Guerra Rússia - Ucrânia

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,782
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Nem sei bem o que pensar...
Tenho 2 pensamentos contrários...

O primeiro, perante a notícia, é pensar que o Putin matou mais 9 desgraçados para se livrar de um estorvo.

O segundo pensamento é de dúvida... Será que o gajo estava mesmo lá ou isto é uma falsa morte /fake news para o gajo poder ir gozar a sua fortuna para Bora Bora?
tirando a parte dos "9 desgraçados", foi ipsis verbis o que pensei.

• Like
Reações: Raba

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,782
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
No mundo de hoje, dá mesmo para simular a morte de alguém e esta desaparecer sem deixar rasto e sem nunca ser encontrada ou aparecer alguma fotografia sua em algum lugar do mundo... Nem a Rússia, nem Putin ganhavam nada com isso.

O grupo Wagner é acima de tudo o grupo mercenário de Putin. O Prigozhin era um fantoche, um fantoche que se foi tornando imprevisível e incomodativo para Putin.

Toda a gente sabia o que é que ia acontecer, a questão era quando e como ia acontecer. Se não acontecesse a imagem de Putin perante a oligarquia russa ia enfraquecer e de que maneira. Nada melhor que um "acidente" de avião e a morte de outras pessoas para passar uma forte mensagem à oligarquia russa e a todos aqueles poderiam estar a pensar numa mudança de liderança no regime russo.
acho que estás a ser um bocado inocente.

é altamente realista admitir que ele morreu mesmo - há um nexo de causalidade óbvio - mas a segunda hipótese não é tão descabida.

é fácil, hoje em dia, mudar de aparência, ainda por cima, estanto ele na terceira idade e nessa fase há uma certa "padronização" do aspecto geral, decorrente do envelhecimento. mesmo que daqui a, sei lá, 5 anos, aparecesse uma foto dele a circular, quem poderia garantir que é mesmo ele? "é só um velho parecido". e por que é que ele não poderia isolar-se de forma a não ser mesmo possível ser encontrado?

quantos nazis não escaparam para a argentina e viveram o resto dos seus dias "em paz"... e não faltam outros exemplos - não estou a falar dos neuroatípicos que acreditam que o elvis está vivo, ou o michael jackson.

de todo o modo, acredito que tenha mesmo morrido.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
13,885
22,289
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
se a rússia quer projectar o filme de que a morte foi um acaso - como parece ser o caso - isso seria um oposto demasiado óbvio.
da próxima vez têm que se certificar que não há imagens antes da explosão...porque vê-se claramente que foi abatido e a instabilidade vai voltar em força

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,575
28,749
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A hipótese de que o Putin lhe tirou o sebo é a mais simples e a que envolve um número de passos e pessoas envolvidas no conluio significativamente menor.

Não sei porquê, mas existe sempre uma tendência para se pensar que os russos têm tudo muito bem planeado e que são experts nestas merdas de fingir tentativas de golpes de estado e simular assassinatos, quando na verdade, os russos não nos deram até agora motivos nenhuns para pensar tais coisas. A invasão da Ucrânia foi um fracasso total, informações erradas, estratégias mal planeadas, exército mal preparado, etc.

O Prigozhin era um gajo do catering que sempre foi próximo do Putin e que fez a sua fortuna graças a contratos de catering multimilionários com o estado russo e como era um tipo da confiança de Putin acabou por ser colocado como líder do grupo Wagner.

O tipo era só um mafioso, um "hothead" como lhe chamam os americanos, que ferve em pouca água e que aos poucos, com a frustração das operações russas na Ucrânia, se foi tornando um incómodo para Putin.
A culpa é das séries e dos filmes.. estamos sempre à espera que o herói, neste caso o anti-herói, apareça no meio dos escombros, ilesos como que por milagre, junta a uma bela sra rumo a uma ilha paradisíaca.. o pri teve o problema do Ícaro.. perdeu momentaneamente a noção do seu lugar e do seu poder real.. aconselhado sabe lá deus por quem tentou o impossível.. hoje sabemos que acabou por ter o expectavel..

anmmoreira

Bancada central
13 Junho 2016
1,839
4,291
Acho que o gajo foi com os porcos mesmo e obviamente foi atentado (bomba ou míssil no avião).
Digo isso porque:
- o Putin acabou de regressar ao Kremlin de emergência, do ponto de vista político e militar a morte dele e outros líderes do grupo Wagner é muito crítico e sensível.
Os nacionalistas são o seu principal apoio e estão naturalmente revoltados com isto.
- acabaram de cortar as comunicações na zona da bielorrussia onde estão grande parte dos membros do grupo Wagner, para dificultar comunicação e tentativa de revolta

Obviamente que o Putin vira dizer que foram os ucranianos ou o ocidente, a propaganda não tardará a chegar…

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
acho que estás a ser um bocado inocente.

é altamente realista admitir que ele morreu mesmo - há um nexo de causalidade óbvio - mas a segunda hipótese não é tão descabida.

é fácil, hoje em dia, mudar de aparência, ainda por cima, estanto ele na terceira idade e nessa fase há uma certa "padronização" do aspecto geral, decorrente do envelhecimento. mesmo que daqui a, sei lá, 5 anos, aparecesse uma foto dele a circular, quem poderia garantir que é mesmo ele? "é só um velho parecido". e por que é que ele não poderia isolar-se de forma a não ser mesmo possível ser encontrado?

quantos nazis não escaparam para a argentina e viveram o resto dos seus dias "em paz"... e não faltam outros exemplos - não estou a falar dos neuroatípicos que acreditam que o elvis está vivo, ou o michael jackson.

de todo o modo, acredito que tenha mesmo morrido.
Não estou a ser inocente, acho que até é o oposto, embora não exclua totalmente nenhuma hipótese, mas acho apenas extremamente remota.

Não me parece que seja apenas uma questão de mudar de aparência, como disse num dos comentários atrás, é uma teoria que envolve a participação de um elevado número de pessoas e de muitas pontas soltas que se podem tornar um risco para Putin e o seu regime. Nem sei o que ganharia o regime russo com isso. Ninguém ia garantir que o tipo ficaria no seu cantinho, sem incomodar ninguém, podia a qualquer momento até ser contactado por outras pessoas, jornalistas de outros países que investigaram o caso e o encontraram, inteligência americana, etc. Não estou a ver um tipo com o background e personalidade do Prigozhin, viver completamente "off the grid", sem usar computadores e telemóveis nem os luxos a que se habituou.

Hoje o mundo é completamente diferente, não dá para comparar com os nazis que fugiram para a América do Sul, não só Argentina, mas também Chile, Perú, etc. Ninguém conhecia aquela malta, ninguém tinha TV's, não havia internet, google, telemóveis com cameras fotográficas, etc. O Prigozhin é um tipo cuja cara apareceu nas TV's e nos ecrãs de telemóveis de todo o mundo. Já para não falar na capacidade de rastreamento que existe através da utilização de computadores, telemóveis, aplicações, etc. É um mundo completamente diferente. Hoje em dia até na Amazónia há internet e indígenas com telemóveis de última geração.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,782
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Acho que o gajo foi com os porcos mesmo e obviamente foi atentado (bomba ou míssil no avião).
Digo isso porque:
- o Putin acabou de regressar ao Kremlin de emergência, do ponto de vista político e militar a morte dele e outros líderes do grupo Wagner é muito crítico e sensível.
Os nacionalistas são o seu principal apoio e estão naturalmente revoltados com isto.
- acabaram de cortar as comunicações na zona da bielorrussia onde estão grande parte dos membros do grupo Wagner, para dificultar comunicação e tentativa de revolta

Obviamente que o Putin vira dizer que foram os ucranianos ou o ocidente, a propaganda não tardará a chegar…
e com um tiro, a rússia elimina "um" judas e diaboliza a ucrânia.
touché.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
A culpa é das séries e dos filmes.. estamos sempre à espera que o herói, neste caso o anti-herói, apareça no meio dos escombros, ilesos como que por milagre, junta a uma bela sra rumo a uma ilha paradisíaca.. o pri teve o problema do Ícaro.. perdeu momentaneamente a noção do seu lugar e do seu poder real.. aconselhado sabe lá deus por quem tentou o impossível.. hoje sabemos que acabou por ter o expectavel..
Tem muito disso.

Não é preciso muito para se perceber que o tipo era completamente avariado dos cornos, basta ver os vídeos dele quando estava na Ucrânia, ou as atrocidades que ele e o grupo de mercenários de Putin cometeram e continuam a cometer em África. Provavelmente foi influenciado por alguém lá de dentro do Kremlin com quem manteve contacto e cujo objetivo era usar o Prigozhin para enfraquecer a imagem e liderança de Putin. É claro que a situação não podia ficar sem consequências e nada melhor que um "acidente" de avião, em que nem sequer se preocupam de camuflar as evidências de que foi abatido, e que vitimou mais 9 pessoas. É uma mensagem forte para quem estiver a pensar em promover uma mudança de liderança no regime russo.