Cada caso é um caso. Vamos ter calma.
O Harry Kane com a idade do Tomás Esteves andava a jogar emprestado a clubes de menor expressão e sem ter impacto nenhum.
Não se pode fazer o "funeral" antecipado a jogadores com 20 anos. Já deviam ter aprendido.
O problema é que este jogador ja mostrou não ser confiavel e não tem valores para um clube como o nosso.
Passo a explicar: Quem é o Tomas Esteves?
Um miudo que ganhou algum destaque por ter participado numa competicao europeia para jovens onde teve um bom desempenho.
E desde então?
- O Tomas armou confusão para renovar contrato, isto é, para um jovem, é normal que queira ter algumas garantias sobre o seu futuro, mas tambem como jovem que é, deve entender que numa negociação é preciso ser-se razoavel e entender bem qual a nossa posição.
- O Tomas armou barraco quando percebeu que não ia ter entrado no onze, nem tão pouco ia ter beneficios adicionais face a boa prestacao que tinha mostrado nas camadas jovens.
- Foi emprestado para inglaterra, parece-me um bocado contra a vontade do clube que parece-me que preferia ve-lo crescer num clube mais proximo para acompanhar o crescimento. Na inglaterra não correu bem.
- Regressou, e pelo que se soube rejeitou novamente jogar na 1a liga.
- Foi para a equipa B, e mostrou uma imensa falta de vontade.
- Foi para o Pisa, e ja se percebeu que em italia tambem nao tá a correr bem.
Portanto, e fazendo uma leitura muito vertical da coisa, o Tomas precisa de ganhar umas doses de humildade, deixar de se achar que é um miudo prodigio e trabalhar a serio para poder ser um jogador profissional. Parece-me que o Tomas não entendeu que está mais perto de se tornar mais um Rui Pedro/Fabio Paim desta vida, que um Joao Mario, por mais potencial que tenha que o joao mario!
E agora?
Podemos nós, confiar num jogador que ja mostrou que ao minimo ruido, armou banzé? Que posição negocial teremos se valorizarmos o jogador e aparecer alguem a querer o jogador? Vai recusar-se a jogar ou algo assim? É que parece ser essa a sua postura!
Se fosse eu o Tomás, o que faria?
Primeiro limpava da cabeça que era um jovem prodigio, isso acabou, ja está a ficar tarde para andar nesta vida de não se impor em lado nenhum!
Depois, procuraria falar pessoalmente com o treinador (SC), e reconhecer que não esteve bem e pretende realmente defender o clube, desse modo, pedia-lhe de forma séria orientações para aquilo que é o resto da epoca e aplicava essas orientações de forma irrepreensivel!
Paralelamente, propunha ao clube uma extensão do contrato, permitindo inclusive a subida da clausula de rescisão, mesmo que tivesse que aceitar descer o salario, isto é: por exemplo, propunha uma extensão do contrato até 2025 (dar 2 anos ao clube), reduzindo o salario até 2025 , dando a possibilidade ao clube, de extensão do contrato de forma automática, por mais 2 anos, mediante um acerto salarial de um valor justo (voltando novamente aos salarios "altos")
Portanto, dessa forma, parece-me que o jogador passava a assumir que dava a oportunidade de aposta ao clube, não correndo bem, em 2025 saia do clube (ou até mais cedo), caso contrario, prolongava o contrato por opção do clube em +2 anos, e aí sim, tendo um salario mais generoso, no fundo, passava a bola ao clube, reduzindo o seu custo para que o clube volte a confiar no jogador para poder voltar a apostar nele, tendo a confiança que não acontecerá um caso de valorização e saida a custo zero ou por um valor que não vá de encontro ao plano do clube.