O momento decisivo foi pré revolução bolchevique. No início e final do século XIX e XX. O marxismo nem era para ser aplicado na Rússia mas sim numa sociedade mais industrializada. Foi uma casualidade Lenine sair do exílio na Suiça para a Rússia. A ideia era a Inglaterra. Aliás a Bavaria na Alemanha teve uma amostra da aplicação do marxismo.São Petersburgo é para mim uma das mais belas cidades do mundo.
Eu sou um amante profundo do património cultural russo, arquitetónico, histórico, literário e linguistico.
exceptuando o período compreendido entre 1917 e 1933 onde as únicas coisas que quero lembrar são as boas equipas de futebol.
A Rússia falhou sempre os momentos de entrada de regimes democráticos e liberais.
Parece uma maldição.
Ora os czares que o queriam fazer eram assassinados, ora um fazia para o sucessor voltar a meter o país no tempo medieval, ora surge uma revolução que leva ao poder um partido totalitário e genocida.
A Rússia teve um breve período democrático entre a queda da URSS em 1991e a crise constitucional do Outubro Negro de 1993.
A partir do momento em que Yeltsin atacou o parlamento com tanques e decretou que a assembleia não tem poderes nenhuns perante o presidente a democracia acabou e começaram a ser lançadas as sementes para nascer um futuro tirano.
E ele apareceu.
É uma doutrina que desumaniza e retira a indivídualidade ao ser humano. Infelizmente espero que o capitalismo não evolua nesse sentido por questões de sobrevivência.