A valorização significativa no regime ocorre, essencialmente em 4 jogadores:
- 3 que já eram do clube e são provenientes da formação e 1 contratação.
- 4 jovens - até aos 23 anos.
No nosso caso, apenas 1, do clube e proveniente da formação, jovem - 23 anos...
De resto, jogadores como o Otávio, Taremi, Pepê, Rafa, Neres ou mantiveram o valor ou valorizaram residualmente.
Otamendi e Uribe até desvalorizaram (e este site não tem em conta os anos de contrato...).
Percebe-se a relação da idade com o valor de mercado?...
Esperava um comentário mais ... viperino... estilo... o treinador começa com um plantel melhor/mais valioso e acaba com um plantel muito menos valioso... (só para ressalvar que não concordo com este comentário)...
Sobre as valorizações, tenho de confessar a minha incapacidade... eu gostava de tentar perceber e houve uns estudos, incluindo do CIES e do americano do Midtjylland, a fazer umas regressões engraçadas sobre isto... na altura, até saíram artigos a "justificar" os 200 milhões do Mbappé...
Perante casos como o g.ramos, o florentino, até o ugarte, mais recentemente, ou o caso extremo do enzo, que são, para mim, absolutamente, irracionais, eu nem tento perceber... ressalto que esta gente, super profissional, que faz milhões por ano, consegue deixar passar entre os pingos da chuva um tipo que, em 12 meses, passa de 0,3 mil euros para 25m... o que me faz pensar que, se calhar, o problema não é meu...
O caso do Ugarte, que por ser dos lagartos, desperta menos paixões é exemplar... um tipo com 2 épocas e meia na Europa, na liga portuguesa...com 14 jogos europeus... com 8 jogos pela selecção, dos quais 35 minutos em jogos oficiais... sem qualquer resquício de golo (2 golos em 2,5 épocas)...
Por comparação, retirando o caso do enzo, há 3 médios-defensivos acima dos 60m... um rapaz com semelhanças com o ugarte - Tchouameni - porém, na altura da transferência, já titular da selecção de França e com 4 anos de Ligue 1 e já com uma transferência de 14m... e Casemiro e Rodri, que dispensam mais comentários... é neste nível que estão a valorizar o ugarte... e, a minha sistematização (dentro do possível) é a seguinte:
a) ele torna-se o melhor médio defensivo do mundo, com golo e com tudo, quão mais do que o Tchouameni valerá?
b) ele torna-se um bom jogador, titular da equipa, mas sem golo... valerá mais do que os 60m que por ele estão a pagar?
c) as coisas correm mal e ele tem de dar um passo atrás e recuar para um west ham da vida... quanto valerá?
Com esta matriz, há alguma possibilidade de justificar os 60m? Eu não sou capaz de racionalizar 60m, num rapaz que é, sem dúvida, um belíssimo jogador, mas que não estou a ver a ganhar golo ou a ser um game changer de uma equipa... e, no dia em que um médio-defensivo vale 60 milhões, quanto valerá um ponta-de-lança/um avançado ou um guarda-redes, que, creio eu, são posições muito mais desequilibradoras e com muito maior exigência de especialização?