mo
Só espero que o fogo fique estancado lá e não venham labaredas. Para cá. É que a Europa não é propriamente um continente grande. Da Bielorrússia á Alemanha são menos de 1000 KMS.
Está coisa meio fanfarrona( não me refiro ao teu comentário) mas a narrativa da comunicação social. Para mim é assustadora. Porque ainda ninguém consegue explicar como os russos vão aceitar e sair da Ucrânia a bem. Independentemente de serem incompetentes, obsoletos etc. Quando disse no início deste conflito que estávamos a lidar com algo que nunca lidamos. E que o ocidente nunca teve um inimigo declarado como este mantenho. É que ninguém consegue explicar como está guerra vai acabar. Isto não é Jugoslávia, não o Iraque, não é a Líbia.
Nem percebo como o discurso fanfarrão de desafio total á Rússia ( do gênero vê lá se tens tomates) ajuda seja no que for.
Independentemente do que é certo ou errado quem é a pessoa mais boa ou má ou onde a verdade cabe.
Na minha opinião cada vida que se poupe em nome de bandeiras é uma vitória.
Esta guerra terminará na diolomacia. Mesmo que até numa paz podre, não vejo alternativa. A Ucrania nunca conseguirá uma Crimeia por exemplo.
Tenho a certeza que o ocidente, por trás, também pressiona a Ucrania por isso e tendo em conta que é a NATO q lhes fornece as armas, têm poder para isso.
Agora, por outro lado, há um enfraquecimento brutal da Russia. Militar e economicamente. E isto é algo que em o ocidente vence e não recusa. Porque arruma um adversário perigoso e pode provocar certas transformações internas na Russia. Já esteve mais longe… a guarda pretoriana do putin foi ainda nestes dias colocada em alerta máximo em Moscovo.
Portanto, diplomacia sim. Há é que colocar a russia numa posição em que não tenha lucrado com esta invasão.