Está realidade e contexto é totalmente novo.
Na minha opinião é um conflito global entre autocracias emergentes e o Ocidente democrático.
A China está a ver como poderá agir no futuro. Não considero de todo que a Rússia esteja isolada.
Antes os nossos inimigos foram as autocracias do médio oriente, Magrebe. E o terrorismo global ( que a Rússia ajudou a desmantelar) .
O que enfrentamos actualmente é algo totalmente novo. Muito da estabilidade europeia e qualidade de vida foi providenciada por estas autocracias emergentes ( irão, China e Rússia).
É um imbroglio assustador.
Potatoes, potatos…
Eu acho que tens que te dedicar um pouco mais à história. A tua noção do “antes” os inimigos serem autocracias do médio oriente tem muito pouco de verdade e de história, para não dizer influenciada pela CS recente.
Isto não é novo, é é algo que muitos pensaram que não VOLTARIA a acontecer. Muito diferente.
Imagina-te a viver num século XVII, aquilo a que chamo a verdadeira primeira guerra mundial. -Guerra quase todos os anos, incluindo a terrivel guerra dos 30 anos com uma perversão inimaginável e terrorismo às pazadas, turtura corrente e penas de morte por assobio.
-Epidemias ao virar da esquina, incluindo peste bubónica.
- Crises económicas em todo o lado.
- alterações climáticas ao ponto de ter acontecido uma pequena era glaciar.
- em conclusão, 1/4 das população foi extinta.
Isto historicamente foi anteontem! Foi há 300 anitos numa altura em que quase se normalizam idades de 100 anos. Estamos no século XXI e muitos de nós conheceram pessoas que falavam do seculo XIX. É um “reach” pequeno. Foi há menos de 15 gerações…
Volto a dizer. Deveríamos ter evoluído mais? Deveríamos mas o processo de evolução é complexo e anda aos trambolhões. Estamos infelizmente a viver um tempo complicado, paciência. Vamos sobrevive-lo, melhorar e evoluir mais com a vantagem de cada vez mais o individual contar.
Não acho que valha a pena andar com “ai jesus” e conversas apocalípticas. Ainda hoje alguem num jornal não português “ressuscitava” o nostradamus. Enfim… um tipo que é muito mais respeitado no século XXI do que na suposta idade das trevas. Dá que pensar…