Actualidade Internacional

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,233
4,020
Vamos ignorar a influência da política externa dos EUA na crise política da América Latina em todos os países que recusaram indexar a sua economia ao dólar e deixar os americanos terem acesso às reservas de petróleo (e em alguns casos, ouro e bauxite)?

O movimento comunista de influência soviética surge durante a Guerra Fria como resposta aos ditadores colocados pelos EUA que criaram ainda mais convulsões sociais numa zona já extremamente pobre, desregulada e volátil. A Argentina teve o Videla, mas tantos casos há: Fulgencio, Somoza, Stroessner, Pinochet, Banzer, a ditadura militar do Brasil, os constantes golpes no Equador, República Dominicana, ocupações do Haiti e da Nicarágua (e os famosos Contras).

Há um livro do Philippe Girard sobre a evolução do Haiti, que podia ser transcrito para quase todos os países da zona da mesma forma, pois todos sofreram os mesmos cataclismos. Mostra o impacto que a colonização, a escravatura, o extermínio, a independência e subsequentes ocupações, territoriais ou políticas, tem sobre a cultura de um povo e a sua relação com o exterior.

Estou de acordo que foi mais fácil para as colónias britânicas estabelecerem boas relações com os EUA, até porque a sua independência é posterior e já haviam relações construídas. Espanha e Portugal não só tiveram entradas muito mais violentas, como saíram da zona muito mais cedo, deixando para trás países riquíssimos de recursos, mas pobres estruturalmente e selvagens de mentalidade.

A África mostra que ser colónia britânica não é garantia de nada. Alguns das sociedades mais pobres, violentas e instáveis do continente foram ocupadas pelos britânicos até há bem pouco tempo.
E nao esquecer que as sociedades encontradas pelos Europeus (especialmente os Espanhóis) era muito mais avançada que qualquer cultura na altura encontrada no hemisfério Norte. Estamos a falar de verdadeiros impérios na America Latina.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,222
6,946
Bragança
Para isso seria preciso, em primeiro lugar, definir o que são pobres e o que é a classe média.

Os EUA têm uma linha de pobreza estática, calculada nos anos 60, que por norma apresenta dados de pobreza inferiores aos restantes países desenvolvidos. Na Europa, essa linha de pobreza é calculada como uma parte do salário médio, o que tem lógica, já que o custo de vida evolui com a inflação, localização e força da economia do país.

Se calculássemos a linha de pobreza americana pela fórmula europeia, os EUA teriam índices de pobreza superiores a 50%, valor astronómico e que colocaria o país no meio dos países africanos. Isto deve-se ao facto de existirem duas Américas, citando ML King. A América financeira, de serviços, das grandes cidades, do empreendedorismo e da tecnologia, e a América do labor, dos trabalhos meniais, dos que não têm acesso a educação privada, que lidam com as convulsões sociais extremas que não deviam existir no país mais rico do mundo.

O desiquilíbrio de rendimentos é tal que os EUA ficam no meio de países extremamente pobres no coeficiente de Gini. Falamos de 150 milhões de pessoas de um universo de 330 milhões que sofrem para chegar ao fim do mês, de 30 milhões que não têm sequer acesso a cuidados de saúde, valor que era o dobro antes do Obamacare. Os EUA são uma experiência falhada no que concerne a uma sociedade moderna, livre e justa.

Para piorar, os outros 150 vivem bem devido à força do dólar. Não é preciso explanar muito sobre o que é feito a nível mundial para manter o dólar forte, pois não?
Isso é demasiado cientifico. Procura índices mais empíricos.... Tipo, qual o Pais que quase tem de fechar fronteiras e fazer muros, tanta é a emigração que quer ir para lá ? Vês americanos a abandonar o País em debandada para irem trabalhar para o México, Brasil, ou para a Europa ? Eu costumo ver é o contrário. Os de Cuba até de camara de ar de pneus, tentavam atravessar Km e Km no mar das caraíbas. Desigualdade vês em Portugal, que a cada 10 ou 20 anos tem fluxos de jovens a fugirem do País, qualificados e não qualificados, por causa da desigualdade criada pelos Políticos corruptos.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,222
6,946
Bragança
E nao esquecer que as sociedades encontradas pelos Europeus (especialmente os Espanhóis) era muito mais avançada que qualquer cultura na altura encontrada no hemisfério Norte. Estamos a falar de verdadeiros impérios na America Latina.
Não sei se sabes, os Romanos existiram mais de mil anos antes dos Incas e Maias.... E eram mais evoluídos tecnologicamente.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,009
5,479
Mas avançada?, mais avançada onde?, nem sequer tinham a roda.

Eram Impérios coloniais (diferença para os europeus é a de que iam a pé e os europeus, técnologicamente mais avançados, iam de barco - os Mexicas, mais conhecidos como aztecas, colonizaram e massacraram os povos da zona onde os europeus os encontraram).

Tinham tecnologia, sim, bem inferior à nossa - ou inferior à dos Romanos ou dos povos orientais com quem os europeus lidavam há séculos - tinham cidades com enorme população, mas dizeres que as sociedades eram mais avançadas que qualquer cultura encontrada no hemisfério norte é qualquer coisa.

Última edição:

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,984
132,182
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
As sociedades em si estavam atrasadas uns 3 mil anos. Não eram "mais avançadas que as da altura no Hemisfério Norte".
Estavam equivalentes às da Idade do Bronze no Velho Mundo (Europa e Ásia) em algumas coisas, noutras nem sequer.
Tinham sim uma grande dimensão, e tinham sido impérios obtidos à custa do de sempre, muito sangue, onde os povos com vantagem social e tecnológica em relação aos outros no mesmo local prevaleceram.

• Like
Reações: Di Charis

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,984
132,182
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não sei se sabes, os Romanos existiram mais de mil anos antes dos Incas e Maias.... E eram mais evoluídos tecnologicamente.
Roma, Egipto, o mundo Helenístico, Persas (qualquer das fases do império), Celtas (de Hallstatt a La Téne e depois à expansão nas Ilhas Bitânicas e Península Ibérica e Gália) China, Japão, os vários reinos do sub-contnente Indiano...caramba até Sumérios, Acádios e Assírios eram mais desenvolvidos cultural e tecnologicamente.

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,233
4,020
As sociedades em si estavam atrasadas uns 3 mil anos. Não eram "mais avançadas que as da altura no Hemisfério Norte".
Estavam equivalentes às da Idade do Bronze no Velho Mundo (Europa e Ásia) em algumas coisas, noutras nem sequer.
Tinham sim uma grande dimensão, e tinham sido impérios obtidos à custa do de sempre, muito sangue, onde os povos com vantagem social e tecnológica em relação aos outros no mesmo local prevaleceram.
As sociedades do mundo novo. Nao comparando com a Europeia, isso e mais que obvio!

• Like
Reações: Edgar Siska

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,233
4,020
Mas avançada?, mais avançada onde?, nem sequer tinham a roda.

Eram Impérios coloniais (diferença para os europeus é a de que iam a pé e os europeus, técnologicamente mais avançados, iam de barco - os Mexicas, mais conhecidos como aztecas, colonizaram e massacraram os povos da zona onde os europeus os encontraram).

Tinham tecnologia, sim, bem inferior à nossa - ou inferior à dos Romanos ou dos povos orientais com quem os europeus lidavam há séculos - tinham cidades com enorme população, mas dizeres que as sociedades eram mais avançadas que qualquer cultura encontrada no hemisfério norte é qualquer coisa.
Hemisferio norte do novo mundo.. Muito obvio na minha mensagem... mas pronto tem de ser tudo sobre a Europa, ja entendi...

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,984
132,182
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
As sociedades do mundo novo. Nao comparando com a Europeia, isso e mais que obvio!
Sim, comparando umas com as outras no mesmo local, por esse motivo existiu supremacia e se criaram impérios.
Aqueles que já vivam com alguma estrutura social e tecnológica logo se superiorizaram a uma maioria que vivia ainda basicamente como caçador-coletor.

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,984
132,182
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Hemisferio norte do novo mundo.. Muito obvio na minha mensagem... mas pronto tem de ser tudo sobre a Europa, ja entendi...
Não até porque se falou de povos orientais e não europeus, no Levante, na Mesopotâmia, no sub-continente Indiano, no Norte de África, no Extremo Oriente.
Não se pode reduzir qualquer apontamento à verdade histórica como "eurocentrismo".
Porque até podemos excluir a parte europeia e continuar a ter uma mão cheia de exemplos de civilizações cultural e tecnologicamente avançadas e com influência no decurso da historia da humanidade.

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,233
4,020
Sim, comparando umas com as outras no mesmo local, por esse motivo existiu supremacia e se criaram impérios.
Aqueles que já vivam com alguma estrutura social e tecnológica logo se superiorizaram a uma maioria que vivia ainda basicamente como caçador-coletor.
Dai ser mais facil uns americanos, que por acaso os ingleses pouco tem a ver com o crescimento da america alem das 13 colonias originais, dominarem e construirem um sociedade de base, por assim dizer!

Os espanhóis tiveram de lidar com Imperadores, basta ler os relatos dos exploradores espanhóis. Nao tinham era pólvora!

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,233
4,020
Não até porque se falou de povos orientais e não europeus, no Levante, na Mesopotâmia, no sub-continente Indiano, no Norte de África, no Extremo Oriente.
Não se pode reduzir qualquer apontamento à verdade histórica como "eurocentrismo".
Porque até podemos excluir a parte europeia e continuar a ter uma mão cheia de exemplos de civilizações cultural e tecnologicamente avançadas e com influência no decurso da historia da humanidade.
Mas pegar na minha msg quando claro "hemisferio norte" e "America Latina" na mesma frase, que eu obviamente sabia que eram sociedades muito atrasadas comparado com o "nosso Lado" por isso comparei os dois hemisferios do mundo novo, onde a minha afirmação e verdadeira e indiscutível.

Sao estas vicissitudes que tem de ser entendidos e nao Portugal e Espanha mau, Anglo-Saxonicos bons com colonização.

E a minha "tudo sobre a europa", e que desde que falei que sao sociedades com 300 anos que tenho de levar com discursos que os "Europeus isto e aquilo, se eu me sinto culpado etc"...

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,984
132,182
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mas pegar na minha msg quando claro "hemisferio norte" e "America Latina" na mesma frase, que eu obviamente sabia que eram sociedades muito atrasadas comparado com o "nosso Lado" por isso comparei os dois hemisferios do mundo novo, onde a minha afirmação e verdadeira e indiscutível.

Sao estas vicissitudes que tem de ser entendidos e nao Portugal e Espanha mau, Anglo-Saxonicos bons com colonização.

E a minha "tudo sobre a europa", e que desde que falei que sao sociedades com 300 anos que tenho de levar com discursos que os "Europeus isto e aquilo, se eu me sinto culpado etc"...
Eu não me sinto culpado de coisa alguma, não era vivo.

Aliás não tem ninguém de se sentir hoje culpado pelos acontecimentos históricos vividos noutras eras e com outras estruturas de mundo e de pensamento.

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,233
4,020

Aliás não tem ninguém de se sentir hoje culpado pelos acontecimentos históricos vividos noutras eras e com outras estruturas de mundo e de pensamento.
Mais que óbvio. Mas tb podemos falar das responsabilidades históricas sem ser para despertar sentimentos de culpa nao.

O meu caso a minha familia pelo menos a 5 gerações que ta na Madeira, pouco do meu sangue foi bater a qualquer das colonias!

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Extrema direita anti europeia vence nos Países Baixos.

Será que a bazuca é o PT2030 serão os últimos contentores de euros que vêem cá parar ? É que sem esses euros vai ser o definhar da república das bananas.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,295
7,810
Concordo que algumas civilizações tinham feitos arquitetónicos, técnicas agrícolas e conhecimento medicinal superior até aos europeus.
Mas enquanto sociedade, não posso aceitar que impérios onde o sacrifício humano às centenas, o canibalismo e outras tantas práticas selvagens pudessem ser descritos como "avançados".

Isso é demasiado cientifico. Procura índices mais empíricos.... Tipo, qual o Pais que quase tem de fechar fronteiras e fazer muros, tanta é a emigração que quer ir para lá ? Vês americanos a abandonar o País em debandada para irem trabalhar para o México, Brasil, ou para a Europa ? Eu costumo ver é o contrário. Os de Cuba até de camara de ar de pneus, tentavam atravessar Km e Km no mar das caraíbas. Desigualdade vês em Portugal, que a cada 10 ou 20 anos tem fluxos de jovens a fugirem do País, qualificados e não qualificados, por causa da desigualdade criada pelos Políticos corruptos.
Não é científico. É estatística, algo fundamental para perceber do que estamos a falar.

A imigração tem uma resposta lógica: Se estivesses no fogo, não saltavas para a frigideira? Metade dos imigrantes nos EUA são mexicanos, por razões óbvias. As comunidades europeias e de países desenvolvidos estão a diminuir dentro dos EUA, exatamente porque já não é um país atrativo para o resto do mundo desenvolvido. E, para conhecimento, existem o dobro dos americanos no Canadá do que canadianos nos EUA. Se calhar, era de pensar num segundo muro mais a norte...

Concordo. Mas já li por aqui que devíamos continuar com as mesmas práticas, porque "resultaram antes".

• Like
Reações: D10s