Gostava muito de acreditar nisto… cada vez, acredito menos…Entendo o teu raciocínio e também poderá ser fruto de novas gerações mais uniformizadas cujo os processos de socialização tiveram cortes tais como quebrados pelos confinamentos COVID e grande dependência das redes sociais e do mundo web em geral. Onde tudo é instantâneo rápido e fácil.
Porém nunca vi ninguém do FCPorto prometer títulos europeus e internacionais. E voilá já temos um palmarés que o somatório de todos os outros juntos não o atingem .
Acho que ainda existe uma diferença entre nós e eles. Quer a nível identitário como no aspecto do quadro de valores e de moral.
Eles são muito mais populistas, fanáticos e com um GAP enorme entre o que são na realidade e aquilo que fazem-lhes crer no que são. Daí dizer que o benfiquismo pode vir a ser um problema social. Como disse há uns tempos vi benfiquistas com boa aparência, possivelmente bem na pirâmide social. A acreditarem que iriam passar a fase de grupos da Champions quando estavam a ganhar ao intervalo o Inter de Milão. Ou seja o meu diagnóstico? Aquele tipo de pensamento tipo seita começa a interferir com o lado racional deles.
Agora que o novo FCPorto corre riscos. Lá isso corre. O FCPorto tem de criar uma carapaça para se proteger destas novas realidades e lógicas de propaganda totalmente irrealistas, tóxicas da espuma do mundo actual. E logicamente connosco será usada para nos diminuir e até nos destruir.
Pelo que tenho visto até o AVB já recuou nessa tentação. Esperemos que seja para continuar
É tudo uma questão de oportunidade… e de perspectiva…
Eles assobiam o treinador porque tirou o maradona… “nós” assobiámos porque não meteu o pelé…
“nós” até já estimulamos a inserção da mística num treinador “à paulada”…
Basta ler o que se escreve em alguns tópicos deste espaço…
Se isto não é partilhar a mesma cultura… se isto não significa um aproximar de valores e de moral…
E, num prisma de reflexão mais elevado, parece-me, INFELIZMENTE, que, cada vez, seremos mais parecidos, numa lógica de mastiga e deita fora, age agora e pensa depois…