Ninguém está relativizar nada. Até parece que não tivemos jogadores que reagiram desta forma, por exemplo estou-me lembrar de Soares que nem sempre reagia bem às substituições, por exemplo frente ao Zbording até atirou o casaco para o chão e tudo, e depois pedia desculpa no final e seguia-se em frente.
E não quero estar constantemente a fazer advogado do diabo ou fazer-me passar por uma Ronaldete, mas acho que estamos naquela fase de pegar com tudo e mais alguma coisa. Podemos discutir se Ronaldo devia ou não ser titular, mas agora discutir porque ele teve aquele gesto ou porque teve aquela expressão ou porque está sozinho enfim, acho que já começa a ser um bater no ceguinho.
Eu quando olho para estes casos do Ronaldo acho que tenho de ter sempre algumas coisas em mente.
Primeiro o facto de que é o jogador mais mediático que alguma vez jogou futebol, aproveitou a sua melhor fase na carreira para se tornar numa estrela, numa celebridade (o que é inteligente da parte dele) e já há muitos anos que tem e sempre teve a CS atrás dele nos bons e maus momentos devido ao facto de ser um dos dois melhores do mundo e ao seu mediatismo. Simplesmente antes não havia tanta polémica logo não era tão exposto, neste momento com algumas atitudes que tem (algumas piores que outras) a tendência é criticar mais do que se elogiou.
Começou tudo com a entrevista que deu ao Piers Morgan, que já nem vou falar se tinha ou não razão, mas o timing foi para lá de descabido, dar aquela entrevista com aquelas afirmações não só colocou muita pressão naquilo que ele ia fazer no mundial (que acabou por não ser grande coisa) como obviamente aumentou o foco que já ia ter na competição. E não fica por aqui, jogo contra o Uruguai insiste que marca um golo que fez até a adidas mostrar que não era ou seja estava mais preocupado com o golo ser dele do que a vitória em si. Contra a Coreia disse aquilo ao treinador, o que nem é assim tão grave porque já vários fizeram isso, é o descontentamento por não poderem jogar mais, mas o problema é o que diz depois quase que “mentindo” dizendo que foi com o coreano, o que aconteceu mas foi depois.
Jogo contra a Suíça, mais uma vez esta época agora na seleção, no melhor jogo que fazem o foco vai para Ronaldo por sair sozinho. United saiu antes de acabar o jogo, neste contra a Suíça saiu e os jogadores ainda nem estavam a agradecer ao público. Não é algo muito grave mas fica mal porque foi um ótimo jogo e podiam ter ficado todos, como grupo unido que dizem ser, a aplaudir o público.
E por último e se calhar até o mais importante o maior problema do Ronaldo é aquilo que ele sempre mais valorizou, A família. Continuam a alimentar a narrativa que é o melhor do mundo quando já não o é, o que é natural tendo enquanto a idade. E sempre que há alguma coisa que corre mal tendem a desculpa é pior, tendem a criticar quem trabalha com ele.
Neste momento o Ronaldo por vários fatores não é uma boa influência para se ter num balneário seja do que for. Enquanto não entender que já não é o que foi, porque a idade não perdoa e toca a todos as polémicas não vão parar, as irmãs não vão parar e as críticas não vão parar.
E não venham com coisas a dizer que a CS foi ma com ele quando sempre o levou ao colo, posso dizer n situações que só deram foco ao Ronaldo em coisas que deviam ter dado foco à seleção, mas como eram coisas positivas ninguém dizia nada na altura. Ou seja quando era só coisas boas e a CS estava a apaparica-lo ninguém tinha problema, mas agora que tem porque é só polémica, quase como se tivessem de passar pano quando são coisas mas.