Guerra Rússia - Ucrânia

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Uma dúvida q fica no ar com os ataques de hoje é sobre a questão da defesa anti-aérea porque tanto quanto sei o Iris-T até era suposto já estar a proteger Kyiv…

Outra questão pertinente e não suficientemente discutida é a questão energética da Ucrania. É claro que, para além do terrorismo puro, a outra única estratégia russa é a de atacar a rede de transporte e produção energética ucraniana, onde a central de Zaporizhia é o exemplo maior. E vindo aí o inverno…

Stone

Bancada central
29 Maio 2016
1,634
1,942
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Bela invasão essa. À hora marcada para o confronto, os alentejanos estão a fazer a sesta e os espanhóis a siesta. Ninguém aparece.
E depois vinha um tal major não sei das quantas na CNN Portugal a explicar o ataque"e agora os espanhóis cercam esta área toda entre as 15h até as 17h teem tempo para uns churros e uma siesta os Alentejanos aproveitam e dormem um bom sono e ainda vêem o Quem quer Casar com o agricultor lá para as 17h e pouco começa o ataque espanhol cercam a vila da Serpa e os Alentejanos com foices e ensinhos a espetar açordas para cima dos Espanholes "...

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,850
7,334
Polónia começou a verificar os abrigos anti bomba do país...
Primeiro ministro polaco diz que para já estão só a verificar se estão funcionais e se precisam de alguma alteração/melhoria...

• Like
Reações: Edgar Siska

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
O putler andava há meses a tentar convencer o lukashenko a entrar na guerra mas este, compreensívelmente, foi engonhando. Agora dá a sensação q se irritou e la acabou por forçar a mão ao outro.

Pode assim entrar na guerra un país com menos população que portugal mas uma fronteira imensamente maior. Um país com muita contestação interna e poucos recursos. É um bom barril de polvora para o ocidente. É encharcar de sanções e ver aquilo arder pelo lado de dentro.

R

Rm95

Guest
O putler andava há meses a tentar convencer o lukashenko a entrar na guerra mas este, compreensívelmente, foi engonhando. Agora dá a sensação q se irritou e la acabou por forçar a mão ao outro.

Pode assim entrar na guerra un país com menos população que portugal mas uma fronteira imensamente maior. Um país com muita contestação interna e poucos recursos. É um bom barril de polvora para o ocidente. É encharcar de sanções e ver aquilo arder pelo lado de dentro.
Mesmo dessa forma acho que a NATO nao vai entrar na guerra, a nao ser que lançem bombas nucleares, mesmo que sejam táticas.
Secalhar o melhor que a NATO pode fazer é fornecer o maximo de armamento possível, tudo aquilo que eles necessitam, e continuar a arranjar o número maximo de mercenários para lutar pela Ucrânia, ja que os seus soldados nao vao entrar na guerra.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
mo

Só espero que o fogo fique estancado lá e não venham labaredas. Para cá. É que a Europa não é propriamente um continente grande. Da Bielorrússia á Alemanha são menos de 1000 KMS.
Está coisa meio fanfarrona( não me refiro ao teu comentário) mas a narrativa da comunicação social. Para mim é assustadora. Porque ainda ninguém consegue explicar como os russos vão aceitar e sair da Ucrânia a bem. Independentemente de serem incompetentes, obsoletos etc. Quando disse no início deste conflito que estávamos a lidar com algo que nunca lidamos. E que o ocidente nunca teve um inimigo declarado como este mantenho. É que ninguém consegue explicar como está guerra vai acabar. Isto não é Jugoslávia, não o Iraque, não é a Líbia.
Nem percebo como o discurso fanfarrão de desafio total á Rússia ( do gênero vê lá se tens tomates) ajuda seja no que for.
Independentemente do que é certo ou errado quem é a pessoa mais boa ou má ou onde a verdade cabe.
Na minha opinião cada vida que se poupe em nome de bandeiras é uma vitória.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Mesmo dessa forma acho que a NATO nao vai entrar na guerra, a nao ser que lançem bombas nucleares, mesmo que sejam táticas.
Secalhar o melhor que a NATO pode fazer é fornecer o maximo de armamento possível, tudo aquilo que eles necessitam, e continuar a arranjar o número maximo de mercenários para lutar pela Ucrânia, ja que os seus soldados nao vao entrar na guerra.
A NATO entrar na guerra? Onde disse isso? Óbvio que não haverá entrada direta da NATO na guerra para já…

O apoio será nos moldes que têm vindo a ser usados e espero novo anuncio ainda esta semana.

Falo de sanções para a Bielorussia. A Bielorrusia vai sofrer muito com as sanções. É um país grande mas pequeno economicamente. Consegue ser mais pequeno que Portugal. E já agora até em população.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
mo

Só espero que o fogo fique estancado lá e não venham labaredas. Para cá. É que a Europa não é propriamente um continente grande. Da Bielorrússia á Alemanha são menos de 1000 KMS.
Está coisa meio fanfarrona( não me refiro ao teu comentário) mas a narrativa da comunicação social. Para mim é assustadora. Porque ainda ninguém consegue explicar como os russos vão aceitar e sair da Ucrânia a bem. Independentemente de serem incompetentes, obsoletos etc. Quando disse no início deste conflito que estávamos a lidar com algo que nunca lidamos. E que o ocidente nunca teve um inimigo declarado como este mantenho. É que ninguém consegue explicar como está guerra vai acabar. Isto não é Jugoslávia, não o Iraque, não é a Líbia.
Nem percebo como o discurso fanfarrão de desafio total á Rússia ( do gênero vê lá se tens tomates) ajuda seja no que for.
Independentemente do que é certo ou errado quem é a pessoa mais boa ou má ou onde a verdade cabe.
Na minha opinião cada vida que se poupe em nome de bandeiras é uma vitória.
Esta guerra terminará na diolomacia. Mesmo que até numa paz podre, não vejo alternativa. A Ucrania nunca conseguirá uma Crimeia por exemplo.

Tenho a certeza que o ocidente, por trás, também pressiona a Ucrania por isso e tendo em conta que é a NATO q lhes fornece as armas, têm poder para isso.

Agora, por outro lado, há um enfraquecimento brutal da Russia. Militar e economicamente. E isto é algo que em o ocidente vence e não recusa. Porque arruma um adversário perigoso e pode provocar certas transformações internas na Russia. Já esteve mais longe… a guarda pretoriana do putin foi ainda nestes dias colocada em alerta máximo em Moscovo.

Portanto, diplomacia sim. Há é que colocar a russia numa posição em que não tenha lucrado com esta invasão.