Sobre a continuidade, está época todos sabíamos que era crucial em termos de CL.
Houve investimento e, claro, a saída de Octávio e as "não saídas" do costume.
Podemos discutir se os jogadores que vieram são bons ou não (a meu ver são acima do patamar da Liga, alguns já firmados), se quem fica joga com vontade (nem todos são Uribe/Mbemba, alguns são Corona)... Tudo.
Mas, na prática, tudo se resume a isto: ao fim de (quase) uma primeira volta a jogar mal (ou péssimo), sem se ver evolução de jogo, a perder pontos com facilidade, com dispensas de contratações de Verão, e sem SC assumir qualquer vontade de mudar a forma de jogar (dizendo que a culpa é dele e de todos que tem de ser exigentes... Está bem, fica bem, cala bem, mas e na prática) será que é mesmo assim tão mau mudar de treinador?
Problema: a rescisão tem custos... Ou SC não iria exigir o pagamento? E ficaria com a mancha no currículo. (já sei que alguns vão dizer que ele saia se PDC lhe pedisse... Pois... Outro filme)
SC não vai dar o braço a torcer até ao fim. Todos sabemos isso.
PDC sabe que se o deixar cair perde uma falange de apoio, isso é claro, tal a colagem de PDC a SC. Portanto, nem SC pede para sair, nem PDC lhe pede, pois nenhum dos 2 quer ficar com esse ónus. (minha leitura).
Caso imperasse o bem para o clube, ao contrário de muitos colegas foristas, acho que a solução passava mesmo por dispensar SC e ir buscar outro treinador. Quem? Alguém que conhecesse a Liga, que aceite o desafio de meia época e que seja capaz. Domingos está "retirado" mas seria uma solução. A minha aposta: Mário Silva. Porque foi da casa, as equipas apresentar-se em regra num 4-3-3: 4-2-3-1 e praticam um futebol de ataque.
Honestamente, não me parece que fizesse menos pontos numa segunda volta que SC fez na primeira, ainda que com a vantagem de receber os rivais.
Portanto, sim, para mim, com os votos de gratidão pelo que deu, que ninguém apaga, era o adeus a SC. Porque até mesmo para os seus fãs, o "amor é para sempre enquanto dura".
Que 2024 seja o fim da cegueira da gratidão e o início da luz da competência.
PS: outra aposta, sem dúvida, seria o Álvaro Pacheco. Mas esse não está livre, nem acredito que viesse para meia época... Ainda que com opção.