Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,481
7,910
44
Lisboa
Temos que agradecer tudo o que o nosso presidente ganhou, pelo clube.
Independentemente disso, é válido haver pessoal (onde me incluo) que ache que ele já devia ter saído ou então, a manter-se, rodear-se de uma equipa mais rigorosa e profissional, nas suas áreas.
Não se pode aceitar, depois das vitórias e vendas passadas, o clube estar como está, financeiramente. Isso, foi má gestão, de quem lá anda.
Temos que ter em conta as movimentações do polvo, mas temos também culpa própria.
Agora, temos que respeitar a opinião de cada um. Quem aceite que ele se mantenha lá e quem não aceite.
Mais uma vez, o Homem discursou bem, na nossa gala.
Por fim, independentemente de se querer este ou aquele presidente, este ou aquele treinador, este ou aquele jogador... acima disso tudo, todos temos que querer o bem do clube.

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
6,118
5,177
Temos que agradecer tudo o que o nosso presidente ganhou, pelo clube.
Independentemente disso, é válido haver pessoal (onde me incluo) que ache que ele já devia ter saído ou então, a manter-se, rodear-se de uma equipa mais rigorosa e profissional, nas suas áreas.
Não se pode aceitar, depois das vitórias e vendas passadas, o clube estar como está, financeiramente. Isso, foi má gestão, de quem lá anda.
Temos que ter em conta as movimentações do polvo, mas temos também culpa própria.
Agora, temos que respeitar a opinião de cada um. Quem aceite que ele se mantenha lá e quem não aceite.
Mais uma vez, o Homem discursou bem, na nossa gala.
Por fim, independentemente de se querer este ou aquele presidente, este ou aquele treinador, este ou aquele jogador... acima disso tudo, todos temos que querer o bem do clube.
Também a mim, não me agrada tudo o que diz ou faz e, sobretudo, alguns que o rodeiam, pelos quais não nutro simpatia alguma!

O indesmentível é que o FC Porto, pela sua mão e cabeça, continua um Clube vitorioso, no futebol bem como em várias modalidades.
Continuamos a crescer num país que nos ostraciza à força toda.
Nem tudo terá sido ou estará a ser feito correctamente, acredito fácil.

No entanto, temo que a mudança, ao invés do que muitos sonham e desejam (legitimamente), não seja assim tão positiva.
A força, a experiência e a matreirice que deve ser necessária para manter o FC Porto no topo numa luta desigual com os da capital não sei se se encontrará facilmente noutra lista ou candidato.

Oxalá que sim, quando esse dia chegar!
Por enquanto, e mesmo com algumas coisas e pessoas que não goste, ainda julgo ser a melhor opção para nos guiar contra tanta inveja e maldade que enfrentamos!

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,640
16,475
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
A sucessão de Pinto da Costa ( e o termo sucessão não é bem apropriado porque esse termo é aplicado na Monarquia o que não é o nosso caso) terá que acontecer mais dia menos dia e o próprio cada vez sente mais isso, a prova está na citação que fez de uns extratos de Fernando Pessoa na Gala (quem leu exaustivamente Pessoa como eu li sabe bem o contexto em que ele fez aqueles poemas). Ele sabe que o tempo está a esgotar-se só não sabe quando (nenhum de nós o sabe quanto a nós próprios também, pode ser em tenra idade, pode ser em idade madura (40 a 70) mas começamos a ter mais noção disso quando a idade avança e posso falar por mim que com quase 70 anos passam-me ideias pela cabeça que não passavam com 55 anos por exemplo - e isto numa altura que aparentemente estou bem de saúde como parece estar Pinto da Costa - já nem falo de situações como as do malogrado Fernando Gomes - essas espero que ninguém passe mas muitos passam).
Dito isto e pelas declarações recentes e cada vez mais repetitivas de Pinto da Costa acerca do tema ele está ciente que o seu tempo se está a esgotar e ao dizer que quer sair pelo próprio pé e não "de barriga para o ar" está a lançar uma mensagem, digamos um apelo para que apareçam candidaturas que continuem a obra não diria perfeita (não existem obras perfeitas, há ciclos, há erros de avaliação, há vícios de gestão, há trabalho dos rivais e quem acredita que vamos ganhar sempre ou quase vive num mundo de fantasia).
A ideia idílica seria que aparecessem várias ou algumas figuras com peso e programas para o futuro mas não aparecem, alguns que poderiam ser estão calados à espera da "abdicação" de Pinto da Costa para levarem depois para a candidatura a obra dele para obterem votos fáceis.
Este é o problema que temos e estamos sujeitos a passarmos dissabores até acertarmos num líder capaz com uma equipa boa (dirigentes) e consequentemente um bom programa.
Lembro-me de um tempo que não volta, porque entretanto o Clube criou a SAD anos depois, em que Pinto da Costa disse uma vez que Teles Roxo seria naturalmente o seu sucessor - Teles Roxo morreu de forma abrupta e nunca saberemos se teria sido ou não o sucessor.
Os tempos atuais não são os de antigamente (e refiro-me aos tempos antes da SAD, os dirigentes não eram remunerados e com a criação das SADs passaram a ser altamente bem pagos com os perigos que isso representa a nível de situacionismo e tentarem a todo o custo manterem os lugares. Numa empresa não desportiva os acionistas resolvem as situações se os resultados forem maus, num Clube em que o principal acionista maioritário da SAD é ele próprio a situação é totalmente diferente, só há verdadeiras convulsões se os resultados desportivos forem catastróficos durante vários anos e não 1,2,3,4 anos.
Numas eleições num Clube por norma votam cerca de 8 a 10% dos sócios com direito a voto, só se alcançam votações superiores a 30% em situações extremas casos do benfica e sporting em alturas de vazio no poder ou casos graves como foi a de vale e azevedo. No nosso Clube com Pinto da Costa isso nunca sucedeu daí as baixíssimas votações. Significa que a extrema maioria dos votantes não comparece por achar que a eleição está decidida ou porque está convencida que está bem entregue. Hoje temos as redes sociais mas elas não ajudam a decidir nada, poderão ter a sua importância numa "eleição aberta" mas com 40 anos de Pinto da Costa esqueçam.
Finalizo com perguntas "sem resposta" como diria Miguel Júdice;
Pinto da Costa vai recandidatar-se a novo mandato ou "vai sair pelo seu próprio pé"?
Não sabemos, pelo menos para já, porque os sinais que ele demonstra são de estar ciente que o seu tempo no FCP está a acabar mas não diz quando.
Quais candidaturas ou candidatura forte se perfilhará um dia?
Também não sabemos. sabemos que há uma declaração de André Villas Boas a dizer que em 2024 será candidato mas não acredito que seja o único caso Pinto da Costa se afaste e felizmente temos um número razoável de putativos candidatos com perfil para lhe suceder.

Última edição:

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
6,456
11,298
Ele e eu queremos que o Varandas se foda. O nosso grande inimigo é apenas 1
Estás a chegar onde quero.

E tens noção que varandas é um pau mandado desse inimigo, não tens?

Achas que é à toa que ele ataca o nosso Presidente e clube?

Achas que ele faz esses ataques sem ter uma recompensa? A arbitragens nos jogos do sporting nestes últimos anos, em nada ficam a dever às do clube do regime. Então nas modalidades tem sido uma pouca vergonha!

Mas pronto, vamos calar e assistir impávidos e serenos.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,833
9,422
Também a mim, não me agrada tudo o que diz ou faz e, sobretudo, alguns que o rodeiam, pelos quais não nutro simpatia alguma!

O indesmentível é que o FC Porto, pela sua mão e cabeça, continua um Clube vitorioso, no futebol bem como em várias modalidades.
Continuamos a crescer num país que nos ostraciza à força toda.
Nem tudo terá sido ou estará a ser feito correctamente, acredito fácil.

No entanto, temo que a mudança, ao invés do que muitos sonham e desejam (legitimamente), não seja assim tão positiva.
A força, a experiência e a matreirice que deve ser necessária para manter o FC Porto no topo numa luta desigual com os da capital não sei se se encontrará facilmente noutra lista ou candidato.

Oxalá que sim, quando esse dia chegar!
Por enquanto, e mesmo com algumas coisas e pessoas que não goste, ainda julgo ser a melhor opção para nos guiar contra tanta inveja e maldade que enfrentamos!
Sinto me muito dividido nesta questão é uma questão muito complexa porque como a malmeida diz muitas vezes e bem, não estamos a falar de uma personalidade qualquer. O Pinto da Costa marca a história do nosso clube mas transcende e muito o nosso clube.Marca também o futebol internacional. Marca a própria sociedade portuguesa. Não tenho qualquer tipo de dúvida se fizéssemos uma análise estatística das personalidades que nas últimas 4 décadas marcaram a sociedade portuguesa Pinto da Costa estaria no topo. Perguntas a alguém quem foi o presidente do regime ou lagartos em 1990 e troca o passo poucos saberão até os próprios sócios e adeptos desses dois clubes. O Pinto da Costa desde do intelectual que despreza o futebol até a dona de casa que não vê futebol todos sabem quem é Pinto da Costa e o que fez no FCP . O Pinto da Costa foi das poucas personalidades na sociedade portuguesa fora do âmbito político que quando realizava uma entrevista o país parava para ver. Certamente foi das personalidades que mais capas de jornais desportivos e generalistas teve( mais que qualquer craque seja o Figo ou Cristiano Ronaldo).

Agora a grande dúvida que me assola é se actual direcção do FCP está a criar as condições necessárias para continuarmos a ser vencedores e hegemónicos e capaz de fazer com que o FCPorto lute novamente por títulos europeus nomeadamente a Champions. Para isso temos de ganhar circuitos de mercado, prender talentos da formação como fizemos nas décadas de 90 e de 2000. E nestas variáveis infelizmente noto que os vermelhos copiaram o nosso modelo e estão a nos ultrapassar. Independente de termos vencido três campeonatos em cinco. O problema é porque não ganhamos os cinco. Porque não nos deixaram .

Portanto espero que Jorge Nuno Pinto da Costa e a sua equipa directiva consiga se reinventar para inverter essa tendência.

Uma coisa é certa algo o FCPorto terá de fazer uma reforma interna numa nova lista com novos quadros ou então uma ruptura.

Uma coisa é certa mais que qualquer outro clube o FCPorto devido ao estigma que suscita na sociedade portuguesa por ser a única potência desportiva fora da capital num país que tem como matriz o Portugal dos pequeninos o FCP só consegue ser a potência desportiva que tem sido até aqui se estiver unido. Aliás essa linha de pensamento e estratégica de união e coesão faz parte da identidade do FCP e em muitos momentos de crise e ataques ao FCPORTO o pedido de união entre adeptos, sócios, claques, cérebros, elites foi invocada diversas vezes e foi assim que o FCP conseguiu sair dessas mesmas crises e ataques externos.
Se é unânime que o FCPorto não tem as ajudas sociais, políticas externas dos outros dois e que somos atacados só existe uma forma de responder a essas adversidades União e coesão. Porque se criamos problemas internos em cima dos externos as dificuldades serão muito maiores.

• Like
Reações: K92

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
6,456
11,298
Estás a chegar onde quero.

E tens noção que varandas é um pau mandado desse inimigo, não tens?

Achas que é à toa que ele ataca o nosso Presidente e clube?

Achas que ele faz esses ataques sem ter uma recompensa? A arbitragens nos jogos do sporting nestes últimos anos, em nada ficam a dever às do clube do regime. Então nas modalidades tem sido uma pouca vergonha!

Mas pronto, vamos calar e assistir impávidos e serenos.
E mais, PdC pode estar velho, mas se estivesse rodeado de gente dinâmica, eu não estava preocupado.

Mas não, é só caquéticos, incompetentes e interesseiros!

Por exemplo, se Antero Henriques estivesse no clube, o lagarto não piava nem metade do que o que pia.

Mas para alguns cérebros aqui do Fórum, Antero Henrique representava o diabo. Não descansaram enquanto não correram com ele. O homem é tão mau, que está no PSG. Já o pinto júnior está de pedra e cal e ninguém se incomoda.

Era como o Lopetegui, também era muito mau, a seguir foi para a selecção espanhola. Mas os JJ, Lages e Rui Vitórias é que eram mestres da táctica. Onde andam agora?!

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,517
25,577
Gaia
E mais, PdC pode estar velho, mas se estivesse rodeado de gente dinâmica, eu não estava preocupado.

Mas não, é só caquéticos, incompetentes e interesseiros!

Por exemplo, se Antero Henriques estivesse no clube, o lagarto não piava nem metade do que o que pia.

Mas para alguns cérebros aqui do Fórum, Antero Henrique representava o diabo. Não descansaram enquanto não correram com ele. O homem é tão mau, que está no PSG. Já o pinto júnior está de pedra e cal e ninguém se incomoda.

Era como o Lopetegui, também era muito mau, a seguir foi para a selecção espanhola. Mas os JJ, Lages e Rui Vitórias é que eram mestres da táctica. Onde andam agora?!
---------------------

Como sabes, basta ler alguns posts, não me inibo de criticar o Presidente e os ultimos anos dele são uma sombra, mas esta decadencia teve um sinal de arranque com Antero Henriques. O AH desportivamente e financeiramente deu inicio ao descalabro do Porto, aliás o atraso de mais de 10 anos na formação tem a sua chancela.

Para que não haja dúvidas, nem o Antero nem o Baía alguma vez revelaram inteligencia estrategica para defender o Presidente.

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
6,456
11,298
---------------------

Como sabes, basta ler alguns posts, não me inibo de criticar o Presidente e os ultimos anos dele são uma sombra, mas esta decadencia teve um sinal de arranque com Antero Henriques. O AH desportivamente e financeiramente deu inicio ao descalabro do Porto, aliás o atraso de mais de 10 anos na formação tem a sua chancela.

Para que não haja dúvidas, nem o Antero nem o Baía alguma vez revelaram inteligencia estrategica para defender o Presidente.
Não me vou alongar mais no tema, só digo o que me parece. A queda do FCP começou em finais de 2013, já em 2013 dava sinais disso, o golo do Kelvin apenas veio adiar a coisa.

alexandre pinto da costa entrou no clube em 2013. Coincidências?!

Mas sim, a queda do FCP foi por culpa de Anteros, Baías, Fernandos Gomes (presidente FPF) e afins... enfim...

E como disse atrás, o Antero é tão mau, tão mau, que foi chamado pelo PSG. Devem ser masoquistas em Paris.

A nós por outro lado, só nos falta dar um Dragão d'ouro ao pinto júnior pelo excelente serviço prestado ao nosso clube.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,517
25,577
Gaia
Não me vou alongar mais no tema, só digo o que me parece. A queda do FCP começou em finais de 2013, já em 2013 dava sinais disso, o golo do Kelvin apenas veio adiar a coisa.

Mas sim, a queda do FCP foi por culpa de Anteros, Baías, Fernandos Gomes (presidente FPF) e afins... enfim...

E como disse atrás, o Antero é tão mau, tão mau, que foi chamado pelo PSG. Devem ser masoquistas em Paris.

A nós por outro lado, só nos falta dar um Dragão d'ouro ao pinto júnior pelo excelente serviço prestado ao nosso clube.
--------------------------

Não te vou contrariar em relação a essa funesta personagem, é a glória do nepotismo, tachismo e nojo, mas a culpa é mais do Pai do que como do filho.
A queda do FC do Porto deve-se em 1º lugar ao Presidente e as equipas diretivas acriticas e dirigentes sem coluna.

Por mim o FC do Porto tem de passar por uma renovação de quadros, sangue novo, projetos novos e geste nova, metam para canto APdC, Antero, Baías, Fernandos Gomes financeiro e o presidente FPF, Madureira, Caldeiras, e quiçá AVB e Kohler. Grande parte deles estão fartos de chular o Porto, não eram ninguém sem o Porto, desde o Benfiquista de Vinhais ao sportinguista de Vila do Conde passando pelo Madureira todos subiram à custa do FC do Porto.

Não tenho muito respeito nem consideração por gente dessa que deviam lamber o chão de Dirigentes ditos amadores que conheci, alguns deles bem vivos, que deram muito ao FC do Porto sem nada receber (Ilidio Pinto, Povoas, Poncio Monteiro, Teles Roxo, AlipioG, etc)

• Like
Reações: grandeFCP

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
78,063
136,568
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Em 2013 estavamos em plena era anterista no Dragão, ele também fez parte dessa decadância.

Antero é sagaz a negociar, mas com cash ready.
Não é um grande planeador desportivo.

Como o colega referiu o grande atraso na formação tem a chancela anterista.
Dava entrevistas a dizer como formar não importava para nada.
quando era óbvio que o novo diheiro no futebol já se começava a embrenhar nos mercados secundários, a sacar jogadores que antes era da zona de developing dos clubes como o FCP (e muitas vezes sacando e matando esses jogadores) e que o misto de boa propspecção e formação tinha de ser trabalhado ao máximo.

• Like
Reações: dragão flaviense

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
6,456
11,298
--------------------------

Não te vou contrariar em relação a essa funesta personagem, é a glória do nepotismo, tachismo e nojo, mas a culpa é mais do Pai do que como do filho.
A queda do FC do Porto deve-se em 1º lugar ao Presidente e as equipas diretivas acriticas e dirigentes sem coluna.

Por mim o FC do Porto tem de passar por uma renovação de quadros, sangue novo, projetos novos e geste nova, metam para canto APdC, Antero, Baías, Fernandos Gomes financeiro e o presidente FPF, Madureira, Caldeiras, e quiçá AVB e Kohler. Grande parte deles estão fartos de chular o Porto, não eram ninguém sem o Porto, desde o Benfiquista de Vinhais ao sportinguista de Vila do Conde passando pelo Madureira todos subiram à custa do FC do Porto.

Não tenho muito respeito nem consideração por gente dessa que deviam lamber o chão de Dirigentes ditos amadores que conheci, alguns deles bem vivos, que deram muito ao FC do Porto sem nada receber (Ilidio Pinto, Povoas, Poncio Monteiro, Teles Roxo, AlipioG, etc)
Desculpa a ignorância.

Quem são o Benfiquista de Vinhais e o sportinguista de Vila do Conde?

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
6,456
11,298
Há 3 clubes em portugal.

A dura realidade é que estamos sozinhos. Temos que lutar contra os outros dois (mais unidos que nunca) e não temos as armas que eles têm, começando pela geografia. Eles são da capital, nós da província esquecida. A capital tem quase 100% da CS do país. Quem controla a CS, controla tudo. As sedes dos bancos estão onde? Na capital. Os perdões bancários vão para quem?

A nossa luta perante isto, é como estarmos a apagar um fogo florestal com um conta gotas.

Talvez num futuro próximo a nossa melhor opção para sobrevivermos neste lodo é deixarmos de lado o orgulhosamente sós.

A não ser que nos conformemos em ser os bons rapazes dos tempos negros da ditadura. Eu preferiria que extinguissem o clube a voltar a esses tempos.

Última edição: