Guerra Rússia - Ucrânia

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,576
28,754
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Só não consigo perceber como essas soluções podem ser aplicadas de uma forma célere e pragmática. E como isso se vai concretizar . Mas isto sou eu que assumo a minha ignorância relativo a realidades que são me imprevisíveis.
Vejo muitas respostas e soluções fáceis sem análises de riscos. Muito facilitismo.
Na minha opinião estamos perante algo com uma plenitude até maior que o nazismo. Pois neste caso há muitas permiscuidades. Muita anarquia geo-politica resultado do fim da URSS.
Parece fácil. Tirar o regime do Putin da Ucrânia e implodir com a Rússia internamente. Pois para mim isso será algo ainda mais anárquico e caótico.
Mas isto é como a fé eu invejo-vos @Devenish como invejo quem tem fé. Vocês tem certezas um guião um rumo. Eu sou muito céptico relativo ao que enfrentamos.
Maior que o nazismo.. valha-me deus..

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,451
126,830
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ok 👍 alguma sensatez. Isto não é brincadeira. Não esquecer que a Europa é um subcontinente euroasiático e muito do conforto social democrata dos países escandinavos e da Alemanha veio como uma paz com a Rússia.
Depois existem países estranhos Áustria? Sérvia? Hungria? Países com a dimensão de Portugal. Mas que estão calados.
A Hungria está calada porque é governaso por um bot do Putas

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Maior que o nazismo.. valha-me deus..
Este Hitler, bin Laden segundo o que ouvi no observador por um responsável da NATO tem milhares de ogivas nucleares operacionais ( não estão obsoletas) . Fora outro tipo de tecnologia e armamento ainda não usado.
Pior os mais radicais estão fora do regime. Por isso é importante considerar o que será a Rússia pós -putin.
Sabes o que acho sobre o nazismo? A fé do Hitler e dos nazis era que chegariam a arma nuclear antes dos aliados. Daí a confiança cega deles até ao final da guerra. Aliás goebbels , Hitler e Himmler prometeram essa arma ao povo alemão. Felizmente não tiveram tempo de chegar lá.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
A Hungria está calada porque é governaso por um bot do Putas
E a Áustria, a sérvia há muitas ramificações. Portugal está de carrinho e longe. Logo fazemos o que fazemos bem sermos heróis e mais papistas que o Papa. Até com esta declaração do mundial para 2030( sabemos lá nós como estaremos em 2030) com a Ucrânia. Mas nós somos isto . Sempre fomos. Em vez de estarmos calados queremos ser todos Pastorinhos de Fátima.

Última edição:

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,451
126,830
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Este Hitler, bin Laden segundo o que ouvi no observador por um responsável da NATO tem milhares de ogivas nucleares operacionais ( não estão obsoletas) . Fora outro tipo de tecnologia e armamento ainda não usado.
Pior os mais radicais estão fora do regime. Por isso é importante considerar o que será a Rússia pós -putin.
Sabes o que acho sobre o nazismo? A fé do Hitler e dos nazis era que chegariam a arma nuclear antes dos aliados. Daí a confiança cega deles até ao final da guerra. Aliás goebbels , Hitler e Himmler prometeram essa arma ao povo alemão. Felizmente não tiveram tempo de chegar lá.
A obsolescência não é definida pela operacionalidade AKA poder ser lançado ou disparado.

É como eu ter um Bacamarte do Sec. XVII pronto e carregado. Ele está operacional. Mas o nivel de dano, assertividade, potência, facilidade de uso, tempo de carregamento etc. está a 3 séculos de distância do armamento actual e das medidas para o combater.
Isso sim é a obsolescência.

• Like
Reações: Flames

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,451
126,830
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
E a Áustria, a sérvia há muitas ramificações. Portugal está de carrinho e longe. Logo fazemos o que fazemos bem sermos heróis e mais papistas que o Papa. Até com esta declaração do mundial para 2030( sabemos lá nós como estaremos em 2030) com a Ucrânia. Mas nós somos isto . Sempre fomos. Em vez de estarmos calados queremos ser todos Pastorinhos de Fátima.
Nós não temos de estar calados e não manifestar aquilo que defendemos por mera hipocrisia disfarçada de segurança.
Se defendemos X valores temos de estar pelos mesmos.
Em casos destes silêncio é como compactuar com o que é inimigo e oposto a tudo o que defendemos.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
A obsolescência não é definida pela operacionalidade AKA poder ser lançado ou disparado.

É como eu ter um Bacamarte do Sec. XVII pronto e carregado. Ele está operacional. Mas o nivel de dano, assertividade, potência, facilidade de uso, tempo de carregamento etc. está a 3 séculos de distância do armamento actual e das medidas para o combater.
Sim tudo certo. Como não percebo de tecnologia militar operacional reduzo-me á minha insignificância. Porém o que ouvi é que a Rússia tem armamento de ponta ainda não usado. Aliás para eles na narrativa oficial nem sequer ainda estão em guerra. Mas se isso é seguro. Avancemos em força.

• Haha
Reações: Pinetree

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,266
26,747
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

O meu bacamarte não está obsoleto...

• Haha
Reações: Edgar Siska

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Nós não temos de estar calados e não manifestar aquilo que defendemos por mera hipocrisia disfarçada de segurança.
Se defendemos X valores temos de estar pelos mesmos.
Em casos destes silêncio é como compactuar com o que é inimigo e oposto a tudo o que defendemos.
@Edgar Siska sabes que o governo do Irão entrou pela nossa assembleia a dentro á uns anos?
Quando Xi Jinping veio a Portugal fechou literalmente Lisboa?
Portugal sempre andou com quem dá jeito. A nível de relacionamentos com estes regimes Portugal deveria estar calado. Mas é sempre será um país oportunista. Também não temos outra opção.
Mas estou irritado com esta negação da magnitude deste conflito. Acho que a ficha não caiu a nenhum de nós. E todos queremos uma escalada e isso afectará as nossas vidas das populações europeias, russas, Bielorrússas, ucranianas.
Por isso é que queria uma solução rápida pois só estamos adiar o inevitável.
Daqui a um ano infelizmente este tópico ainda estará aberto

R

Rm95

Guest
Não me conheces. Eu sou mais radical que vocês. Para mim não sou eu que uso fraldas. Se as respostas são fáceis. E o sociopata faz bluff e a China não está com ele. Se há essas certezas é fazer o que o Busch pai fez no Kuwait. Avançar já com tropas aliadas pela Ucrânia tipo Normandia. E os expulsar da Ucrânia e isolar a Rússia como fizeram com o Iraque .
Caso contrário isto durará anos, anos e anos. Porque no final no dia a verdade é que o ocidente e a NATO temem a Rússia e Putin apesar de todas as incompetências, tigre de papel que o exército russo demonstra ser no terreno.
Agora se estão a espera que ele saia da Ucrânia e o regime dele caia podemos esperar muito tempo. Porque iremos estar daqui a um ano a falar exactamente do mesmo assunto, com mais centenas de milhares de vidas do POVO mortas. Queria era que este tópico fosse encerrado.
Então mas se queres uma invasão em força há Ucrânia e nao tens medo como estas a dizer, porque e que estás a alertar para as ogivas nucleares deles? Vendo por esse prisma, a basofia e irracionalidade esta do teu lado e nao de quem estavas a acusar há bocado.

Da forma que a guerra esta a correr, e menos provável haver uma guerra nuclear, ao contrário de uma invasão da NATO que poderia aumentar a probabilidade de uma guerra nuclear.

Não há necessidade disso quando a Ucrânia está passo a passo a caminhar para a vitória (militar), desde que continuem a arma-los cada vez mais e a dar-lhes tudo o que necessitam. Alem disso a NATO esta indiretamente a colocar lá soldados, os chamados mercenários, apesar de nao serem oficialmente da NATO. É assim que as coisas tem que continuar.

Se queres poupar vidas humanas para o resto da europa, nao e com essa invasão em força que irias conseguir, bem pelo contrário.

A Ucrânia militarmente está a recuperar terreno, nao há necessidade de escalar mais.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,451
126,830
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Sim tudo certo. Como não percebo de tecnologia militar operacional reduzo-me á minha insignificância. Porém o que ouvi é que a Rússia tem armamento de ponta ainda não usado. Aliás para eles na narrativa oficial nem sequer ainda estão em guerra. Mas se isso é seguro. Avancemos em força.
Têm armamento super. Só o estão a guardar para o dia de São Nunca.
Isso é retórica.
O que eles têm de mais avançado é em numero reduzido e prototipos.
Não os usam mesmo esses pouquissimos porque depois tinham de retirar esse armamento por não terem capacidade de manutenção correntemente.
Isso do "nós temos X" é propaganda.

• Like

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,845
15,466
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Então que se avance já. Para quê adiar o inevitável?
Isto não é tão simples como te parece ser.
Se fosse guerra convencional que estivesse em causa desde há muito tempo que a NATO, não diretamente mas de forma encapotada, ou alguns Países estariam na Ucránia a combater a invasão russa.
Mas esta guerra tem vários cenários em equação;
E antes de os dizer é preciso entender a posição russa; Segundo palavras deles entraram na Ucránia para defender o Donbass (ou seja Luhansk e Donetz) que eles tinham reconhecido já anos atrás como independentes, foram muito além disso; ocuparam parte de Zaporijia e Kherson que aliás incorporaram na Federação Russa de forma oficial para eles. E não ocuparam mais territórios porque não conseguiram e mesmo esses 4 estão longe de os ter conquistado tendo até perdido terreno em todos eles nos últimos tempos.
O que tem feito a NATO para contrabalançar isto?
Dar armamento cada vez mais sofisticado à Ucránia para se defender e contra atacar.
Está-se aqui na presença de um não envolvimento oficial da NATO no conflito por duas razões básicas;
A 1ª é que para atacar alguém tem que ser atacada em 1º lugar segundo os estatutos.
A 2ª é que convém enfraquecer o inimigo de forma gradual para ver até aonde eles chegam.
Se eles usarem armas nucleares táticas ou não aí não haverá contemplações e a retaliação terá que ser imediata.
Como será? Seguramente que os EUA, UK e outros têm vários planos para o concretizar mas não estás à espera que o digam.
Isso nunca aconteceu anteriormente em nenhuma guerra e não vai acontecer nesta.
A diferença deste conflito que pode ser quase global é que existe uma potência chamada China que não está interessada nele por razões essencialmente económicas, terá tudo a perder a sua economia se ele existir.
Mas pode acontecer por alguma falha de algum deles, mais concretamente a Rússia que é o agressor.
Aí não se trata de ter fé ou não ter, apelidaste-me de um um homem de fé o que nunca fui e não estou a falar só de religião mas da minha vida passada no conflito do médio oriente, mas de saber exatamente como derrotar o inimigo - creio que neste momento ainda estão muitas equações a ser abalizadas.
Seria para mim uma surpresa "sair assim do nada" uma solução de paz, ainda vão acontecer muitos episódios até isso acontecer ou então...um conflito aberto.

• Like
Reações: MiguelDeco

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Então mas se queres uma invasão em força há Ucrânia e nao tens medo como estas a dizer, porque e que estás a alertar para as ogivas nucleares deles? Vendo por esse prisma, a basofia e irracionalidade esta do teu lado e nao de quem estavas a acusar há bocado.

Da forma que a guerra esta a correr, e menos provável haver uma guerra nuclear, ao contrário de uma invasão da NATO que poderia aumentar a probabilidade de uma guerra nuclear.

Não há necessidade disso quando a Ucrânia está passo a passo a caminhar para a vitória (militar), desde que continuem a arma-los cada vez mais e a dar-lhes tudo o que necessitam. Alem disso a NATO esta indiretamente a colocar lá soldados, os chamados mercenários, apesar de nao serem oficialmente da NATO. É assim que as coisas tem que continuar.

Se queres poupar vidas humanas para o resto da europa, nao e com essa invasão em força que irias conseguir, bem pelo contrário.

A Ucrânia militarmente está a recuperar terreno, nao há necessidade de escalar mais.
Admito que estou muito confuso nesta guerra horrível.
Mas olhando para a narrativa do ocidente e se é nela que tenho confiar. Os riscos estão controlados é tudo bluff. Então aí sim é avançar como está é que será insustentável.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Têm armamento super. Só o estão a guardar para o dia de São Nunca.
Isso é retórica.
O que eles têm de mais avançado é em numero reduzido e prototipos.
Não os usam mesmo esses pouquissimos porque depois tinham de retirar esse armamento por não terem capacidade de manutenção correntemente.
Isso do "nós temos X" é propaganda.
Então se é assim avancem em força.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,451
126,830
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
@Edgar Siska sabes que o governo do Irão entrou pela nossa assembleia a dentro á uns anos?
Quando Xi Jinping veio a Portugal fechou literalmente Lisboa?
Portugal sempre andou com quem dá jeito. A nível de relacionamentos com estes regimes Portugal deveria estar calado. Mas é sempre será um país oportunista. Também não temos outra opção.
Mas estou irritado com esta negação da magnitude deste conflito. Acho que a ficha não caiu a nenhum de nós. E todos queremos uma escalada e isso afectará as nossas vidas das populações europeias, russas, Bielorrússas, ucranianas.
Por isso é que queria uma solução rápida pois só estamos adiar o inevitável.
Daqui a um ano infelizmente este tópico ainda estará aberto
Não existe a solução rápida. A mesma seria a tal escalada que acho que ninguém com dois dedos de testa quer e que tornaria isto numa panela máxima de pressão.

A Russia está a perder no terreno. Paulatinamente há que manter este caminho.
A partir de certo ponto não haverá saída.
Um derrotado não tem outra saida a nao ser conceder derrota quando nada mais houver a fazer.

• Like
Reações: Rm95

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Isto não é tão simples como te parece ser.
Se fosse guerra convencional que estivesse em causa desde há muito tempo que a NATO, não diretamente mas de forma encapotada, ou alguns Países estariam na Ucránia a combater a invasão russa.
Mas esta guerra tem vários cenários em equação;
E antes de os dizer é preciso entender a posição russa; Segundo palavras deles entraram na Ucránia para defender o Donbass (ou seja Luhansk e Donetz) que eles tinham reconhecido já anos atrás como independentes, foram muito além disso; ocuparam parte de Zaporijia e Kherson que aliás incorporaram na Federação Russa de forma oficial para eles. E não ocuparam mais territórios porque não conseguiram e mesmo esses 4 estão longe de os ter conquistado tendo até perdido terreno em todos eles nos últimos tempos.
O que tem feito a NATO para contrabalançar isto?
Dar armamento cada vez mais sofisticado à Ucránia para se defender e contra atacar.
Está-se aqui na presença de um não envolvimento oficial da NATO no conflito por duas razões básicas;
A 1ª é que para atacar alguém tem que ser atacada em 1º lugar segundo os estatutos.
A 2ª é que convém enfraquecer o inimigo de forma gradual para ver até aonde eles chegam.
Se eles usarem armas nucleares táticas ou não aí não haverá contemplações e a retaliação terá que ser imediata.
Como será? Seguramente que os EUA, UK e outros têm vários planos para o concretizar mas não estás à espera que o digam.
Isso nunca aconteceu anteriormente em nenhuma guerra e não vai acontecer nesta.
A diferença deste conflito que pode ser quase global é que existe uma potência chamada China que não está interessada nele por razões essencialmente económicas, terá tudo a perder a sua economia se ele existir.
Mas pode acontecer por alguma falha de algum deles, mais concretamente a Rússia que é o agressor.
Aí não se trata de ter fé ou não ter, apelidaste-me de um um homem de fé o que nunca fui e não estou a falar só de religião mas da minha vida passada no conflito do médio oriente, mas de saber exatamente como derrotar o inimigo - creio que neste momento ainda estão muitas equações a ser abalizadas.
Seria para mim uma surpresa "sair assim do nada" uma solução de paz, ainda vão acontecer muitos episódios até isso acontecer ou então...um conflito aberto.
No fundo escreves o que analiso mas ok. Disse exactamente o que escreveste.
Quem coloca a questão em facilitismo não sou eu seguramente. Mas os major Arnault Moreira. Nem sei o que faz a comentar na CNN para mim estava já a dirigir uma ofensiva da NATO

R

Rm95

Guest
Admito que estou muito confuso nesta guerra horrível.
Mas olhando para a narrativa do ocidente e se é nela que tenho confiar. Os riscos estão controlados é tudo bluff. Então aí sim é avançar como está é que será insustentável.
Essa narrativa do ocidente que estas a falar nao existe, sinceramente nao me leves a mal, mas nao sei onde foste buscar isso. Porque se isso fosse verdade, já a NATO tinha entrado diretamente na guerra. Estao a ter os seus cuidados para fazer a Ucrânia ganhar a guerra, sem escalar ainda mais a situação.

• Like

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,451
126,830
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Então se é assim avancem em força.
Não é assim que funciona.
Tu parece que queres um conflito global. Seja com armas obsoletas ou não seria sempre perigoso e mergulharia tudo num caos desnecessário.
Até na guerra é preciso alguma inteligência e é preciso saber jogar.
É xadrez. Não ganhas por chutar o tabuleiro.

• Like
Reações: Czarli9 e Pinetree
R

Rm95

Guest
Não existe a solução rápida. A mesma seria a tal escalada que acho que ninguém com dois dedos de testa quer e que tornaria isto numa panela máxima de pressão.

A Russia está a perder no terreno. Paulatinamente há que manter este caminho.
A partir de certo ponto não haverá saída.
Um derrotado não tem outra saida a nao ser conceder derrota quando nada mais houver a fazer.
Exatamente. Se a russia esta a perder terreno, nao ha razão para mudar a estratégia.