Pepe

Pepe 3

Pepe

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,006
15,524
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Não é um problema de conotação da palavra "mono". E não existe um simples "macaco". Ambas as palavras existem e são usadas na língua espanhola. O problema é mesmo a forma como as palavras "mono" e "macaco" são usadas culturalmente na argentina para insultar os brasileiros.

Já expliquei várias vezes e coloquei diversos textos e exemplos, mas parece que ainda existe pessoal com dificuldade em entender. Na argentina os brasileiros são chamados de monos e macacos de forma pejorativa. Isto porque a população brasileira é constituída por mais de metade de negros, enquanto que na argentina os negros representam cerca de 2% da população. Durante muito tempo os argentinos, até políticos, se "vangloriavam" de ter poucos negros na população e achavam-se superiores por isso. São insultos com uma conotação histórica de racismo e xenofobia para com os brasileiros. Por isso é que quando um argentino chama macaco ou mono a um brasileiro, não é um insulto dirigido apenas a um indivíduo, é um insulto dirigido ao povo brasileiro, mas personificado naquele individuo pela sua nacionalidade.

Por acaso, desconhecia isso. Pelo que acho que se pode perguntar: o árbitro saberia isso?

Longe de mim querer defender motas ou desvalorizar atos racistas, mas se é essencialmente um termo racista sul americano, não se pode partir do princípio que um árbitro na (e da) Europa tenha que o saber.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,817
29,133
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Nós somos um país racista.. resultado da nossa história talvez.. por isso é normal que algumas pessoas nunca vejam racismo em nada.. com o marega existiu a mesma conversa.. admira-me é o Pepe não lhe ter dado o que ele merecia. Um banano naquele focinho.. isto se quisermos acreditar num dos melhores defesas da história do futebol, claro..

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,857
16,659
Conquistas
7
62
Porto
Nós somos um país racista.. resultado da nossa história talvez.. por isso é normal que algumas pessoas nunca vejam racismo em nada.. com o marega existiu a mesma conversa.. admira-me é o Pepe não lhe ter dado o que ele merecia. Um banano naquele focinho.. isto se quisermos acreditar num dos melhores defesas da história do futebol, claro..
Então ainda bem que naquele momento prevaleceu o FC Porto e os seus interesses e não o peso das palavras de um labrego argentino pouco mais do que anónimo.
Se havia jogo para o "castigar" não era este, e o Pepe soube bem perceber que havia uma final em causa.

Para o ano estará cá, e muito em princípio o Colombatto também. Por isso ele que se cuide, porque nem o Pepe nem ninguém neste plantel vai esquecer esta situação, e pode ser que numa bola parada qualquer lá para Outubro ou Dezembro um certo argentino bacteriologicamente puro fique sem dentes num "contacto fortuito" com um cotovelo portista.

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
11,255
13,987
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Por acaso, desconhecia isso. Pelo que acho que se pode perguntar: o árbitro saberia isso?

Longe de mim querer defender motas ou desvalorizar atos racistas, mas se é essencialmente um termo racista sul americano, não se pode partir do princípio que um árbitro na (e da) Europa tenha que o saber.
Se não sabe o significado de Mono - e admito que o talhante não o saiba - não tinha que andar a inventar a palavra "monada" para justificar a expressão usada pelo jogador do Famalicão. Isto segundo o Pepe.

Só tem que escrever no relatório ou afirmar em sede própria o que ouviu, mesmo não sabendo o significado. Simples.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,006
15,524
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Se não sabe o significado de Mono - e admito que o talhante não o saiba - não tinha que andar a inventar a palavra "monada" para justificar a expressão usada pelo jogador do Famalicão. Isto segundo o Pepe.

Só tem que escrever no relatório ou afirmar em sede própria o que ouviu, mesmo não sabendo o significado. Simples.
sim, isso parece-me claro.

e, já agora, criar uma espécie de manual para todos os intervenientes do jogo sobre termos de outras origens geográficas que podem ser interpretados como racistas para evitar dúvidas sobre estas situações. até já pode haver, se calhar, mas desconheço.

PipoGonzalez

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,622
3,982
Conquistas
2
38
  • Reinaldo Teles
  • José Mourinho
A forma como o cadiz deixa a perna do Colombato no chão para ir atrás do pepe é porque algo se passou. Depois na confusão junto aos bancos o cadiz diz a um jogador do Porto, não fui eu, és maluco.
Sabe perfeitamente o que se passou, agora, sabem o que vai acontecer? Nada

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,817
29,133
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

Os árbitros têm licenciatura e mestrado em insultos..

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,791
195,143
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Isto para mim é muito simples: o Mota sabe muito bem o que ouviu

É que se não soubesse, o Pepe era expulso por ter andado a reclamar da forma que reclamou
Mas nascemos todos ontem?

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,857
16,659
Conquistas
7
62
Porto
Isto para mim é muito simples: o Mota sabe muito bem o que ouviu

É que se não soubesse, o Pepe era expulso por ter andado a reclamar da forma que reclamou
Mas nascemos todos ontem?
Obviamente. O Mota deixou o Pepe andar ali como um louco a repelir-lhe o braço como se ele fosse um leproso, porque sabia bem o que tinha acabado de ouvir. Se expulsasse ali o Pepe, ia ser o fim da sua carreira.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449

Provavelmente não. Veremos o que vai constar no relatório e se será possível ouvir alguma coisa nos áudios do árbitro. Acho que a principal questão é o que farão depois as entidades competentes. Já as pessoas que comentam, não deixa de ser vergonhosa a forma ignorante e retrógrada como tecem comentários sobre estes casos.

Mas o Mota certamente ouviu aquilo que o Pepe também ouviu, caso contrário teria amostrado amarelo pela forma como reagiu.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
Tem que haver mão pesada para estes casos.

Em Espanha temos visto quase todas as semanas insultos racistas ao Vinícius nos jogos fora do Real Madrid e ninguém faz nada. Já era altura de se falar menos e agir mais.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,791
195,143
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Tem que haver mão pesada para estes casos.

Em Espanha temos visto quase todas as semanas insultos racistas ao Vinícius nos jogos fora do Real Madrid e ninguém faz nada. Já era altura de se falar menos e agir mais.
Estamos a precisar de uma bela ação contra o racismo com camisolas amarelas antes do jogo

Assim eles aprendem 😤😤

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
26,062
19,000
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Não me admiro, tratando se de um argentino, chamar o que chamou ao pepe.

Fez bem em apresentar queixa crime.

Insultos destes são comuns na Argentina

• Like
Reações: Vinha e Brandão

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
26,062
19,000
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Confesso que tive alguma dificuldade em perceber porque macaco seria um insulto racista ao Pepe. Primeiro porque sempre o vi como um normal caucasiano. Depois porque desconhecia que a palavra "mono" terá outra conotação que não o simples "macaco". Eu que me desenrasco bastante bem com o espanhol desconhecia a palavra. Agora há que tentar apurar os factos. Poderá ainda ser o caso de má interpretação de algo que o jogador do Famalicão disse por parte do Pepe. É sempre uma possibilidade. Lembro-me do caso de um jogador tuga do Corinthians salvo erro que se passou algo semelhante e no final se concluiu isso mesmo. Deveria haver alguém que colocasse alguma água na fervura até tudo ser apurado. Se se confirmar que exista um castigo exemplar.
É de origem brasileiro, e foi feito com intuito de insultar.

Isto tem também a haver com a mesticidade

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,784
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
em abstracto, vamos imaginar que o pepe lhe disse "levanta-te, filho da p*ta". é que também me parece que aqui ninguém acredita que ele lhe foi lá dizer "anda, fofinho, tira o rabinho da relva que te sujas".

toda esta celeuma ainda faria sentido?

é que isto a ser aprofundado, vai saber-se o que ele disse também.

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,846
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Não é um problema de conotação da palavra "mono". E não existe um simples "macaco". Ambas as palavras existem e são usadas na língua espanhola. O problema é mesmo a forma como as palavras "mono" e "macaco" são usadas culturalmente na argentina para insultar os brasileiros.

Já expliquei várias vezes e coloquei diversos textos e exemplos, mas parece que ainda existe pessoal com dificuldade em entender. Na argentina os brasileiros são chamados de monos e macacos de forma pejorativa. Isto porque a população brasileira é constituída por mais de metade de negros, enquanto que na argentina os negros representam cerca de 2% da população. Durante muito tempo os argentinos, até políticos, se "vangloriavam" de ter poucos negros na população e achavam-se superiores por isso. São insultos com uma conotação histórica de racismo e xenofobia para com os brasileiros. Por isso é que quando um argentino chama macaco ou mono a um brasileiro, não é um insulto dirigido apenas a um indivíduo, é um insulto dirigido ao povo brasileiro, mas personificado naquele individuo pela sua nacionalidade.
Não percebeste que nesta minha intervenção eu disse que desconhecia essa conotação mas que já fiquei esclarecido sobre a mesma.

• Like
Reações: Kloppeição

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
26,062
19,000
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
em abstracto, vamos imaginar que o pepe lhe disse "levanta-te, filho da p*ta". é que também me parece que aqui ninguém acredita que ele lhe foi lá dizer "anda, fofinho, tira o rabinho da relva que te sujas".

toda esta celeuma ainda faria sentido?

é que isto a ser aprofundado, vai saber-se o que ele disse também.
Certo, mas isto desculpabiliza o outro por chamar mono ou macaco ao pepe?