Um exército que não chegou a Kiev vai andar por aí pela Europa em território OTAN a derrubar forças como um rolo compressor esmaga latas de Super Bock.
Seus pedantes.
Ajoelhem ao poder da Mother Russia.
Eu neste momento estou siderado com o que leio.
Vamos ver se consigo transmitir o que referi.
Nunca disse que a Rússia irá invadir a UE muito menos Portugal nos antípodas da geografia e esfera russa.
O que referi e que fique bem claro para não ser deturpado é que na minha opinião que é comungada por até sectores por exemplo norte americanos. É que será na minha opinião impossível retirar os russos de todos os territórios anexados. Sem que haja a necessidade de colocar soldados e recursos humanos, homens no terreno. Está é a minha convicção e a partir daí sim a guerra chegará a nós
Como também referi a única saída e cartada lógica para o ocidente e a Ucrânia para que a Rússia vá para as mesas das negociações numa posição fragilizada é a queda do regime de Putin com um governo minimamente pro ocidental ( basicamente o que o russo quis fazer na Ucrânia através da força) . Mas isso terá de ser gerido com pinças pois os riscos que o poder na Rússia caia na rua, com riscos do que vier ser ainda mais extremado é enorme. Portanto com uma China poderosa, e este contexto actual a vinda de uma espécie de Iéltsin é neste momento diria quase uma miragem. Mas repito aí nós ocidente somos muito fortes e não descarto que essa hipótese venha acontecer. Agora é muito mais difícil parecendo que não e é paradoxal o putinismo apesar de aparentar estar mais fraco que a URSS pode estar mais coeso e mais radicalizado. É um paradoxo por vezes quanto mais pequena uma superpotência autocrática parece estar mais coesa pode também estar. Até porque está é a última oportunidade para a Rússia. Portanto não estou ainda a ver como aquilo irá cair e o regime ser substituído por um yesman ou cúmplice do ocidente. Eles já passaram por isso não sei se estarão na disposição de passar novamente. Mas não descarto essa hipótese. Dado os riscos envolvidos.
Por fim , na minha opinião este conflito para terminar terminará com um impasse. Caso não haja intervenção de recursos humanos e militares do ocidente num envolvimento direto está guerra não será ganha.Do ponto de vista ético, moral e humanitário cada dia que passa de guerra traduz se em maior chacina, miséria, e violação dos direitos humanos em toda a linha.
Relativo ao resto. Quando referi que querem desfragmentar a Rússia. Sim oiço essa narrativa diariamente nos media como até fosse um desejo revanchista de quererem humilhar vergar o inimigo e e na minha opinião essa pretensão é no mínimo perigosa irresponsável e mete me confusão como a dão certos comentadores de forma pedante e sobranceira.
Relativo e corrige- me se tiver enganado, as opiniões aqui do fórum. Parece que enuncias-te o fórum a nível colectivo. Reparo que ao contrário por exemplo das caixas de comentários da CNN, observador , SICN em que existe mesmo quem não concorde com a linha dominante, até gente declaradamente pro putinista. Aqui parece que só dois, três foristas se atrevem a comentar algo que saia um pouco da linha. Sobre o risco de serem confundidos como putinistas convictos, quase defensores de assassinos.
Eu dei a minha opinião e levei com as consequências. Acho que não faltei ao respeito a ninguém e estou bem resolvido.
Sei que a minha opinião é partilhada por linhas da direita até mais conservadora, o Vaticano, linhas estudienses por estranho que pareça a linha que defendo como a correcta não está limitada ao PCP antes pelo contrário é muito mais ampla que o que parece .
Como um user comparou ontem a dúvida é entre Churchill Chamberlain com o acordo de Munique. Pois bem então sejam coerentes com isso. é importante referir que a partir de 1939 todos começar a entraram na guerra directamente . Portanto ao ir por aí não é só deixarmos os ucranianos a morrerem nos campos de batalha . Mas também irmos para lá e defender aquilo em que acreditamos e que é justo . E se para a tese dominante é tão consensual nas opiniões públicas europeias o apoio incondicional á Ucrânia, e se a Rússia está fragilizada e se ameaça nuclear é somente um Bluff, não entendo onde estarão as reservas( logicamente que não é essa a minha linha, mas para quem quer a intransigência total tem de começar a deixar de ter meias decisões e palavras e assumir ou é para fazer ou não/ para apoiar a Ucrânia a recuperar todo o território anexado não chegará só enviar material a conta gotas e esperar que o povo Ucraniano faça tudo sozinho, está charada , este jogo já começa a chegar a um beco sem saída, é necessário uma envolvência total. Assumam isso. Porque senão é somente um apoio á distância que fica bem nas fotografias nas fotos com a bandeira na Ucrânia no Facebook, mas que pouco resolve. E olha secalhar o zelensky concordaria) . Aliás algo que referi aqui no início da invasão. E assim deixarmos de meias decisões, meias palavras. Como Churchill forçou os EUA a fazerem é ir para lá incondicionalmente ou não.
Agora uma pequena anotação...achar que os Wagner percorrem 500 KMS em uma auestrada com 10 mil homens entre Rostov e Moscovo e não achar isto é no mínimo exótico. É mesmo comer tudo o que querem que comemos e sem que façamos uma reflexão independente e livre sobre o que é absurdo e real e o que não é.