprio jogador. E no entanto, há quem garanta sem nunca ter visto um treino do Sérgio Conceição que a culpa é de treinar mal a finalização.
Eu simplesmente parto do princípio que estas questões são bastante mais matizadas e que o treinador, seja ele qual for, tem muito mais capacidade, preparação e informação do que qualquer um de nós. Nós o que fazemos aqui é simplificar a realidade e comentar com base na escassa informação que temos e muitas vezes somos arrogantes ao ponto de achar que quem passou uma vida a trabalhar no futebol e aprender com os melhores não consegue ver o que nós vemos que é o mais básico que existe, mas nem sequer pensamos que os treinadores vêm coisas que nós não vemos nem imaginamos ver, e muitas vezes terão motivos e razões que não nos passam pela cabeça para tomar as decisões que tomam.
Se o FC Porto perder o campeonato, eu vou continuar a achar que o Sérgio Conceição tem um saldo positivo e fez um bom trabalho e é um bom treinador. Não acho que um profissional, neste caso um treinador deixa de ser bom porque perde e passa a ser bom porque ganha. Acho que o Sérgio é treinador do FC Porto no pior momento dos 42 anos de presidência de Pinto da Costa e, por isso e também por outros fatores, acho que o trabalho do treinador tem sido bom.
Não acho que o Sérgio tenha o poder que tu e outras pessoas acham que tem. Acho que incutir essa perceção nos adeptos até é estratégico por parte da SAD para se escudar atrás de um treinador que tem uma personalidade forte e identificação com os adeptos.
Acho que o bom futebol é executado de diversas formas e uns podem gostar mais de umas e outros mais de outras. Não sou como aqueles que acham que o bom futebol tem que ser jogado com posse e tem de ser dominador. Acho que o melhor futebol é aquele que é mais adaptável às circunstâncias do jogo, do adversário e dos próprios jogadores. Não gosto de frases feitas como "se uma equipa tiver a bola durante mais tempo vai estar sempre mais perto de marcar" até porque acho que o futebol é bastante mais subjetivo, dependente da aleatoriedade e fundamentalmente do aspeto psicológico e galvanização do coletivo.
Relativamente a esta questão em particular que gerou a discussão sobre o 3º GR, até disse que acho que os treinadores têm toda a legitimidade para achar que devem contar com 3 jogadores a tempo inteiro na equipa principal, assim como existem bons motivos para o 3º GR ser da equipa B. Deixei esta questão em aberto porque acho que os próprios treinadores têm direito e motivos legítimos para pensar de maneira diferente, enquanto que há quem pense que o 3º GR tem que ser da equipa B em qualquer circunstância e o treinador não tem razão nem motivos para achar que deve ter um 3º GR a tempo inteiro na equipa principal.
Se tu achas que isto é dogmatismo e pensar a preto e branco estás no teu direito, não quero de forma nenhuma mandar na mente das outras pessoas.
Para terminar o meu comentário, só acrescentar que isto é um espaço de discussão para adeptos do clube. A extrapolação de reduzir a pessoa que está do outro lado às suas opiniões num fórum de futebol não me parece a forma de estar mais saudável para estar num espaço como este. Isto que somos aqui é uma amostra absolutamente insignificante e enviesada do que cada um de nós é e não representa de forma nenhuma o todo.
Espero também que as opiniões divergentes sobre determinados assuntos e discussões mais acaloradas não sejam interpretadas como conflito ou levadas para o campo pessoal. Acho que isto faz parte, até mesmo alguns exageros que possamos escrever/dizer no calor do momento são normais em discussões onde as divergências são de natureza similar. No final são só palavras.