Quem diz Carraças diz outro qualquer.
O meu ponto é que nem todos os jogadores vieram com o aval de SC. Muito menos pedidos.
Por isso, responsabilizar SC por contratações falhadas quando muitas delas vê-se a olho nu que SC nem foi tido nem achado é um exercício perigoso e injusto para k treinador.
Ainda andamos nisto ?
Mas a sério que em 2023 alguém é capaz de dizer que algum jogador é contratado, não digo por ser pedido do SC, mas contra a sua vontade ?!
Não estou a dizer, não sou desonesto intelectualmente, que o SC pediu/exigiu o Samuel Portugal, o Carraça ou o Fernando Andrade (por acaso em pelo menos dois destes jogadores foram ouvidos elogios que saíram diretamente da boca do treinador), agora que, pelo menos, deu o aval a estas contratações só mesmo quem quiser entrar em romances de ficção é que é capaz de negar.
Percebam uma coisa, como já tinha dito aqui há tempos, respondendo a boca que aparece sempre nestas alturas "o SC só não manda quando lhe vendem os melhores jogadores como o Diaz ou o Vitinha"; tentando ser o mais simples e direto possível, a resposta é: sim; o SC só não tem o poder de meter o clube num estado (ainda mais) calamitoso que nem sequer consiga pagar salários (que acabe basicamente) e por isso a única coisa onde não risca (nem ele nem ninguém) é em conseguir impedir que os poucos jogadores que vão tendo algum mercado/propostas, saiam.
Fora isso, já está mais que debatido isso, quem é que consegue ainda acreditar, em 2023, depois de, e muito justamente/legitimamente, o SC ter sido consagrado/reconhecido como a pessoa mais importante/vital para o funcionamento do clube nos últimos já largos anos, tem sido ele a manter esta administração ainda em vigor (food for thought), que no que diz respeito exclusivamente ao plantel da equipa principal, depois das rabulas/filmes que já passamos, de terceiro mundo (para um clube Pote 1 Champions), com as contratações dos Ewerton's e dos Paulinho's (era Paulinho certo ? esqueco-me sempre do nome deste) e devoluções ao remetente dias depois em pleno mercado a vista de todos, que sejam contratados jogadores que, pelo menos, não tenham o aval/anuência do treinador; pode custar mais ou menos a reconhecer/admitir isto mas é o que é; os elogios a jogadores como Zaidu, Carraça, Fernando Andrade, etc, foram reais, ninguém está a inventar nada.
Não foram jogadores pedidos pelo SC ?
Não tenho maneira de provar ou desmentir, aceito que sim, agora que não me digam que todos estes jogadores tiveram pelo menos o aval/a anuência do treinador, senão ficavam, como tem sido lema do clube nos últimos anos, "a porta do Olival".
Não se pode acreditar e afirmar uma narrativa, a qual eu subscrevo já agora, de que nos últimos anos o SC, devido ao seu mérito/conjugado com a incompetência cada vez maior dos seus superiores hierárquicos, atingiu uma posição de relevo/preponderância no clube, muito acima do que é/seria normal para qualquer treinador (mesmo os que ganharam competições europeias) num clube liderado por PdC, e ao mesmo tempo querer/tentar passar uma imagem que na formulação do plantel ele não risca nada, inundam o plantel de jogadores medíocres e o treinador era contra a vinda de todos mas lá teve que os aceitar, etc etc.
Isso para mim não cola.
Quanto ao culpar o SC pelas contratações, não o culpo exclusivamente, as responsabilidades devem ser sempre repartidas num clube de futebol, seja para um Diaz (que chegou porque o Bruma, que também não era pedido de ninguém, falhou a última da hora) como para um Waris.