Guerra Rússia - Ucrânia

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,527
131,392
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Na Rússia não sei como é porque não estou lá e nem sequer falo russo, e portanto não tenho a pretensão de saber qual o sentir da população russa.
Nem tu acreditas no que escreveste.

É mais um "não vivo lá não sei"
"Não estava lá não sei se é verdade"

Que já usaste antes e estás a reciclar depois de rebatido.
Toda a gente sabe que ideias"diferentes" não são propriamente recebidas na Rússia com flores e um elogio à "discussão e variedade de opiniões".

Isto tendo tu te queixado da cultura de cancelamento (que é uma praga e uma merda) acaba por ser entre o irónico e o paradoxal.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,374
4,046
Nem tu acreditas no que escreveste.

É mais um "não vivo lá não sei"
"Não estava lá não sei se é verdade"

Que já usaste antes e estás a reciclar depois de rebatido.
Toda a gente sabe que ideias"diferentes" não são propriamente recebidas na Rússia com flores e um elogio à "discussão e variedade de opiniões".

Isto tendo tu te queixado da cultura de cancelamento (que é uma praga e uma merda) acaba por ser entre o irónico e o paradoxal.
A Rússia não é propriamente um país com uma tradição de respeitar as diferença de opinião. Afinal, passou directamente do absolutismo para o comunismo, e deste para uma espécie de democracia autocrática. E estando o país em guerra (coisa que nós, portugueses, não estamos) é de esperar que na Rússia actual a tolerância para com a dissenção seja ainda menor do que o habitual, como aliás costuma acontecer quando um país está envolvido numa guerra, seja onde for. Mas como eu não estou na Rússia, não posso saber se a tolerância para com a dissenção é maior, menor ou igual á que temos no ocidente. E o que tenho visto no ocidente, que é o lugar que conheço, é uma apetência cada vez maior pela censura e pelo cancelamento de opiniões contrárias.

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,527
131,392
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A Rússia não é propriamente um país com uma tradição de respeitar as diferença de opinião. Afinal, passou directamente do absolutismo para o comunismo, e deste para uma espécie de democracia autocrática. E estando o país em guerra (coisa que nós, portugueses, não estamos) é de esperar que na Rússia actual a tolerância para com a dissenção seja ainda menor do que o habitual, como aliás costuma acontecer quando um país está envolvido numa guerra, seja onde for. Mas como eu não estou na Rússia, não posso saber se a tolerância para com a dissenção é maior, menor ou igual á que temos no ocidente. E o que tenho visto no ocidente, que é o lugar que conheço, é uma apetência cada vez maior pela censura e pelo cancelamento de opiniões contrárias.
Estás só a carregar no mesmo ponto já rebatido.
Tem em conta que aqui o máximo que a tua opinião te leva é a aturares gajos chatos como eu.
Lá havia uma probabilidade alta de já teres sido abananado para "saberes o que é bom para a tua saudinha".
E não precisas de ir para lá para saberes, isso és tu aqui a tentar taxar o pessoal de pateta.

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
726
1,680
Conquistas
5
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
  • Paulinho Santos
Estás só a carregar no mesmo ponto já rebatido.
Tem em conta que aqui o máximo que a tua opinião te leva é a aturares gajos chatos como eu.
Lá havia uma probabilidade alta de já teres sido abananado para "saberes o que é bom para a tua saudinha".
E não precisas de ir para lá para saberes, isso és tu aqui a tentar taxar o pessoal de pateta.
Não sabes o que se passa dentro do coração do grande povo russo e, vens aqui mesmo assim - como que admitindo a tua ignorância -, andar a deitar postas de pescada sobre o grau de liberdade de expressão dentro daquela que é a mais completa experiência do mundo de uma democracia autocrática (que é assim que tipo um oximoro eufemistico como, genial ignorância).

E democracia russa, da verdadeira, nao a democracia ocidental que é uma corruptela da ideia original. Uma democracia real, nao dos decadentes paises a ocidente da marussia em que o povo impõe, e pode impor, que os opositores não estejam sempre a escorregar de janelas, a cair sobre polonio, ou tenham estranhas tendências de socialização que os obrigam a passar muito tempo em solitária!

Dizia, Siska, não percebes nada sobre o grau de dissidência na Rússia, porque nem lá estás, nem és russo.

Nem compreendes, e isso é significativo, o génio de pessoas que, não sendo russas e nem lá estando, são capazes, quais proudhon de espalhar as suas classificações de ciência política com laivos de teses anarquistas. Porque afinal o regime russo não é ditadura, há eleições como nos paises livres de Cuba e Coreia do Norte, é uma democracia autocrática que é tipo o poder do povo exercido por um, desta nem o Soljenítsine se lembrou 😬 (tinha sido bem esgalhada).

Mas, e por aqui me fico, não vá ser chato com tu @Edgar Siska (com esse sobrenome húngaro devias era estar a conhecer as siberianas colónias de férias com ocupação garantida incluída).

Última edição:

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,578
1,510
Conquistas
18
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Bobby Robson
  • João Pinto
E já agora, a NATO era uma organização moribunda, o Trump até andou a ameaçar que ia sair porque só os EUA contribuíam. Parabéns ao Putin, porque levou a que os países europeus aumentassem o investimento na defesa de forma muito significativa, principalmente uma potência chamada Alemanha.

Correu tudo bem.
A NATO era uma organizacao moribunda, no entanto nunca morria. E isso apesar de 31 anos, uma geracao ter passado desde o fim do pacto de Varsovia. Estranho como isso e'...:unsure:

Última edição:

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
10,715
7,963
Eu não contesto que a Polónia tenha o direito de solicitar á NATO que transfira armas nucleares para a sua fronteira com a Ucrânia. Nisso tem tanto direito como a Rússia.
O que me faz impressão é que alguém ache que este jogo de mostrar os músculos deve ser incentivado, e que vá levar a outra coisa que não um prolongamento do conflito, ou mesmo a uma escalada desse conflito. Se o preço de derrotar a Rússia for uma guerra nuclear global, eu se calhar até preferia dar o osso ao Putin.
Mas isso sou eu, que tenho amor à vida.
Mau... Então a Polónia tem o direito de agir com soberania no seu território? Quem mais?

Tem sido difícil estabelecer um fio condutor na argumentação. Por um lado, a NATO "mostra os músculos" e coloca bases á volta da Rússia e isto é uma provocação que justificou tudo isto.
Por outro, a Rússia coloca armas nucleares perto da fronteira e a NATO deve ficar quietinha para não antagonizar.

O que defende é rédea solta á Rússia.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,071
24,688
Gaia
Comentadores e apoiantes do Kremlin, trabalhadores proletarios libertai vos e ide trabalhar para os Gulags em busca do Paraíso e da Felicidade na Terra Prometida.

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
726
1,680
Conquistas
5
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
  • Paulinho Santos
Até agora a melhor criação deste mesmo tópico é um conceito novo, o da "democracia autocrática"

Que está naquele oposto da autocracia democrática, não confundir meninos.
ERRADO!!! O conceito é estupido, geralmente vêm acompanhado com “”, mas não é novo… acho que continuas a dar crédito a quem não o merece, como se fosse capaz de ter uma ideia original 🤨

ja democracia autocrática é um conceito, é bom deixar claro, perfeitamente aceitável, já com experiência comprovada …. É só pensares no crusoe (antes do sexta-feira), do tom hanks (antes do wilson), ou em qualquer um de nós antes de verbalizar o que está a pensar à mulher… aliás a minha autocracia democrática passa logo a democracia autocrática cá em casa, com o tradicional “sim, querida, tens razão estava a pensar mal”

Última edição:

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,524
27,070
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Sim, quanto mais lenha na fogueira melhor. O ideal mesmo era (tentar) bombarder Moscovo e S. Petersburgo com armas nucleares. Pôr a carne toda no assador e que se foda o futuro! Yea!
Onde é que tu leste que eu disse que a ideia era largar as bombas onde quer que fosse?
Vai ao dicionário e familiariza-te com o conceito de dissuadir...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,524
27,070
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Nas esferas decisórias a unanimidade é total. Ao nível da população em geral, aí sim, há pluralidade de opinões (enquanto não for ilegal, porque agora está na moda o cancelamento)
Na Rússia não sei como é porque não estou lá e nem sequer falo russo, e portanto não tenho a pretensão de saber qual o sentir da população russa.
Pergunta ao teu sócio daqui do Portal. Ele diz que vê as notícias no canal Rússia Today